Batata Rosti ao forno de Bacalhau

Please log in or register to like posts.
News
Batata Rosti ao forno de Bacalhau

Batata Rosti ao forno de Bacalhau é  divina e muito prática  de fazer. Depois de pronta parece que você ficou horas na cozinha preparando e só leva 15 minutinhos.

Montada sobre uma base de Batata Rösti com bacalhau refogado no  alho, cebola julienne, pimenta dedo de moça e alho poro. Finalizado com cream cheese, azeitonas pretas e pimenta biquinho.

Uma loucura, daqui ao céu! E linda! A batata entre ralada e crua, vai ser cozida absorvendo o suco do bacalhau e dos temperos. Fica extremamente saborosa! E como é ralada, fica pronta rapidinha!

Page 12A pimenta biquinho  não é ardida, nem apimentada, entra para dar um realce de sabor e cor. Mas se você não curte, dá para substituir por tomatinhos sweet.

O bacalhau em lascas é muito mais em conta, vem na bandejinha, na medida certa de uso!    E  bacalhau é só uma sugestão, com a mesma base de batata rosti, você pode montar como  desejar, ou com o  que sua mãe mais gostar.

rosti-de-forno

Fica uma ótimo com atum em lata, lascas de salmão,  ou de frango, ou carne moída. Para rosti vegetariana, milho com catupiry, cogumelos na manteiga ou ainda espinafre refogado com ricota.

Page 22INGREDIENTES BATATA ROSTI AO FORNO de BACALHAU:

  • 250g de bacalhau já dessalgado
  • 1 batata grande ralada
  • 100g de cream cheese
  • 7-8 pimentas biquinho ou 7-8 tomatinhos sweet
  • 1 colher de sobremesa rasa de páprica doce
  • 4-5 azeitonas pretas
  • 1/4 de pimenta dedo de moça, picada sem a semente – opcional
  • 1/3 de xícara de alho poro
  • 1 cebola cortada julienne
  • 3 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1/3 de cebolinha picada

COMO FAZER:

Na noite anterior, dessalgue o bacalhau. Lave-o bem em água corrente para tirar o excesso de sal e coloque-o em uma tigela, coberta  com água gelada. Deixe-o na geladeira até o dia seguinte, por 12 horas.   Troque a água 2 x.

Você pode dessalgar o bacalhau ao compra-lo e mantê-lo congelado já dessalgado, assim ele estará  pronto para o uso,  à disposição sempre que você queira prepara-lo.

Page 1

PRÉ PREPARO: Corte 1 cebola julienne, pique 1/4 de pimenta dedo de moça sem as sementes. Separe o alho poro, veja aqui como manter e  sempre ter  ervas frescas a disposição. Descasque os dentes de  alho.  Reserve

Page 3Receita Prática  de uma panela só, sem louça na cozinha, sem bagunça.

Para isso vale a pena ter, panelas como esta do Dona Chefa, que vão do fogão, ao forno e direto à mesa. Elas tem ótimo custo benefício. Bom presente para o dia das mães! Você faz a receita e a panela entra como  parte do presente! Garanto que ela vai amar! Esta ganhamos,  da Panela & Cia  vem com tampa de vidro e eu estou apaixonada,  tanto pela praticidade quanto  pela qualidade do  teflon, super anti aderente. Para quem gostou da sugestão, venda on line, aqui. 

Page 4COMO FAZER BATATA ROSTI AO FORNO de BACALHAU:

Em fogo médio, coloque 1 colher de sopa de azeite, 2-3 dentes de alho amassados e 1/4 de pimenta dedo de moça, sem as sementes e bem picadinha. Doure por 1-2 minutos e então junte a cebola cortada em tiras, corte julienne.

Page 5Doure a cebola por 1-2 minutos até que ela fique translúcida, coloque 1/3 de xícara de alho poro, deixe até ele murchar, por 1-2 minutos. Então coloque os filés bacalhau já dessalgados. Ou outro recheio de sua preferência.

Page 6Junte 1 colher de sobremesa rasa de páprica doce, misture e tampe a panela, deixe refogar por 10 minutos para o bacalhau, absorver o sabor dos temperos.

Page 7Enquanto isso, rale 1 batata grande com casca e tudo –  se preferir retire a casca – no ralo grosso. Pingue uma gotinhas de limão sobre a batata ralada, que é para ela não escurecer. Reserve.

Page 9E, nosso prato para o dia das mães,  já está praticamente pronto, só falta montar e levar ao forno. É bem pá pum mesmo de fazer.

Transfira o bacalhau refogado, para um prato. Reserve.

Page 8MONTAGEM BATATA ROSTI AO FORNO de BACALHAU:

Na mesma panela, não há necessidade de lavar, pelo contrario, o sumo do bacalhau, no fundinho da panela,  já vai dando sabor a batata.

Coloque a batata ralada, na panela. Distribua.

Page 10Amasse, alisando e uniformizando a superfície, sobre ela, coloque o bacalhau refogado e reservado. A batata deve ficar com 1 cm de altura mais ou menos.

Page 11Finalize com 100g de cream cheese distribuído,  4-5 azeitonas pretas, 7-8 pimentas biquinho,  1/3 de cebolinha fresca e  6 colheres de sopa de água.

Regue com fio de azeite. Tampe e leve ao forno pré aquecido a 200 graus. Deixe cozinhar por 30-40 minutos dependendo do forno, ou até a batata cozinhar, ficar macia.

Page 14Sirva a seguir.

Page 21Batata Rösti ao forno com Bacalhau para montar e encantar o dia das mães da sua mamãe!

Page 27dos Deuses …

Page 37Obrigada pela companhia,  Rosi Seligra

PARCERIA:

 

  • Tempo de Preparo: 15 minutos
  • Tempo de Cozimento: 15 minutos para o refogado de bacalhau e 30 minutos de forno
  • Rendimento: 2 porções

 

 

2 comments on “Batata Rosti ao forno de Bacalhau

  1. Apaixonado por essas receitas. Para quem mora só e quer fazer algo delicioso para diferenciar. Aqui é o lugar. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *