Receita Omelete de batatas, é delicioso!

Please log in or register to like posts.
News
omelete de batata

Omelete de batatas, vale a pena experimentar!

Omelete  de batatas é um prato simples de cozinhar, de fácil digestão e perfeito para uma refeição rápida. Batatas fritas em cubos crocantes  e bem macios por dentro, envoltos por um omelete temperado com sal,  pimenta do reino e um toque sutil de alho.

Receita  inspirada na  tortilha espanhola da minha abuelita. ‘Mi abuelito’ sempre dizia que ela é uma mulher especial,  fazia a multiplicação dos pães, alimentando com 1  ovo e 1 batata,  todos da família,  na escassez de alimento, durante a guerra, na ditadura de Franco.

O modo de preparo é o mesmo,  a  diferença fica por conta da altura, a tortilha  é mais espessa, o nosso foi montado mais baixo,  lembrando   mais a ‘frittata’ italiana, que por ser mais fininha,  leva menos tempo de fogo resultando num omelete  úmido e bem  macio.

Page 19

Então já sabe, quando quiser  variar o cardápio,  à moda espanhola, é só  reduzir o tamanho da frigideira e você terá uma  ‘tortilha de batatas’. Se preferir à moda italiana, mais baixa, como a ‘frittata’ basta aumentar o diâmetro da panela.

Segundo Michel Roux em seu livro OVOS,  A melhor definição do omelete, vem de Mlle. Cécile de Rothschild: “bem redondo, com um traço de cor, delicado ao toque, flexível e macio como um ‘bubum de bebê'”.

Omelete de batatas, é delicioso!INGREDIENTES: 

  • 2 batatas grandes ou 3 pequenas
  • 2 ovos grandes ou 3 pequenos
  • 3 dentes de alho
  • sal e pimenta do reino preta moída a gosto
  • 1 xícara de azeite ou óleo
  • 1 frigideira de 22cm

Pré preparo para fazer o Omelete de Batatas: 

É é bem rapidinho, consite em colocar o óleo para aquecer em fogo médio, enquanto o óleo esquenta descascamos as batatas

  1. Em fogo médio, em uma frigideira de 22 cm, coloque 1 xícara de óleo para aquecer. Os espanhois costumam usar azeite no lugar do óleo, sinta-se a vontade para substituir.
  2. enquanto isso … enquanto a gordura esquenta:
  3. Descasque as batatas Corte-as em cubos de 1-2 cm aproximadamente e reserve.
  4. Page 4Com o cabo da faca amasse os 3 dentes de alhos e reservePage 5

COMO FAZER OMELETE DE BATATAS:

  1. No óleo já aquecido, coloque os 3 dentes de alho e as batatas cortadas em cubos.
  2. Dica: O óleo não pode estar nem quente, nem  frio. Se estiver muito quente ele queimará a batata escurecendo-a antes de cozinha-la. Se estiver ainda morno, as batatas enxercarão no óleo.
  3. Para ‘testar’a temperatura, coloque primeiro os dentes de alho, se , começarem a fritar, adicione as batatas, antes que o óleo começe a ‘soltar  fumaça’, sinal de que está muito quente, .
  4. Page 6Deixe fritar até que elas comecem a dourar.
  5. O ponto ideal é quando a batata fica crocante por fora, ‘sequinha’ e macia por dentro.
  6. Page 7Enquanto as batatas fritam,  abra os ovos e bata ligeiramente com um garfo ou fouet
  7. Page 8tempere com sal e pimenta do reino
  8. Page 9Quando as batatas estiverem no ponto, retire o óleo separando-o das batatas. Eu costumo apoiar uma escumadeira ‘segurando as batatas’ e retiro o óleo, separando-o em um bowl.
  9. Não esqueça depois de resfriado, armazenar o óleo usado em  garrafa pet e leva-lo a um posto de coleta, próximo a sua casa.
  10. COMO MONTAR OMELETE DE BATATAS:

  11. As batatas ficam na frigideira mas sem  óleo e nessa mesma frigideira faremos o omelete.
  12. Aproveite para retirar os 3 dentes de alho, dispensando-os. Quem gosta de alho,  pode mante-los, fritinhos ficam deliciosos. Tempere as batatinhas  com sal a gosto e junte os ovos batidos
  13. Page 12Tampe e deixe em fogo baixo até que o ovo comece a coagular. Com ajuda de uma colher, abra espaço nas laterais do omelete já coagulado, a fim de que a  parte ainda líquida escorra pelas laterais e vá para o fundo da panela.
  14. Após 4 minutos ou menos, com ajuda de um prato vire o omelete.Page 13
  15. Devolva-o a frigideira para cozinhar por mais 2 minutos a fim de que os dois lados estejam igualmente cozidos e o meio do omelete ainda  úmido,  então desligue o fogo.
  16. Dependendo do gosto o omelete pode ser bem cozido, úmido, ou quase líquido no centro – baveuse.
  17. Seu colorido deve ser um dourado, mas alguns o preferem mais escuros, outros ainda bem pálidos.
  18. A dica é não deixar cozinha-lo demais. Ele deverá ser servido úmido no centro, ao ponto. Assim,  mantemos a umidade interna e evitamos que  fique seco.
  19. Page 14Aí é só servir.  O omelete de batatas, vai muito bem se servido quente, morno ou até em temperatura ambiente, mas  nunca gelado.

Omelete de batatas à moda espanhola bem  pá pum de fazer

Experimenta!

Obrigada pela visita, até a próxima receita, um beijo grande Rosi Seligra.

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de Cozimento: 10 minutos
  • Rendimento: só pra mim

O óleo comestível jogado na pia, além de poluir os rios:

  • Prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água, entope canos, pode romper redes de coleta e encarece o processo de tratamento;
  • Quando chega a rios e oceanos, cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e bloqueia a oxigenação da água, o que compromete o equilíbrio ambiental.
  • Exige uso de produtos químicos altamente tóxicos para limpeza de encanamentos contaminados;
  • Impermeabiliza solos, dificulta o escoamento da água das chuvas, contamina o lençol freático e, em decomposição, emite grande quantidade de gases tóxicos na atmosfera.
  • A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) lançou o site

Óleo Sustentável, que traz um mapa com 1.100 pontos de coleta de óleo de cozinha usado espalhados por todo o Brasil.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *