Pavetone belga, pavê de panetone com brigadeiros

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Pavetone belga intercala  camadas de chocotone (ou pavetone)  com creme belga e creme belga de chocolate,  com decoração de brigadeiros.  Além de delicioso  ele é rápido de fazer, porque a gente monta com o panetone pronto.   O passo a passo está repleto de dica para não ter erro na hora ‘h’ de fazer o seu. Já salva a receita porque só tem ingrediente gostoso então não tem como ficar ruim,  não é mesmo?

pavetone

INGREDIENTES: 

creme belga: 

  • 1 lata de leite condensado, 395ml
  • 1colher de sopa de maisena (bem cheia, colher de mãe) 
  • 1 copo de  leite integral, 200ml
  • 3 gemas, congele as claras.
  • 1 caixinha de creme de leite – 200ml
  • ½ fava de baunilha ou 1 colher de sobremesa de extrato ou essência  de baunilha.

BAUNILHA: Você tanto pode usar  a  fava da baunilha, quanto  o extrato ou ainda a essência de baunilha para fazer o creme belga. Porém eles  entram na receita em tempos diferentes. Tanto a fava de baunilha quanto o extrato  entram no inicio da receita e cozinham junto com o creme. Já a essência deve entra no final do preparo e com o fogo desligado para não evaporar durante o cozimento.

creme belga de chocolate: 

  • 1 lata de leite condensado, 395ml
  • 1colher de sopa de maisena (bem cheia, colher de mãe) 
  • 1 copo de  leite integral, 200ml
  • 150g de chocolate meio amargo e em barra
  • 2 colheres de sopa de chocolate 100% cacau
  • 1 caixinha de creme de leite – 200ml

massa:

  • 1 panetone ou chocotone de 500g
  • quanto baste de leite até umedecer o panetone/chocotone se necessário for. +ou- ½ xícara de leite integral

brigadeiro para decorar: 

  • 1 lata de leite condensado, 395ml
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó (chocolate da sua preferênica)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 pitada de sal

pavetone

COMO FAZER O  PAVETONE BELGA:

Em primeiro lugar faça os cremes belgas, tanto o de baunilha, quanto o de chocolate.

CREME BELGA: Então  em uma panela coloque, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite (com soro) e 1/2 baunilha as bolinhas de 1/2  fava de baunilha mais a 1/2  fava junto. Agora em um copo dissolva  200ml de leite integral com   1 colher de sopa (bem cheia, colher de mãe) de amido de milho e misture até dissolver bem o amido de milho.  Então junte o leite dissolvido com o amido  na panela, misture e ascenda o fogo médio e siga mexendo, sem parar de mexer (senão empelota e  gruda no fundo da panela).  Assim que levantar fervura abaixe o fogo. Depois que o creme engrossar deixe   por mais 1 minuto para  garantir que o amido de milho cozinhe, tomando cuidado sempre para não grudar no fundo da panela. Se estiver usando a essência de baunilha coloque uma colher com o fogo desligado senão isso porque se cozinhar ela  evapora e reserve.

Depois cubra com plástico filme (para não formar película)  e reserve,   veja AQUI como fazer.

pavetone

CREME BELGA DE CHOCOLATE: Então  em uma panela coloque, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite (com soro) e  2 colheres de sopa de chocolate em pó (usei 100% cacau).

Agora em um copo coloque 200ml de leite integral,  1 colher de sopa (bem cheia, colher de mãe) de amido de milho e misture até dissolver bem o amido de milho.  Então junte o leite dissolvido com o amido  na panela, misture e ascenda o fogo médio e siga mexendo, sem parar de mexer (senão empelota e  gruda no fundo da panela) e assim que levantar fervura abaixe o fogo. Depois que o creme engrossar deixe   por mais 1 minuto para  garantir que o amido de milho cozinhe, tomando cuidado sempre para não grudar no fundo da panela, reserve e veja AQUI como fazer creme belga.

Então fatie um chocotone ou um panetone de 500g e reserve.

DECORAÇÃO:  A decoração de brigadeiro é somente  uma sugestão, você pode finalizar com raspas de chocolate, chocolate granulado, chantilly, frutas natalinas como cereja damasco ou physalis, é bem  ao gosto do freguês.

Se optar por brigadeiros então  faça uma  receita de brigadeiro, a sua receita  preferida. Depois  enrole em formato de  bolinhas e passe-as  no granulado e reserve.  Eu fiz brigadeiro com toddy que é meu preferido e sem manteiga porque eu acho que já tem gordura demais, mas você decide qual fazer e minha mãe, a Rosi, por exemplo quando faz pavetone não abre mão de montar com o brigadeiro gourmet que leva chocolate em barra sabe?

pavetone

MONTAGEM:  Por fim  espalhe uma camada de creme belga de chocolate no fundo da forma e coloque sobre uma camada de panetone.  Caso o  o seu chocotone/panetone estiver seco umedeça-o com leite. Nesse dia o meu chocotone estava tão úmido, tão molhadinho sabe? Então  não vi necessidade de umedecer com leite . Depois coloque uma camada de creme belga branco e siga assim alternando as camadas até terminar todo o panetone e os cremes. Finalize com a ultima camada de creme.

Por ultimo decore com os brigadeiro e leve para gelar por 4 horas, melhor no dia seguinte.

Se você gostou deste pavetone,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram em tempo real.   Então vem com a gente AQUI, vem ficar  pertinho.

pavetone

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas de pavê,  AQUI, um mais gostoso que a outro!

 

obrigada e até a próxima receita, Natalia Posses

 

 

Deixe uma resposta