Pudim Sobremesa

Pudim de Caramelo com flor de Sal!

0
Please log in or register to like posts.

Pudim de Caramelo tem gosto de toffee!

Pudim de Caramelo, com têxtura aveludada, montado com o brigadeiro de caramelo, para encantar o nosso paladar.  Tem gosto de bala toffee, só que não é bala, é pudim, super cremoso, sem furinhos  e  incrivelmente delicioso.

O contraste do doce do caramelo com o salgadinho da flor de sal dá um toque de sabor que só provando para entender!

Na minha cozinha, durante muito tempo,   a receita de pudim foi sempre a mesma. 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite 4 ovos e  cozido  na panela de vapor, especial para pudim,  na boca do fogão.

Até o belo dia em que resolvi mudar e testar novas combinações para a sobremesa mais amada do país, o  pudim.  Surgiu assim o primogênito da série,  Pudim de Doce de Leite, que fez o maior sucesso de views aqui no Monta, foi parar na revista depois foi para TV e na mesa de muitos vocês, graças a Deus! 😉

Desde então, não perco a chance de variar e inovar o pudim e assim também surgiu o Pudim de Brigadeiro e agora o que promete ser mais novo campeão de audiência, o Pudim de Caramelo. wow … pudim de caramelo? siimmmm,  dá para imaginar uma combinação mais DIVA!? 😉

 

Pudim de Caramelo com flor de Sal   Espia só que sonho, e me diz  se você vai ou não vai ter que correr para cozinha para experimentar o seu! 😉

Page 37

Pudim de Caramelo

Feito praticamente da mesma maneira que o PUDIM DE DOCE DE LEITE a única diferença é que  substituímos o doce de leite pelo  BRIGADEIRO DE CARAMELO, até o ponto de doce de enrolar, então juntamos os ovos e  o leite. Aí é só despejar a mistura numa forma com furo no meio, caramelizada e  levar ao forno em banho-maria.

Page 28O banho-maria é condição indispensável para o sucesso do pudim. Esse procedimento simples distribui melhor o calor e de forma constante, fazendo com que ele cozinhe por igual e ganhe textura homogênea ao mesmo tempo impedindo que a superfície do pudim fique rachada ou adquira uma crosta.

Page 44

INGREDIENTES PUDIM DE CARAMELO:

  • 1 e 1/2  xícara de chá   ou 240g de açúcar
  • 1 pitada de flor de sal, cerca de 1 colher rasa de café – ou sal refinado comum
  • 3 colheres de sopa ou 50g de manteiga
  • 2 latas  ou 790g de leite condensado
  • 1 colher de sopa de glucose de milho (opcional)
  • 3 ovos
  • 1 medida de lata, 395ml de leite integral

CALDA ÚMIDA:

  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de água

Page 1

COMO FAZER PUDIM DE CARAMELO:

Comece fazendo  uma receita de Brigadeiro de Caramelo, aqui

Fogo médio, em uma panela, leve 1 xícara e meia  de açúcar. Coloque as 50g de manteiga e misture

Page 2Até incorporar toda a manteiga com o açúcar

Page 3Mexa as vezes, o açúcar queima com muita facilidade bobiou queimou, e se queimar, você vai ter que recomeçar e jogar tudo  fora, não dá para aproveitar queimado  amarga o brigadeiro.

Page 4

Se necessário for, abaixe para o mínimo, demora um pouco mais, mas vale a pena não correr  o risco.

Continue mexendo, após +ou – 2-3 minutos você vai perceber que o açúcar começa a mudar de cor, começa a caramelizar.

Page 5Muita calma nessa hora e não desgrude a barriga do fogão, nem tire os olhos da panela, continue mexendo, falta só mais um pouquinho.

Quando atingir a cor caramelo, está no ponto. Retire do fogo e cuidado, se passar do ponto fica escurece e amarga. Atingiu o ponto do caramelo está pronto, para receber o leite condensado.

Coloque 1 lata de leite condensado, misture

Page 6Acrescente a segunda lata de leite condensado

Page 7

Siga mexendo e  coloque uma pitadinha de flor de sal, ou  sal refinado comum que entra para dar um realce no sabor.

Coloque 1 colher de sopa de glucose de milho, se você não tiver em casa, não se preocupe, a glucose é opcional ela contribui  apenas para aumentar o  ‘brilho’.

Mexa até o ‘ponto de enrolar’ de brigadeiro, mais ou menos por 10-12min ou até quando a massa começa a ‘desgrudar do fundo da panela. Leve à geladeira para resfriar, enquanto isso, prepare a calda de caramelo.

Page 9

CALDA Do PUDIM DE  CARAMELO

Em uma forma de alumínio com buraco no meio,  18 de diâmetro, coloque 1 xícara de açúcar, 1/2 xícara de água

Page 3

Deixe  cozinhar, sem mexer para não açúcarar, até que vire um caramelo – 12-15 min.,  método úmido, aqui. 

Page 4

COMO FAZER PUDIM DE CARAMELO:

Enquanto isso … No copo do liquidificador, coloque 395ml ou 1 medida da lata de leite condensado de  leite integral e os 3 ovos inteiros

Prefira ovos frescos e antes de acrescentá-los à massa, bata o ovo contra a bancada, coloque primeiro numa tigelinha antes de leva-lo ao liquidificador, repita o procedimento com todos os ovos um a um, assim, caso um ovo  esteja estragado, você não perde todos os ovos.

Page 10

DICA: Se preferir mais suave, menos doce, ao invés de 1 medida de lata, coloque 2 medidas de lata de leite.  Ele vai ficar com uma textura mais leve e um sabor mais delicado.

Junte o brigadeiro de caramelo.

Page 11

Bata ligeiramente, 30seg, máximo por 1 minuto somente até misturar os  ingredientes, até que fique uma massa cremosa e homogênea.

O segredo para que o pudim não fique com muitos furos é não bater muito. Apenas misture os ingredientes  e está pronto.

Quando a massa do pudim é muito batida ela fica aerada demais. Na hora de assar, esses buracos de ar enchem-se de vapor de água e o pudim fica aguado. Agora, se você  quer um pudim mais suave, com os furinhos, faça ao contrário e bata mais tempo para aerar bem a massa.  ;)

Com auxílio de uma peneira de malha fina, coe a mistura do pudim dentro da forma já caramelada.  Esse passo ajuda a diminuir ainda mais a aeração e também filtra pequenas partículas da gema, diminuindo o gosto de ‘ovo’.

PUDIM DE CARAMELO

Page 12

Preencha a forma untada com a calda de caramelo com a mistura do pudim. Ascenda o forno a   a 190º  Coloque uma forma maior que a forma do pudim, de modo que ele caiba dentro, cozinhe em banho maria, destampado  até que fique consistente, e a superfície douradinha, cerca de 1h30 minutos.

O forno deve estar frio e não pré aquecido, porque? Se colocamos o pudim em banho maria com o forno pré aquecido, o ovo coagula rapidamente, ‘prendendo’ as bolinhas de ar dentro da massa do pudim. Com o forno frio, o pudim repousa por  uns 10 minutos, até o ovo começar a coagular dando mais um tempinho para as ‘bolhas de ar’ conseguirem escapar de dentro da massa, deixando-o mais cremoso. Lembrando que, se você é fã das bolinhas, só ignorar as dicas e bora lá fazer um pudim de caramelo aerado. Ao gosto do freguês.

Page 13

PUDIM DE CARAMELO

Outra dica é não tampar com papel alumínio.

Ao tampar, seguramos a umidade dentro do pudim, o que vai deixa-lo  mais aguado. O mesmo vale para as panelas convencionais de pudim, em banho maria, elas umedecem a massa.

Agora se você é fã de um pudim,  mais leve, mais úmido e aguadinho, só fazer ao contrário do indicado e  bora tampar.

Retire do forno, espere esfriar, desenforme e   leve a geladeira até gelar.

Quer uma opção mais light de sobremesa?   Substitua o leite e o leite condensados por  light.

Page 23Ou para quem tem intolerância a lactose, substitua por leite condensado de soja.

Page 27hummm … meu Deus!

Page 42Monta Encanta, varia aí na sua casa também!

E conta para gente se aprovou ou não!

Page 21Obrigada pela companhia, até a próxima receita, Rosi Seligra

  • Tempo para o brigadeiro de caramelo: 20 minutos
  • Tempo de Preparo: 15 minutos
  • Tempo da Calda, método úmido: 12-15 min
  • Tempo de Forno: entre 1h até 1h30 minutos
  • Rendimento: 10 porções

Conhece o canal no YOU TUBE?  Inscreva-se AQUI ou clique na foto!

Page 8

Coxurros, coxinha de churros
Bolo Mousse de chocolate branco e preto