Berinjela empanada

Berinjela empanada

Berinjela empanada  e frita. Não há como resistir à casquinha crocante que envolve a berinjela macia por dentro. Gostosa como só ela!

Bora aproveitar a melhor época do ano para berinjela,que é agora abril e preparar esta delicia.  Empanada no fubá ganha  casquinha crocante  e garante  maciez por dentro. E é bem fácil de fazer só  precisam ser bem feitas, para ficarem sequinhas. A seguir, dicas de como empanar, qual farinha usar, quantidade e temperatura do olho, fazem a diferença no preparo.

INGREDIENTES:

  • 1 berinjela grande ou 2 pequenas cortadas em fatias
  • 1 ovo batido
  • ½  xícara de leite
  • 1 xícara de  chá de farinha de fubá
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado ou azeite
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 300 ml de óleo para fritar

COMO FAZER:

  1. Corte uma berinjela grande ou 2 pequenas com casca em rodelas de 0,5cm de largura. Tempera-as com sal, pimenta do reino e óleo de gergelim ou azeite a gosto. Reserve.
  2. Em um bowl pequeno, bata 1 ovo com ½  xícara de leite, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
  3. Em outro bowl coloque 1 xícara de chá de farinha de fubá. Reserve.
  4. Em uma frigideira, fogo médio,  coloque 300ml de óleo para fritar. Enquanto o óleo aquece empane as berinjelas.
  5. EMPANAR: Passe  a berinjela temperada, primeiro na farinha de fubá, depois no ovo batido com leite e por último no fubá novamente. Faça isso com todas as rodelas de berinjela. Reserve.
  6. DICA: Use uma mão para cada tipo de ingredientes: uma para a farinha de fubá  e outra para o ovo batido.  A mão da farinha, só manipula  a farinha e outra só o ovo. Assim, evitamos aquela bagunça nos dedos e ovo e farinha tudo misturado.
  7. FRITAR: Frite no óleo quente, mas não muito quente, médio alto. Com o óleo em temperatura média/alta, antes de começar a sair fumaça. Frite 5 minutos de um lado, com ajuda de uma pinça vire do outro lado e deixe fritar por mais 5 minutos. Total 8 a 10 min  máximo, dependendo da  potência da chama do fogão.
  8. Com a pinça, retire-as e leve-as, imediatamente após fritas, numa peneira para escorrer o óleo.  Esta técnica garante berinjelas  enxutas e secas, muito mais que no tradicional papel. 😉
  9. DICAS DE FRITURA: O óleo não pode estar muito quente, senão a berinjela  queima por fora. Nem muito frio também senão o ela encharca no óleo Não coloque muitas rodelas de uma só vez na panela para fritar.  Apenas 4 ou 5 por vez. É necessário deixar um espaço entre elas, para que o oxigênio circule  durante a fritura e elas não rachem.  Aqueça o óleo em fogo alto e durante o cozimento a chama do fogo deve ser média.
  10. Elas também podem ser assadas ao forno. Neste caso coloque-as em uma assadeira, uma ao lado da outra com espaço entre elas, para que o ar circule dentro do forno e elas assem ao invés de cozinhar. Assim elas ficam crocantes e sequinhas. Em forno pré aquecido a 200°C asse por 15 minutos de um lado, vire-as e deixe mais 10 minutos do outro lado, ou até  ficarem douradas. Ou frite-as na AirFryer 15 a 20min a 200°C

Sirva a seguir e Bom Apetite!

Obrigada pela companhia, até a próxima Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 20min
  • Tempo de Fritura: 10minutos
  • Rendimento:  2 porções

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*