Cebola Caramelizada, como fazer? - Monta Encanta

Cebola Caramelizada, como fazer?

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video

Cebola Caramelizada sem erro!

Cebola Caramelizada tem um sabor irresistível e dá um a mais  por onde entra. Simples de fazer, dá pouco trabalho mas leva tempo. Caramelização é um processo onde os açúcares da cebola são liberados com o calor e se transformam em caramelo, é fácil mas pede paciência!  É preciso fogo baixo/médio  para caramelizar aos poucos, assim ela perde toda a acidez. E vale a pena!  Um acompanhamento delicioso e bem em conta, perfeito para montar o hamburger igual das hamburguerias famosas.

A seguir passo a passo bem completo para não ter erro na hora de caramelizar a sua cebola!

INGREDIENTES:

  • 2 cebolas  cortada em rodelas finas
  • 1 colher de sopa de manteiga, para veggie use azeite ou óleo de coco
  • 2 colheres de sopa de molho shoyo
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo

COMO FAZER CEBOLA CARAMELIZADA:

  1. CEBOLA: Com ajuda de uma faca corte as cebola em rodelas finas/médias.
  2. FRIGIDEIRA:Em uma frigideira larga de fundo grosso e  fogo médio coloque 1 colher de sopa de manteiga, assim que a manteiga começar a querer derreter, junte as cebola fatias e 1 colher de sopa de açúcar mascavo. Misture tudo. Abaixe o fogo.
  3. TEMPO: E siga mexendo de tempo e tempo, de 5 em 5 minutos, mais ou menos,  para evitar  grudar no fundo, por cerca de 15 minutos, até ela murchar e  começar a escurecer.
  4. Então, junte  2 colheres de sopa de molho shoyo e mexa de 3 em 3 minutos para não queimar por mais 15 minutos. Tempo total 30minutos.

DICA:

  • Use uma frigideira larga e de fundo grosso isso  ajuda a cebola a caramelizar por igual sem formar água.
  • Corte as cebolas em fatias finas, mas não muito finas.  Fina/média veja o vídeo  e uniformes para evitar que  caramelizem por igual e queimem fácil.
  • É importante  não esquecer de mexê-las de tempo em tempo para não queimar.
  • Cebola caramelizada demora mesmo, então aproveite o tempo para grelhar os hamburgueres e montar um delicioso sanduíche com cebolas caramelizadas.  Veja aqui como fazer  hamburguer!

Bom Apetite

Aperta o PLAY e faça hamburguer caseiro, suculento  melhor que das hamburgueria famosas!
Experimenta!Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 10min
  • Tempo de Frigideira: 30min

Boas Compras Monta Encanta

 

8 comments on “Cebola Caramelizada, como fazer?

  1. Olá. Depois de pronta ela tem duração de quanto tempo na geladeira?

  2. Já fiz cebola caramelizada parecida com a sua, Rosi. Ao invés de colocar o shoyo eu usei um pouquinho de canela em pó ficou muito bom. Lembrando que, tem que usar pouco mesmo por que a canela é forte.

  3. Adorei, ficou incrível o sabor.
    Foi uma receita adaptada, porém açúcar mascavo é menos nocivo a saúde, quisesse nós se todas as receitas houvesse o menos de química possível como essa!

  4. Rosi, caramelizacao correta da cebola não leva nada mais do que azeite e a cebola. As pessoas criaram essa ideia de que caramelizacao leva mais açúcar do que do próprio alimento. Usamos o açúcar da cebola mesmo para fazer a caramelizacao entretanto eh um processo lento e requer paciência.

    • Verdade Fernando, nao leva açúcar. é que no dia a dia da vida corrida da gente, nem sempre dá tempo. A idéia aqui é compartilhar uma maneira de fazer, que dá certo e o resultado fica bem gostoso de uma forma mais rapidinha! Experimenta, é de surpreender, assim com um pouco de açúcar! Depois conta para gente e um beijao p vc

  5. adorei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *