Como fazer Hambúrguer igual das hamburguerias - Monta Encanta

Como fazer Hambúrguer igual das hamburguerias

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video

h2>Hambúrguer Caseiro

Sabia que dá para preparar em casa aquele hambúrguer, alto, grande e suculento das hamburguerias famosas da cidade?

Coma apenas 3 dicas, você vai conseguir  reunir os amigos e comemorar  com o melhor hamburguer da sua vida!

É sério! Vem comigo espiar …

INGREDIENTES HAMBÚRGUER:

  • 600g de carne moída a sua escolha (blend 50% costela bovina e 50% de acém)
  • papel manteiga ou  plástico de congelamento
  • modelador, pode ser a tampa de um tapawer

Carne:  O  mais importante na escolha da carne, não é a peça escolhida, se ela é acém ou picanha, costela. Para preparar um bom hambúrguer, a carne deve ser: fresca e seu  teor de gordura, deve girar em torno dos 15% a 20%.

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta02

hambúrguer

Gordura:A gordura é fundamental, senão o hambúrguer fica  ‘seco’ e é ela, que vai dar ‘liga’. Ao contrário do que muita gente pensa, não leva ovo, nem qualquer outro ingrediente, apenas carne e gordura serão suficientes para dar o formato. Se a  gordura não estiver presente no corte, caso seja uma peça mais magra, você poderá acrescentá-la durante a moagem da carne.  O importante é manter a proporção certa,  é ela que vai dar suculência e maciez ao hambúrguer.

Sem ela,  ele ficará ‘seco’ e ‘duro’.  Não precisa ser carne cara, pode ser capa de filé ou acém,  o importante é não ter muito nervo, porque quando esquenta fica duro.  Deve ser uma carne o mais ‘limpa’ possível,  mas  sem exageros de  preocupação com os nervos, apenas peça ao seu açogueiro que  capriche na limpeza pois a moagem ‘romperá’ as fibras mais duras.

Moagem: Deverá ser moída apenas uma vez. Não duas! Antigamente os hambúrgueres eram feitos com carne bem picadinha em pedaços bem pequeninos, então moer apenas uma vez vai ficar mais próximo dos hambúrgueres tradicionais.  São boas opções: fraldinha, maminha, picanha, costela, linguiça frango e até peixe.

Alguns chefs indicam a fraldinha, uma carne muito saborosa, bem vermelha com bastante sangue e quantidade de gordura razoável para equilibrar o sabor no cozimento, já outros preferem outros tipos de cortes como a maminha, a alcatra, a picanha ou acém, então mais uma vez: o que vale é a qualidade da carne, o frescor e a proporção de gordura.  Eu particularmente,  prefiro usar carnes mais saborosas como fraldinha, acém ou costela.

blend:Indicamos um blend de carnes: costela + acém moída juntas e igual proporção: 50% acém + 50% costela. O blend de costela com acém resulta num hamburguer saborosíssimo e suculento. Além de ter o percentual mínimo indicado de gordura, tem a junção de duas carnes saborosas. DELICIOSO

Vamos lá fazer Hambúrguer?


Você vai precisar:

  • modelador de hambúrguer, eles são feitos em alumínio e não custam caro. E se não quiser gastar agora, super tranquilo modelar com tampa de tapawer ou tampa de uma panela pequena. Mais a baixo, você verá como é fácil montar com tampa.
  • Papel manteiga e saco plástico

Tamanho: O tamanho do hambúrguer depende da preferência, mas ele interfere na textura, na suculência e, óbvio, na aparência do lanche. Um disco muito fino pode ficar duro e cozido além da conta, além de ficar com cara dos hambúrgueres de antigamente. Os especialistas indicam algo em torno de 160g a 300g, com altura de altura de 1,5cm e diâmetro de 10 centímetros. Em casa, o ideal é apostar em uma porção de 160g até 200g, já que nosso fogo não é tão potente quanto o das casas especializadas.

600g de carne moida a sua escolha dividida em 3 partes=  3 hamburgueres de 200g cada um, altura de 1,5cm.

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta06

como fazer hambúrguer

1.HAMBURGUER DE CARNE:   Temperos: Não leva cebola, nem salsinha, nem alho nem tampouco ovo. Sei que são ingredientes que costumamos somar à carne moída. Mas em hipótese alguma ao hambúrguer. Hambúrguer não leva nada, nem sal.  Isso mesmo, nem sal! Ele será adicionado somente no hora de chapear, veja no video. Se salgar  antes, além de escurecer ela  vai desidratar,  secar e endurecer.

Coloque as porções divididas, sobre o papel manteiga (ou saco plástico para congelamento)

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta07

Com o auxílio do modelador de forma ao hambúrguer, aperte, prensando bem

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta09

é fácil, fácil é pá pum e fica lindo assim

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta11

HAMBÚRGUER CASERIO

se você não tiver o modelador, use uma tampa com aproximadamente 10cm de diâmetro, vale tapawer ou  tampa de panela

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta12

Cubra com papel manteiga (ou saco plástico de congelar) e com a tesoura corte, separando os hamburguers

simples assim …  hambúrgueres prontinhos

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta13

Receita de hambúrguer

Agora é só congelar.  Coloque em sacos de congelamento, de 3 em 3 hamburgueres, aproveite a própria bandejinha de carne ou um tapawer grande e use como suporte base. Leve ao freezer.  Duram 3 meses congelados.

Sim é indicado congelar, mesmo que você vá utiliza-lo no mesmo dia.  Para utilizar no mesmo dia, não precisa deixar congelar por completo, apensa um ‘shot’, uma leve endurecida será suficiente.

Para utilizar depois, basta retirar um pouco antes do freezer, a fim de que ele descongele um pouco,  antes do preparo. Isso porque nosso fogão não é industrial e não podemos deixar que a ‘chapa’ esfrie com uma carne muito congelada.

Essa dica ‘shot de congelamento’ é  simples e ajuda a ‘dar a forma’ do hambúrguer, sem correr o risco de ‘quebrar’ ao chapear, mas esta e outras super dicas estão aqui descritas passo a passo,  são ferramentas simples que permitem grelhar e montar o mais suculento hambúrguer do mundo!

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta16

HAMBURGUER

No último fim de semana nos reunimos na casa da minha mãe.  Fomos todos  juntos para churrasqueira e fizemos uma deliciosa  hamburgada, foi uma festa.  Veja aqui como grelhar o hamburguer e  deixa-lo  bem suculento

No açougue peça para moer a carne de costela junto com a de acém. A mistura dessas duas carnes  deixa o hamburguer suculento e muito saboroso.  Em seguida peça  que moa a  linguiça calabresa fresca para o montar o de calabresa e também já peça  para moer 600g de filé de sobrecoxa desossado. A sobrecoxa é mais indicada por ter maior teor de gordura que o peito do frango por exemplo, deixando o hamburguer mais suculento.

2.HAMBURGUER DE FRANGO: O de frango, diferente o de carne e de calabresa deve ser temperado antes de congelado. Temperei 600g de carme de frango moída com  1 colher de sopa de óleo de gergelim, sal pimenta do reino a gosto, 1 colher de sopa de mostrada e cebolinha fresca. Moldei e congelei como o de carne.

3.HAMBURGUER DE CALABRESA: E muito simples também, é só pedir ao açogueiro para moer  1k de calabresa fresca. Depois de moída é só molda-la sem a necessidade de nenhum tempero, uma vez que a linguiça já é temperada! também da para montar com as linguiças temperadas de alho, pimenta e queijo. 😉

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta17

Lá la li la laaa rsss paaara tudo, não sei qual deles gostamos mais.

Monta Inventa e conta para gente  Ainda dá para inovar recheando o hamburguer com  queijo no centro e montando o famoso Juicy Lucy, com um blend de carne: acém moído + costela de boi + peito bovino moído. veja aqui como montar o seu com queijo.

Obrigada por vir, Beijo grande, RosiSeligra

 

Salvar

Salvar

57 comments on “Como fazer Hambúrguer igual das hamburguerias

  1. Olá! Fica bom na Airfryer?

    • Lucian, fica muito bom sim! Obrigada por participar e um beijão para você 😉

  2. Esse papel manteiga entre os hambúrgueres não gruda na carne durante o congelamento?

  3. Parabéns pelo conteúdo, me ajudou bastante com algumas dúvidas que eu tinha na hora de fazer meus Hamburguers.

  4. Olá Rosi! Sempre faço hambúrguer para minha família. Tenho marido e 2 meninos de 21 e 15 anos. Sempre fiz com acém e temperos . Fica bom, todos comem e repetem mas eu achava duro e seco. Experimentei a sua receita com acém e peito bovino. No açougue que eu fui a costela bovina estava em falta e me indicaram o peito. Ficou uma delícia! O hambúrguer fica muito suculento. Fiz uma maionese verde, montei com rúcula e tomate . Maridão amou! Muito obrigada pela dica!

    • Eh Reginaaaaa, feliz que experimento, que maridão amou e vc arrasou aí na sua casa! hummm hamburguer suculento, com maionese verde rúcula e tomate não tem para ninguém de tão bom! Um beijo grande e fica com a gente!

  5. Adorei este seu post Rosi, me ajudou muito já compartilhei!
    Bjs

    • Uhu Fernanda, feliz que aprovou e obrigada por comparilhar nosso trabalho! Um beijão para você

  6. Olá, amei as dicas, so me tira uma dúvida,
    Quando você mensiona hambúrguer de calabresa, vc disse “fresca” quer dizer que é a linguiça toscana é isso?
    Pergunto pois aqui quando pedimos linguiça calabresa, se trata da defumada.
    Obrigada

    • Sim Cleusinha isso mesmo a linguiça toscana fresca não a defumada! Depois conta para gente se aprovou! Um beijão para você e obrigada por participar aqui conosco!

  7. Parabéns pelo texto! Bem técnico e específico…. acredito que a intenção não seria mostrar temperos ou receitas e sim a formatação técnica de como preparar e armazenar a carne. Parabéns, Rosi. gostei bastante.

  8. Receita perfeita ! Hambúrguer de carne e só.
    O sal além de escurecer também desidrata a carne, devendo ser usado apenas quando o hambúrguer estiver grelhado ou frito !
    Parabéns !

  9. Adorei as explicações, fiz uma hamburgada com acém, fiquei com medo de usar costela, agora vou experimentar costela e a fraldinha. Boas dicas. Obrigada.
    Adoro seu blog.

    • Sonia, vc va delirar com a hamburgada de Costela também! depois conta p gente! um beijao

  10. Pode adicionar uma linguiça na mistura da carne também! É só tirar aquela capinha e misturar.

  11. Oi adorei seus modus operands, so na hora de por sal eu acrecentaria uma pitadadinha de pimenta do reino moida na hora. Parabens!

    • Obrigada Romesi por compartilhas sua dica e participar aqui conosco! Beijao p vc

  12. Adorei a receita. Me filho faz hamburgadas maravilhosas para seus amigos e a familia, e ele sempre mistura dois tipos de carne. Ficam mto bons! Adorei as suas dicas! É exatamente como ele faz, e fica maravilhoso! Nem dê bola para os chatonildos de plantão! Tem gente muito mal amada! Bjs, eu ADOREI! Parabéns pra vc!!

    • Que deliiicia, filho que faz hamburgada é tudo de bom! Garota de sorte vc hein!? Obrigada Oldi, pelo carinho 😉 e um beijão para você

  13. Um dica que vai substituir todas os cortes de carnes quando se fala em hambúrguer: granito no sul do Brasil, peito em outras regiões, um corte que apresenta percentual desejado de gordura e supera no sabor cortes como costela e a fraldinha.
    Entre tantos que experimentei, considero o granito ou peito o corte mais delicioso dos bovinos em receita de hambúrguer.

  14. Gostaria de saber se dá para fazer na churrasqueira.

    • Rogério, dá sim e nhamy nhamy já deu água na boca. Depois me conta. Obrigada por participar e um beijão para você 😉

  15. Adorei. Já fiz com tempero mas acho que deve ficar melhor sem tempero, deve ser o mesmo caso do churrasco, que fica bom apenas com o sal. Dicas excelentes. Obrigada.

  16. OLA, BOM DIA !!!!
    eu misturei a carne com a calabresa ficou perfeita
    muitoooooooooooooooooooooo bom
    abraço !!

  17. Está perfeito a sua dica! O principal é a carne e não batata palha, linguiça… um monte de coisa que tira o paladar da carne…. Perfeito!!! Parabéns!!!

    • Obrigada Luiz! e Obrigada por sua participação aqui conosco! Beijao p vc 😉

  18. Ótima dica.Seu site é lindo com receitas e dicas simples e funcionais.A fotografia é perfeita.Fiz algumas das receitas e dão sempre certo.Ter hamburguer congelado é meio caminho para fazer o lanche rápido.Parabéns!

  19. Povo não entende que em hambúrguer e carne assada não vai “tempero”, só sal! Só SAL!! rs. Parabéns pelas dicas!

    • Sim só SAL Vinicius! obrigada pela participação e pelo carinho. Um beijão p vc 😉

  20. Qual tempero devo colocar na hr?

      • Somente sal? Quer dizer, então, que todas as outras receitas estão erradas? Vejo muitas receitas indicando temperar a gosto com pimenta, tomilho e outros.

        • Olá João, não digo que todas as outras receitas estejam erradas, cada um tem um jeito na cozinha. Prefiro assim e compartilho aqui o meu modo de cozinhar. Gosto do hambúrguer, só com sal, e só depois de virar na chapa, isso pq o sal desidrata a carne, ela perde sucos e suculência, o tempero com tomilho, alecrim … mascaram o sabor dos ‘blends’. particularmente prefiro sentir o sabor da própria carne. Faz assim, um dia só vc experimenta assim, então se não aprovar, nunca mais repete na vida! Que tal? Vale a experiência. Muito obrigada por participar aqui conosco e um beijão p vc 😉

  21. Obrigado pelas dicas. Muito boas. Gostaria, se possível, uma indicação de qual a temperatura colocar na chapa. Seria sempre a mais alta possível?
    Abraços!

    • Olá Carlos, sim sempre a mais quente possível! Nós é que agradecemos sua visita Obrigada e bom apetite! 😉

  22. Gostei demais dessa receita, fiz na grelha ficou perfeito, prático e gostoso. Recomendo.

    • Ah que legal Val, obrigada pela visita por compartilhar sua experiência aqui e um beijão p vc 😉

  23. Adoro todas as receitas, muito bem explicadas e melhor ainda com fotos. Parabéns, simplesmente maravilhoso este site.

    • Obrigada Renata, pela visita, participação e carinho. Um beijao p vc 😉

  24. Oi boa noite! Amei esta receita mais na hora de fritar qual a melhor tipo de panela?

    • Olá Claudinha, eu uso uma grelha de alumínio ou de ferro tanto faz, gosto das listrinhas que ela deixa no hambúrguer, mas ta valendo uma frigideira também! Obrigada por participar aqui conosco e um beijao enorme para você

  25. Não gostei da receita.Ficaram mto tempo falando das partes ‘tecnicas’ de como fazer o hamburguer pra depois falar que não leva tempero algum?????????
    Carne sem tempero pra mim, não serve nenhuma.

      • Olá, o que a Márcia quis dizer é que se alongaram muito para finalizar sem dizer quais acompanhamentos ou uma ideia da montagem, camadas do hambúrguer.

    • Gente,
      É incrível, como tem gente que não produz NADA, e entra no blog dos outros para criticar! Vai, lá, faz uma receita bem legal e publica! Entrou, não gostou, sai calada. Pra que criticar?
      Sem mais,
      Thays

      • Olá Thays, rssss obrigada por sua participação aqui conosco! Esperamos vê-la sempre por aqui! Um beijão para você

    • Oi amiga quando vi a receita de hambúrguer verdadeiro pela primeira vez tbm estranhei mas receita de hambúrguer de verdade é assim mesmo sem tempero e o post ainda foi resumido em pq esses truques valem muito… se por tempero vira bolinho de carne que tbm é bom mas é outra receita….ela ensinou o hambúrguer de hamburguerias então parabéns pelo post.

    • Márcia eu faço este tipo de hamburguer, a dica é não usar nada mesmo vc esquenta bem uma uma boa frigideira ou uma chapa para hamburguer e deixa uns 2,5 a 3 minutos depois vira ele estará selado, ai vc tempera a seu gosto, com sal grosso e pimenta moido na hora ou um tempero de sua preferência, fica ótimo.. não fica sem gosto não, pode temperar bem só de um lado, mas se preferir depois de selar os 2 lados tempera os 2 lados. ok… Fátima Oliveira

      • Obrigada Maria, por copartilhar suas dicas conosco! Um beijao para você Rosi Seligra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *