Como fazer Hambúrguer igual das hamburguerias

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
 

Hambúrguer Caseiro

Sabia que dá para preparar em casa aquele hambúrguer, alto, grande e suculento das hamburguerias famosas da cidade?

Coma apenas 3 dicas, você vai conseguir  reunir os amigos e comemorar  com o melhor hamburguer da sua vida!

É sério! Vem comigo espiar …

INGREDIENTES HAMBÚRGUER:

  • 600g de carne moída a sua escolha (blend 50% costela bovina e 50% de acém)
  • papel manteiga ou  plástico de congelamento
  • modelador, pode ser a tampa de um tapawer

Carne:  O  mais importante na escolha da carne, não é a peça escolhida, se ela é acém ou picanha, costela. Para preparar um bom hambúrguer, a carne deve ser: fresca e seu  teor de gordura, deve girar em torno dos 15% a 20%.

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta02

hambúrguer

Gordura:A gordura é fundamental, senão o hambúrguer fica  ‘seco’ e é ela, que vai dar ‘liga’. Ao contrário do que muita gente pensa, não leva ovo, nem qualquer outro ingrediente, apenas carne e gordura serão suficientes para dar o formato. Se a  gordura não estiver presente no corte, caso seja uma peça mais magra, você poderá acrescentá-la durante a moagem da carne.  O importante é manter a proporção certa,  é ela que vai dar suculência e maciez ao hambúrguer.

Sem ela,  ele ficará ‘seco’ e ‘duro’.  Não precisa ser carne cara, pode ser capa de filé ou acém,  o importante é não ter muito nervo, porque quando esquenta fica duro.  Deve ser uma carne o mais ‘limpa’ possível,  mas  sem exageros de  preocupação com os nervos, apenas peça ao seu açogueiro que  capriche na limpeza pois a moagem ‘romperá’ as fibras mais duras.

Moagem: Deverá ser moída apenas uma vez. Não duas! Antigamente os hambúrgueres eram feitos com carne bem picadinha em pedaços bem pequeninos, então moer apenas uma vez vai ficar mais próximo dos hambúrgueres tradicionais.  São boas opções: fraldinha, maminha, picanha, costela, linguiça frango e até peixe.

Alguns chefs indicam a fraldinha, uma carne muito saborosa, bem vermelha com bastante sangue e quantidade de gordura razoável para equilibrar o sabor no cozimento, já outros preferem outros tipos de cortes como a maminha, a alcatra, a picanha ou acém, então mais uma vez: o que vale é a qualidade da carne, o frescor e a proporção de gordura.  Eu particularmente,  prefiro usar carnes mais saborosas como fraldinha, acém ou costela.

blend: Indicamos um blend de carnes: costela + acém moída juntas e igual proporção: 50% acém + 50% costela. O blend de costela com acém resulta num hamburguer saborosíssimo e suculento. Além de ter o percentual mínimo indicado de gordura, tem a junção de duas carnes saborosas. DELICIOSO

Vamos lá fazer Hambúrguer?


Você vai precisar:

  • modelador de hambúrguer, eles são feitos em alumínio e não custam caro. E se não quiser gastar agora, super tranquilo modelar com tampa de tapawer ou tampa de uma panela pequena. Mais a baixo, você verá como é fácil montar com tampa.
  • Papel manteiga e saco plástico

Tamanho: O tamanho do hambúrguer depende da preferência, mas ele interfere na textura, na suculência e, óbvio, na aparência do lanche. Um disco muito fino pode ficar duro e cozido além da conta, além de ficar com cara dos hambúrgueres de antigamente. Os especialistas indicam algo em torno de 160g a 300g, com altura de altura de 1,5cm e diâmetro de 10 centímetros. Em casa, o ideal é apostar em uma porção de 160g até 200g, já que nosso fogo não é tão potente quanto o das casas especializadas.

600g de carne moida a sua escolha dividida em 3 partes=  3 hamburgueres de 200g cada um, altura de 1,5cm.

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta06

como fazer hambúrguer

1.HAMBURGUER DE CARNE:   Temperos: Não leva cebola, nem salsinha, nem alho nem tampouco ovo. Sei que são ingredientes que costumamos somar à carne moída. Mas em hipótese alguma ao hambúrguer. Hambúrguer não leva nada, nem sal.  Isso mesmo, nem sal! Ele será adicionado somente no hora de chapear, veja no video. Se salgar  antes, além de escurecer ela  vai desidratar,  secar e endurecer.

Coloque as porções divididas, sobre o papel manteiga (ou saco plástico para congelamento)

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta07

Com o auxílio do modelador de forma ao hambúrguer, aperte, prensando bem

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta09

é fácil, fácil é pá pum e fica lindo assim

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta11

HAMBÚRGUER CASERIO

se você não tiver o modelador, use uma tampa com aproximadamente 10cm de diâmetro, vale tapawer ou  tampa de panela

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta12

Cubra com papel manteiga (ou saco plástico de congelar) e com a tesoura corte, separando os hamburguers

simples assim …  hambúrgueres prontinhos

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta13

Receita de hambúrguer

Agora é só congelar.  Coloque em sacos de congelamento, de 3 em 3 hamburgueres, aproveite a própria bandejinha de carne ou um tapawer grande e use como suporte base. Leve ao freezer.  Duram 3 meses congelados.

Sim é indicado congelar, mesmo que você vá utiliza-lo no mesmo dia.  Para utilizar no mesmo dia, não precisa deixar congelar por completo, apensa um ‘shot’, uma leve endurecida será suficiente.

Para utilizar depois, basta retirar um pouco antes do freezer, a fim de que ele descongele um pouco,  antes do preparo. Isso porque nosso fogão não é industrial e não podemos deixar que a ‘chapa’ esfrie com uma carne muito congelada.

Essa dica ‘shot de congelamento’ é  simples e ajuda a ‘dar a forma’ do hambúrguer, sem correr o risco de ‘quebrar’ ao chapear, mas esta e outras super dicas estão aqui descritas passo a passo,  são ferramentas simples que permitem grelhar e montar o mais suculento hambúrguer do mundo!

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta16

HAMBURGUER

No último fim de semana nos reunimos na casa da minha mãe.  Fomos todos  juntos para churrasqueira e fizemos uma deliciosa  hamburgada, foi uma festa.  Veja aqui como grelhar o hamburguer e  deixa-lo  bem suculento

No açougue peça para moer a carne de costela junto com a de acém. A mistura dessas duas carnes  deixa o hamburguer suculento e muito saboroso.  Em seguida peça  que moa a  linguiça calabresa fresca para o montar o de calabresa e também já peça  para moer 600g de filé de sobrecoxa desossado. A sobrecoxa é mais indicada por ter maior teor de gordura que o peito do frango por exemplo, deixando o hamburguer mais suculento.

2.HAMBURGUER DE FRANGO: O de frango, diferente o de carne e de calabresa deve ser temperado antes de congelado. Temperei 600g de carme de frango moída com  1 colher de sopa de óleo de gergelim, sal pimenta do reino a gosto, 1 colher de sopa de mostrada e cebolinha fresca. Moldei e congelei como o de carne.

3.HAMBURGUER DE CALABRESA: E muito simples também, é só pedir ao açogueiro para moer  1k de calabresa fresca. Depois de moída é só molda-la sem a necessidade de nenhum tempero, uma vez que a linguiça já é temperada! também da para montar com as linguiças temperadas de alho, pimenta e queijo. 😉

hamburguer-caseiro-gourmet-autentico-perfeito-monta-encanta17

Lá la li la laaa rsss paaara tudo, não sei qual deles gostamos mais.

Monta Inventa e conta para gente  Ainda dá para inovar recheando o hamburguer com  queijo no centro e montando o famoso Juicy Lucy, com um blend de carne: acém moído + costela de boi + peito bovino moído. veja aqui como montar o seu com queijo.

Obrigada por vir, Beijo grande, RosiSeligra

 

Salvar

Salvar

3 últimos dos 58 comentários em “Como fazer Hambúrguer igual das hamburguerias

  1. Olá Claudinha, eu uso uma grelha de alumínio ou de ferro tanto faz, gosto das listrinhas que ela deixa no hambúrguer, mas ta valendo uma frigideira também! Obrigada por participar aqui conosco e um beijao enorme para você

  2. Oi boa noite! Amei esta receita mais na hora de fritar qual a melhor tipo de panela?

  3. Não gostei da receita.Ficaram mto tempo falando das partes ‘tecnicas’ de como fazer o hamburguer pra depois falar que não leva tempero algum?????????
    Carne sem tempero pra mim, não serve nenhuma.

Comments are closed.