Bolo de Bolo com Calda de Leite Condensado

Please log in or register to like posts.
News

Bolo de Bolo com Calda de leite Condensado é felicidade pura!

Tem coisa melhor que bolo de bolo com calda de leite condensado? E se ele vier acompanhado  de uma caldinha de leite condensado? Aí fala sério, é de se jogar no chão, ir ao céu e rodopiar de tanto prazer.  Amo um bolinho simples, amo o   cheiro do bolo invadindo a casa e espalhando suas memórias olfativas repletas de  alegrias  da alma.   Bolo de bolo é assim, toca o coração da gente, traz felicidade.

Afinal o que é felicidade, senão esses pequenos grandes momentos?  Se observarmos ela costuma ser  bem sutil mesmo .  Vem numa poesia, embalada numa musica que arrepia, num  gole de café pela manhã , num pedaço de bolo ainda quente a tarde, com bom papo com um amigo.

Aliás todo mundo deveria por LEI, achar uma brecha no orçamento e na agenda para convidar semanalmente no mínimo, um amigo  para  conversar bobagem e resgatar a leveza encoberta pela fina poeira do cotidiano.

Page 19Um bolinho no forno  pode ser um delicioso convite.

Então vem comigo se inspirar … nesta fofura simples de fazer, você nem vai sujar a batedeira, bate-se na mão, mas se preferir pode-se bater na batedeira ou liquidificador.

Page 23

INGREDIENTES BOLO DE BOLO COM CALDA DE LEITE CONDENSADO: 

Bolo:

  • 2 ovos inteiros
  • 1 copo ou 170ml de iogurte
  • 1/2 xícara de óleo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1colher de sopa rasa de fermento em pó

Calda de Leite Condensado:

  • 1 lata de leite Condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 colher de manteiga
  • 1 pitadinha de sal

Page 29

COMO FAZER BOLO DE BOLO COM CALDA DE LEITE CONDENSADO:

  1. BOLO: Comece pré aquecendo o forno a 180 graus. Enquanto o forno aquece um pouco, batemos a massa.
  2. Unte  a forma com óleo ou margarina e farinha de trigo.
  3. Na hora de untar a forma, lembre-se que o óleo, além de ser mais fácil de espalhar, gruda menos na massa. 😉
  4. Untamos a forma antes do preparo, pois o bolo cresce melhor quando assado logo após o preparo da massa, esta e outras dicas de como ter um bolo sempre fofo, aqui. Reserve
  5. Em um bowl, coloque os 2 ovos inteiros e 1 copo de iogurte. O iogurte vai deixar a massa do bolo ‘leve’ e fofa.
  6. Page 1Com ajuda de um fouet ou garfo, misture levemente e então junte 1/2 xícara de óleoPage 2
  7. Misture mais um pouco, misture apenas o suficiente para incorporar os ingredientes, então junte 2 xícaras de açúcar e logo em seguida a farinha de trigo
  8. Page 3Finalize com 1 colher rasa de fermento em pó e está pronto, só falta misturar os ingrediente
  9. Page 4Até que a mistura fique homogênea. Não há necessidade de bater até cansar o braço, aliás quanto menos bater e mais delicadamente incorporar mais fofo ele vai ficar.  Vale a pena espiar esta e outras  dicas para deixar seu bolo sempre fofo.
  10. Leve a mistura a uma forma untada com óleo e farinha de trigo.
  11. Page 5E forno a 180g até assar. Cerca de 30-35 minutos
  12. Faça o teste do palito, espete um palito no centro do bolo, se ele sair ‘seco’ está assado, se sair com massa ao redor, deixe mais um pouco até que o palito saia seco 😉
  13. Bolo de Bolo com Calda de Leite Condensado
  14. Page 6CALDA: Enquanto isso … enquanto o bolo assa, preparamos no micro ondas a calda de leite condensado
  15. O passo a passo no micro, pode parecer complicado, mas eu juro pra você, depois que a gente pega a prática,  é pá pum e muito, muito mais fácil que o fogão.
  16. Em um bowl alto e de vidro, coloque 1 lata de leite condensado.
  17. Alto para não transbordar e de vidro pois ele atinge temperatura menor que outros materias como por ex a porcelana e a cerâminca. Tenho observado que nesses dois últimos  ao cozinhar ele eleva muito a temperatura interna e corre-se maior risco de ‘queimar’ do que se feito no de vidro.  Mas também, tudo isso  pode ser só loucura da minha cabeça. Observa você aí na sua casa  e me conta se concorda ou não.
  18. Page 7Junte 1 caixinha de creme de leite, mais 1 colher de manteiga e 1 pitadinha de sal. O sal entra para dar ‘realce’ de  sabor.
  19. Misture ligeiramente e leve ao micro ondas, em potência alta por 2 minutos.
  20. Se você ainda não tem muita prática com o uso do micro coloque o bowl sobre  um prato, assim se bobiar na potência ou  no tempo e  por acaso transbordar , ele vai cair no prato ao invés de sujar todo o micro.  Assim também evitamos o  desperdício,  uma vez transbordado no prato dá para recolocar de volta no bowl. 😉
  21. Então com um fouet mexa incorporando a manteiga aos demais ingredientes. que  após 2minutos iniciais,  já deve estar derretida.
  22. Retorne então ao micro e partir desse ponto, você vai levar a calda  para cozinhar de volta  por mais 2 -3  vezes por 1 minuto cada.
  23. Page 8Não estranhe,  se  ela  parecer  ‘talhada’, tá tudo certo é só mexer novamente  para voltar a textura normal. E está pronta quando atingir ponto de calda grosso. Mas cuidado ao esfriar ela encorpa, então calda em ponto grosso, quando ainda quente ainda está fina.
  24. Page 15BOLO DE BOLO COM CALDA DE LEITE CONDENSADO
  25. Cuidado também  com o tempo no micro ondas, se deixar muito a calda que deveria ser calda vira brigadeiro branco e se deixar ‘passar’ mais um pouco  ainda ela se transformará num delicioso doce de leite de micro ondas.  O que cá entre nós,  não é nada mal errar assim mas é que aí a gente não tem calda e sim  recheio.
  26. Espere o bolo esfriar e desenforme. Como eu gosto de comer bolo quente eu espero apenas dar uma amornada e então desenformo.
  27. Com ajuda de uma peneira polvilhe açúcar de confeiteiro, para decorar.
  28. Aí é só se esbaldar derramando a calda  quente sobre o bolo fofo ainda quente também!

Um cafézinho fresco para quem sabe apreciar e um bolo de bolo  fofo. É felicidade pura..

Monta Encanta  perfuma sua casa também

Page 35E depois conta para gente se valeu ou se não valeu a pena!

Obrigada pela visita e até a próxima receitinha, beijo grande Rosi Seligra

 

 

  • Tempo de Preparo: 20 minutos
  • Tempo de forno: 30-35minutos
  • Rendimento: 8-10 porções

 

 

 

 

 

 

 

 

14 comments on “Bolo de Bolo com Calda de Leite Condensado

  1. Ficou super fofo! Muito bom! Mas,usei forma de silicone e infelizmente queimou por fora! Me disseram que a forma deve ser falsificada! Vou fazer de novo! E agora em forma tradicional mesmo!

  2. Oi fiz essa receita, adoreiii.
    Ficou muito fofo meu bolo.

  3. simplesmente maravilhoso! Parabéns!

    • Obrigada Nanci, pelo carinho e por sua participação aqui conosco. Um beijão

  4. Olá, eu fiz esse bolo e ficou uma delícia!!! Gostaria de saber se da para fazer a calda igual essa só que de chocolate? Como faço? Quanto de chocolate eu coloco? Muito obrigada pela receita maravilhosa, e ele fica bem leve por causa do iogurte.Bjss

  5. Oi, amo as receitas de vcs… sempre nos passam a impressão de ser fácil de fazer, pq detalham muito bem…. Gostaria de saber como fazer esse calda de leite condensado no fogão?

    • Olá Cristina, tudo bem? O passo a passo é o mesmo do micro ondas, só que você deixa para colocar o creme de leite no final e não no começo como no micro.
      PREPARO NO FOGÃO: Em uma panela, fogo baixo para não queimar, coloque 1 lata de leite condensado e 1 colher de manteiga. Siga mexendo sem parar, para não grudar o fundo e escurecer a calda, por aproximadamente 6 minutos. Desligue o fogo, junte 1 caixinha de creme de leite e está pronto! Assim como no micro, no fogão também você deve tomar cuidado com o tempo, se cozinhar muito a calda vira brigadeiro branco e se deixar ‘passar’ mais um pouco ainda ela se transformará num delicioso doce de leite de panela,a mbos deliciosos mas não é nosso propósito 😉 QQ dúvida estou aqui. Bjao p vc

  6. Olá, parece delicioso. Obrigada por compartilhar. Agora me fala, que forma verde é aquela? Ela é de microondas? Adorei.Obrigada mais uma vez

    • Olá Adriana, forma de silicone, vai tanto ao forno tradicional, quanto ao micro ondas. O legal é que existem vários modelos e formatos e a gente pode variar a carinha do bolo! Joga no google tem montao de gente vendendo por lá Um beijoa p vc e obrigada pela visita 😉

  7. Olá, gostaria de saber se essa calda poderia ser feita de chocolate desse mesmo jeito no microondas? Seria só acrescentar qual a quantidade de chocolate? Ou muda alguns ingredientes? Vou fazer hoje ele igual a receita, só gostaria de saber como fazer com a calda de chocolate para eu fazer o próximo!!! rsrsrsrs Bjsss

  8. Huuummm receita muito fácil, mas como amo chocolate, acrescentei uma xícara de cacau em pó!!! Ficou muito bom, a calda combinou perfeitamente!!!

    • Hum Camila, que delicia com chocolate! Você colocou na massa? ou na calda? Vou experimentar também 🙂 beijo grande e obrigada por participar

  9. Hummmm, mto saborosoooo pessoal este bolo!!! Pena que rende pouco, como gosto mto deste tipo de bolo nao rende.!!! Parabens Rosi, e no aguardo de outras receitas.!!! Apreciem esta deliciaaaa.!!! Bjks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *