Bolo de Cenoura sem glúten e sem lactose

Please log in or register to like posts.
News
bolo de cenoura sem gluten
Bolo de Cenoura sem glúten e sem lactose de liquidificador é fácil de fazer. Receita saudável para quem tem intolerância ao glúten a lactose ou é celíaco. O bolo fica gostoso e é úmido uma vez que a cenoura empresta umidade para o bolo, além de sabor,  é uma boa opção de bolo de cenoura sem glúten e sem lactose

Porém vale a pena lembrar que ele não é menos calórico que o tradicional com farinha de trigo, então não é indicado para dieta.

bolo de cenoura sem gluten

INGREDIENTES:

  • 3 cenouras médias e em rodelas
  • 1 xícara  de chá de açúcar cristal ( ou ½ xícara de chá de xilitol)
  • 1/3 de  xícara de chá de óleo ( ou óleo de coco sem sabor)
  • 4 ovos inteiros
  • ½  xícara de chá  de leite de vaca integral  ( ou leite de coco para versão sem lactose)
  • 1 xícara de  chá de farinha de amêndoas
  • uma pitada de sal
  • 1 xícara de chá de coco ralado seco
  • 1 colher de sopa  de fermento químico em pó

cobertura:

bolo de cenoura sem gluten

COMO FAZER BOLO DE CENOURA SEM GLÚTEN DE LIQUIDIFICADOR :

Em primeiro pré aqueça o forno na temperatura máxima dele e quando o bolo entrar, abaixar para 180°C.

Depois unte, com óleo e farinha de trigo uma forma redonda com furo no meio de 23cm (usei desmoldante spray)

Então lave em água corrente 3 cenouras médias. Depois com ajuda de um descascador de legumes retire a casca, corte-as em rodelas e leve direto ao copo do liquidificador.

Agora acrescente os 3 ovos e 1/3 de  xícara de chá de óleo ( ou óleo de coco sem sabor), 1 xícara  de chá de açúcar cristal ( ou ½ xícara de chá de xilitol), ½  xícara de chá  de leite de vaca integral  ( ou leite de coco para versão sem lactose), 1 pitada de sal e bata por uns 5 minutos até triturar bem e mistura ficar homogênea. Então reserve.

Logo depois em uma vasilha grande coloque 1 xícara de  chá de farinha de amêndoas e 1 xícara de chá de coco ralado seco e junte a mistura do liquidificador. Ao mesmo tempo e com uma espátula misture delicadamente até obter uma massa homogênea.

Agora junte o fermento e misture novamente e bem delicadamente.

bolo de cenoura sem glúten

Caso o copo do seu liquidificador for grande, você pode bater tudo junto incluindo a farinha de amendoa e o coco ralado,  para isso basta ir acrescentando a farinha e o coco ralado aos poucos.  Somente o fermento não deve ser batido, apenas misturado com uma colher (ou espátula).

Por fim  despeje a massa em uma forma untada e leve para assar por 45 minutos a 180ºC. por 40 a 50 minutos dependendo do forno.

Após esse tempo e com o bolo assado, retire do forno, espere amornar, desenforme.

Por ultimo despeje a cobertura de sua preferência (fiz brigadeiro, mas pode ser uma ganache) sobre o bolo e bom apetite.

Veja também 3 opções de COBERTURA: calda de brigadeiro ou calda  de ganache  ou ainda chocolate derretido

Se você gostou,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram também em tempo real.   Então vem com a gente AQUI, vem ficar  pertinho.

Agora antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas sem glúten  AQUI, uma mais gostosa que a outra!

Obrigada e até a próxima, Natalia Posses

Deixe uma resposta