Bolo Red Velvet, o mais famoso bolo americano!

Please log in or register to like posts.
News

Bolo Red Velvet vermelho.

Bolo Red Velvet,  conhecido como  bolo de veludo vermelho, tem  recheio e  cobertura branca deliciosa e super cremosa. E é a nossa receita de hoje.  Se olharmos bem para ele observamos sua impressionante aparência.  Uma massa  aveludada úmida e macia, com um sabor suave de chocolate . O sabor de chocolate vem de  uma pequena quantidade de pó de cacau adicionada à massa. Leva buttermilk ou leitelho como é conhecido aqui no Brasil, ele entre entra na massa para conferir maciez.
Se você não encontrar o  leitelho, não se preocupe, é difícil mesmo de achar.  Mas super fácil de ser reproduzido em casa,  adicionando 1 colher de sopa de limão ou de vinagre branco a 1 xícara de chá  (240 ml) de leite,  repouso de 10 minutos, confira a receita aqui.

O recheio é de cream cheese, receita aqui. E é o caminho mais reto e direto para o céu. O azedinho do queijo, contrasta com o açúcar e a combinação é celestial, maravilhosa mesmo.  Não é à toa que o Bolo é  o queridinho entre os americanos e canadenses,  há  décadas.

Page 13É um bolo vermelho, pois  leva corante na massa. E  a cor mais vibrante, mais vermelha, vai depender da sua coragem em adicionar mais ou menos corante. A quantidade é o  quanto baste ou quanto sua consciência permita, uma vez que sabemos que corantes alimentícios não são muito saudáveis.

Page 21Existem muitas teorias sobre a origem do Red Velvet. Alguns dizem que vem do Sul dos EUA, outros dizem que foi originado no Norte.

Page 29

MASSA DO BOLO RED VELVET:

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa rasa  de bicarbonato de sódio
  • 4 colheres de sopa  rasas) de chocolate em pó
  • 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (ou 16 colheres de sopa)
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha
  • 1 xícara de  buttermilk – 1 xícara de leite com 1 colher de sopa de limão e deixe
  • descansar por 10minutos
  • 1 colher de sopa  de corante alimentar vermelho ou quanto mais desejar

RECHEIO E COBERTURA DE CREAM CHEESE, aqui:

  • 450g de cream cheese
  • 12 colheres de sopa de manteiga
  • 4 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de sopa  de extrato de baunilha

PARA UMEDECER O BOLO:

Page 28

COMO FAZER BOLO RED VELVET:

Comece pelo recheio, faça 1 receita de Creme de Cream Cheese, veja aqui como fazer. Reserve na geladeira. Enquanto você prepara a massa.

Page 4

  1. Unte com óleo e enfarinhe 2 formas iguais de 23 cm.
  2. Pré aqueça o forno a 180 graus. Enquanto isso … enquanto o forno aquece
    Misture as 3 xícaras de farinha de trigo + 1 pitada de sal + 1 colher de sopa rasa  de bicarbonato de sódio + 4 colheres de sopa bem rasas de chocolate em pó. Reserve
  3. Na batedeira, bata 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (ou 16 colheres de sopa)  com 2 xícaras de chá de açúcar até dobrar de tamanho e virar creme firme cor amarelo pálido.
  4. Junte os 4 ovos inteiros, um a um, coloque um ovo, espere incorporar para juntar o outro  ovo, até colocar os 4 ovos, bata por uns 3-4 minutos, até aumentar de tamanho e formar um creme amarelo bem clarinho, quase branco.  Então junte o buttermilk,  e bata por mais 20seg. apenas para misturar. Desligue a batedeira e  junte essa mistura com aspecto de talhado, está tudo certo é assim mesmo,   aos ingredientes secos e reservados, coloque 1 colher de sopa de corante vermelho e misture até obter uma massa homogênea.
  5. Misture delicadamente e leve para assar no forno pré aquecido a 180 graus em 2 formas untadas e iguais de 23 cm cada. Asse por cerca de 35 minutos,  ou até a superfície ficar firme ou o palito sair seco e limpo do centro do bolo.

COMO MONTAR BOLO RED VELVET:

Divida cada massa em 2 partes iguais, formando 4 discos de massa.

Page 1

Coloque um dos discos, num prato bem bonito, onde será servido o bolo.

Umedeça bem toda a massa do bolo com o preparado de: 1 copo de água + 1 colher de sopa de extrato de baunilha + 1 colher de sopa de açúcar. Umedeça principalmente as laterais do bolo que costumam ser mais secas.

Page 2Divida o creme de cream cheese em 4 partes iguais reservado na geladeira e recheie o bolo  intercalando entre as massas, lembrando de umedecer sempre cada disco com o preparado de baunilha.

Page 3Faça a segunda camada e finalize com a terceira parte do creme de cream cheese sobre o terceiro e último  disco de massa.  Nós só vamos usar apenas 3 discos de massa para fazer este bolo. O terceiro disco, eu congelei. Para montar uma outra sobremesa red velvet, em um outro dia, posto a receita! 😉

bolo-red-velvet11Bolo Red Velvet, surpreendentemente delicioso! Vale a pena experimentar 😉

Page 34Obrigada pela companhia Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 20minutos
  • Tempo de Forno: 35min
  • Rendimento: bolo de 4 andares/25 porções

 

4 comments on “Bolo Red Velvet, o mais famoso bolo americano!

  1. Ficou lindo o seu bolo! Mas eu gostaria de saber o porque de a sua massa não ter ficado um vermelho mais vivo…

    • Não quis abusar do corante, mas é só caprichar na cor! Obrigada por participar aqui conosco e um beijão para você!

  2. Fiz e ficou delicioso! Todos amaram!

    • Olá Daiane, que bacana saber! Obrigada por participar aqui conosco! 😉 beijão p vc e Feliz Natal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *