Bolo gelado de nozes, embrulhado no alumínio.

Please log in or register to like posts.
News
bolo gelado de nozes
Bolo gelado de nozes embrulhado no papel alumínio tem  uma massa  fofa e  bem  molhada, o recheio dispensa maiores apresentações. O bolo é delicioso e vale a pena fazer,  receita para casar sabe? a gente quer repetir a vida inteira, para sempre.

INGREDIENTES:

massa:

  • 5 ovos
  • 1 copo ou 200 ml de leite integral
  • 1 e ½ xícara de chá de  farinha de trigo
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó

para empanar:

  • quanto baste de leite ninho

para calda:

  • ¼ de xícara de chá de leite condensado
  • 1 xícara de chá de leite

*usei xícara medidora de 240ml

recheio de nozes :

  • 200g de nozes trituradas
  • 2 latas de leite condensado cozido na pressão como doce de leite.

COMO FAZER BOLO GELADO DE NOZES:

DOCE DE LEITE: Em primeiro lugar coloque 2 latas de leite condensado para cozinhar na panela de pressão por 40minutos e 10 de descanso, veja AQUI como cozinhar.

RECHEIO DE NOZES: Depois misture o doce de leite com nozes trituradas, para triturar as nozes basta coloca-las dentro de um saco plástico, bater com martelo e pronto, veja AQUI como fazer o recheio de nozes.

MASSA: Depois pré aqueça o forno na temperatura máxima dele, depois na hora ‘h’de assa o bolo abaixe para 180 ºC e então deixe assar por 45 minutos. Nesse momento aproveite para untar uma forma com óleo e farinha de trigo (usei desmoldante)
Depois separe as claras da gema e bata as 5 claras em ponto de neve, veja AQUI como fazer.

Enquanto isso, em uma tijela, peneire 1 ½ xícara de farinha de trigo e 1 colher de sobremesa de fermento em pó e reserve. Isso porque ao peneirar os ingredientes secos – como farinha de trigo e fermento, aeramos e deixamos a massa mais leve, veja esta e outras dicas de como deixar o bolo sempre fofo, AQUI.

Agora com as claras em neve, reduza a velocidade da batedeira para 1 e adicione as gemas uma a uma.
Então junte o açúcar, aumente a velocidade e bata mais 2 minutos.

bolo gelado de nozes

Depois desligue a batedeira e com o batedor de arame (fouet), misture esse creme aos ingredientes secos peneirados + o leite alternadamente, um pouco da farinha um pouco do leite, termine com a farinha.
Misture delicadamente, garantindo que seu bolo fique aerado e bem fofo, mexa somente até a massa ficar homogênea, bater em excesso depois que a farinha entra pode deixar a massa do bolo pesada.
FORNO: Por fim unte com óleo e farinha de trigo (usei dessoldaste spray) uma fôrma quadrada ou retangular e transfira a massa, usei forma retangular grande.
Por ultimo leve ao forno pré-aquecido em 180 ºC por 45 minutos ou até a massa assar, faça o teste do palito.

CALDA: Basta misture o leite e o leite condensado e pronto, não precisa cozinhar, somente misturar os ingredientes, reserve.

MONTAGEM: Caso a sua assadeira seja retangular e grande como a minha, corte a massa ao meio (veja o video) Agora se a sua forma for menor que a minha e a sua massa está mais alta, abra-a ao meio.
Então umedeça bem toda a massa com a calda, recheie espalhando todo o doce de leite com nozes sobre e finalize com a outra parte da massa umedecendo-a bem também.
Por fim corte o bolo em pedaços, empane cada pedaço no leite ninho.
Por ultimo embrulhe cada pedaço no papel alumínio e leve para geladeira até gelar bem.

 

bolo gelado de nozes

Se você gostou,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram em tempo real.   Então vem com a gente AQUI, vem ficar  pertinho.

bolo gelado de nozes

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas bolo gelado   AQUI, um mais gostoso que a outro!

Obrigada e até a próxima, Natalia Posses

Deixe uma resposta