Doce de leite na pressão sem medo! - Monta Encanta


Doce de leite na pressão sem medo!

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video

Doce de leite na panela de pressão fácil de fazer!

Doce de leite na pressão para mim, é o melhor doce de leite da vida!  Eu sei eu sei que muita gente já sabe como cozinhar leite condensado na panela de pressão.  Não tem nenhum segredo mesmo, é muito simples, basta seguir algumas regrinhas de segurança.   Peço desculpas aos veteranos é que sempre tem a primeira vez de alguém na cozinha.   E as dicas  a seguir,  podem ajudar algumas pessoas perder o medo que ainda sentem da pressão.

para devorar de colher … hummmmm

doce-de-leite-na-pressao-monta-encanta1

Vamos lá?

COMO FAZER DOCE DE LEITE NA PRESSÃO:

 

O preparo a seguir é para o leite condensado de lata e também vale para a lata com sistema Abre Fácil

doce de leite na panela de pressão

De acordo com a empresa Nestlé, a  lata é tão segura quanto a tradicional e passou por testes (em laboratório e cozinha experimental) antes de chegar ao consumidor. A Nestlé assegura que o sistema Abre Fácil é resistente e que não há perigo da lata abrir durante o processo de cozimento do leite condensado.

doce-de-leite-na-pressao-monta-encanta3

Depois é só seguir  o mesmo passo a passo aqui indicado para as latas. Se a lata de leite condensado tiver rótulo de papel melhor retirar o rótulo, caso contrário o papel vai desmanchar e pode entupir a válvula da panela de pressão (até a cola do rotulo pode entupir a válvula, na dúvida retire a cola com um removedor.

doce-de-leite-na-pressao-monta-encanta4

Coloque a lata no centro da panela de pressão. Dá para cozinhar mais de uma, até três ou quatro latas de uma vez, dependendo da capacidade da panela. Cubra com água até uns três dedos acima da lata. A lata pode ficar na horizontal o na vertical, tanto faz, neste caso, a ordem do fator não altera o produto.

doce-de-leite-na-pressao-monta-encanta6

Dica: Se usar panela de pressão de alumínio coloque 1 colher de vinagre ou suco de meio limão para que a panela não escureça.

doce-de-leite-na-pressao-monta-encanta7

 

doce de leite na pressão

Tampe a panela e leve ao fogo alto.  A variação do tempo de cozimento vai determinar o ponto e a cor do doce de leite.

Assim que a panela pegar pressão, abaixe o fogo e conte os minutos, para um doce de leite:

  • claro e molinho= 25 minutos+10 minutos descanso.
  • médio na cor e na textura= 35 minutos+10 minutos descanso.
  • escuro e mais firme= 40 minutos+10 minutos descanso.
  • bem escuro, firme ao ponto de corte= 50min+10descanso

Depois do tempo de cozimento, desligue o fogo, controle a ansiedade e mantenha a panela fechada por mais 10 minutos É O TEMPO DE DESCANSO.

10 minutos, panela  tampada com o fogo já desligado é  o tempo necessário e suficiente para  terminar o cozimento do doce e para sair toda a pressão da panela antes de abri-la.

NÃO ABRA A LATA DE LEITE CONDENSADO ANTES DE 10 min ou até ESVAZIAR  TODA A PRESSÃO INTERNA DA PANELA.

Leve a panela sob a água corrente, e deixe a latinha  resfriando por mais 5 minutos.

doce-de-leite-na-pressao-monta-encanta10

Se você colocar na água gelada ou acrescentar gelo dá para acelerar esse  processo e diminuir o tempo para 2 minutos.

Retire a lata da água e se você colocar a mão e estiver fresca  pode abrir sem medo, senão leve de volta a água até que ela resfrie.

doce-de-leite-na-pressao-monta-encanta11

ponto médio, ideal para recheio de bolos

Simples, prático e fácil, mas até cozinhar leite condensado na panela de pressão tem seus truques

doce-de-leite-na-pressao-monta-encanta13

doce de leite na pressão

Resolvi, fazer este post depois que a minha vizinha, mãe de 2 filhos, casada a um tempão,  se queimou abrindo uma lata de leite condensado ainda quente feita assim na panela de pressão.

O legal de cozinhar em casa, além do sabor ser muito mais gostoso que os da maioria a venda no supermercado,  é que você pode escolher a textura!Se faz assim … O melhor doce de leite da vida!  Na panela de pressão

Veja como fazer Alfajor Cremoso,  com este doce de leite, receita aqui

Obrigada pela visita   😉    Um beijão RosiSeligra

 

 

  • Tempo de Preparo: 1 minuto
  • Tempo de cozimento: depende do ponto que se quer atingir
  • Nível de dificuldade: nenhum

 

 

Salvar

Salvar

62 comments on “Doce de leite na pressão sem medo!

  1. Bom dia
    Depois do leite moça cozido pode deixar fora da geladeira lacrado ou é melhor colocar em uma vasilha de plástico?
    Bjos

  2. É possível fazer com leite condensado diet? O resultado como fica?

    • Ainda não testamos Catia, para saber o rresultado, mas vale tentar, a princípio dá certo sim! Quando fizer, não esquece de contar para gente hein? Beijão p vc

  3. Amei as dicas. Fiz pela primeira vez pra o marido , ele ama esse doce, e deu super certo. Tinha dúvida no tempo de cozimento e você esclareceu direitinho. Amei.

    • Ah Dani, feliz que aprovou e maridão também! Um beijão para vocês e obrigada por participar aqui conosco!

  4. Gostaria de saber como faço para tirar a cola que fica grudada na panela e na lata ?

    • Maria use removedor, sai rapidinho, mas eu não tiro, toda a cola, tiro o máximo que dá! um beijao para vc

  5. Adorei a dica do tempo de preparo…sempre usei 40 – 10. E fica uma delícia!!!!

    • Obrigada pelo carinho Graziela! Um beijão para você e obrigada por participar aqui conosco!

  6. Algo que faço em casa, coloco 2 colheres de café de essencia de baunilha e misturo com um garfo (quanto mais misturar com o garfo, mais cremoso fica o doce) utilizo pra recheio de bolos, churros e pra comer de colher…

    • uau Robson, que deliiicia! vou experimentar, obrigada por compartilhar conosco sua dica! Um beijao p vc

  7. Como vc disse, sempre tem uma primeira vez. A minha é hoje rsrs, parece que todo mundo ja fez e só eu que não! De uns tempos pra cá ta dificil achar doce de leite bom, compramos pra comer com queijo fresco e o bendito do doce não esparrama nele, fica aquela pelota, pensa rsrsrs. Bora então tentar com o leite condensado.

    • Eu amo Daniela, depois conta para mim se aprovou! Obrigada por participar e um beijão para você

  8. Por quanto tempo é válido?

    • Gabriela, não sei dizer ao certo por que aqui em casa não dura, a gente come tudo até acabar rsss mas acredito que a durabilidade é a mesma do leite condensado após aberto! Um beijo

  9. Boa noite , fiz o passo a passo ( inclusive deixei descansar por Mais tempo ) , porém o sabor ficou estranho , um gosto de azedo ( parecendo nata ) alguma dica ?

    • Poxa Zeca, que pena! É o meu doce de leite preferido! Para mim, não tem uruguaio nem argentino que ganhe. Qual marca de leite condensado vc usou? Pergunto por que o processo de panela de pressão não interfere no sabor!

  10. Não gostei, acabei de fazer, segui tudo certinho, ficou em uma textura estranha, meio empelotado e não cremoso como aparece na imagem , com duas tonalidades , e o sabor não tem distinção daqueles que compramos em qualquer supermercado, não vale a pena, não tem custo beneficio pelo tanto de gás que gasta e o preço do leite condensado, é melhor comprar pronto pra ter esse sabor aí , doce de leite mesmo é o que minha avó faz ,aquele ali é de lamber os beiços RS, beijos

    • Vanessa obrigada por sua opinião! Já fiquei com vontade de experimentar o que sua avó fazia! Hummm amo doce de leite. Mas para mim, este de leite condensado cozido na pressão ainda é o melhor doce de leite da vida e para mim tem diferença sim dos comprados prontos, muuuito mais gostoso! beijao p vc

  11. Olá Rosi,
    Primeira vez aqui no seu canal e já adorei ele.

    Me ajuda com uma duvida por favor… Após eu desligar a panela de pressão, ela estará com bastante pressão, posso mexer na valvula normalmente para que a mesma saia?

    E depois apos sair toda a pressão, ja pode abrir a panela de pressao ou deixa esfriar?

    Rs.. Tenho mais medo de mexer com a penela de pressão do que com a lata, a lata eu já sei que só pode abrir após esfriar completamente, certo?

    Beijos

    • Oi Marina, tudo bem? Obrigada pelo carinho 😉 Ap;os desligar a panela, quando ela ainda tem muita pressão, o ideal é que você aguarde 10minutos, até que a pressão diminua. Muitas vezes queremos acelerar esse tempo e tocamos na vávula a fim de que o vapor saia mais rápido, ou então colocamos a panela debaixo da água corrente, diminuindo a temperatura, diminuimos a pressão interna e conseguimos abrir mais rápido! isso apesar de não ser perigoso diminui o tempo de vida da panela!
      Depois que a pressão interna diminuir,que todo o vapor sair, você pode abrir a panela com total segurança. Retirar a água interna e quente e deixar a lata sobre a pia ou mergulha-la em água com gelo até que a lata esfrie e você possa abrir com segurança sim! Espero ter ajudado e um beijao p vc

  12. Adorei , parabéns por explicar bem e que possamos fica seguras . obrigada!!

    • Olá Adelia, 😉 obrigada pelo carinho e esperamos vê-la sempre por aqui! Um beijo

  13. Adorei super explicado vou fazer a primeira vez hj

    • Depois conta para gente! Grace, Obrigada por participar aqui conosco e um beijão para você!

  14. Obrigada pelas dicas, me tirou uma dívida imensa a muito tempo não cozinhava mais o leite condensado porque não encontrava mais aquelas latas antigas só as abre fácil e m o r í a de medo de estourar. Ótimo saber!

  15. Oi…
    Vou fazer um bolo e quero colocar recheio d doce de leite com abacaxi… quanto tempo vc acha que devo cozinhar o leite condensado?
    Bjos

    • Obrigada Bruna, pelo carinho e por participar aqui conosco, beijão p vc 😉

  16. Como faço pra cozinhar em panela de pressão antiaderente sem arranhar? posso por o pano de prato no fundo?

    • Poxa eu nao sei, A minha tá toda arranhada Sheila! Se descobrir me conta!? Obrigada por participar aqui conosco e um beijão para você!

  17. Obrigada pelas dicas! Valeu é sempre muito bom aprender!

  18. So encontro latas c abertura c lingueta, moderna, p abertura, cozinhar esta na pressão, será q aguenta esta tampa? Não explode?

  19. Oi, tudo bem, adorei te achar e a dica panela pressão p fazer doce de leite eh legal mas o único problema e que não encontro mais ad latas fechadas antigas, hj so encontro c aquela abertura c lingueta. Posso cozinhar esta lata tb?

    • Maria Antonia…Tudo bem? Sim, pode…apenas deixe esfriar para abrir…Bjs

  20. Amei a receita ♥
    ela pode ser usada para recchar bolos também?

    • Que bom Graziely, feliz que aprovou e pode sim, fica perfeita como recheio de bolos.

  21. Oi boa noite.Suas receitas são ótimas e deliciosas.
    Quero uma dica para o niver da minha filha.Vou colocar uns potinhos com doce de leite,quero usar sua receita de leite condensado na pressão,então para um doce de leite molinho devo deixar 25 minutos?

    • Oi Debora, o tempo varia muito de fogao p fogao de panela para panela, só testando mesmo! Mas acredito que sim. Sugiro começar com20 minutos para testar. Obrigada pelo carinho, por participar aqui conosco. Beijão p vc 😉

  22. NÃO SE DEVE COZINHAR A CAIXINHA!!!!
    Há matéria sobre isso na internet. O fabricante da embalagem – Tetra Pak – e os de leite condensado advertem que isso não deve ser feito pq o aluminio usado não suporta altas temperaturas e libera substâncias tóxicas. Mesmo que as caixas estejam protegidas por papel aluminio, a parte de dentro contamina o doce. Embrulhar a caixa só evita que o papelão não se desfaça e entupa o bico da panela.
    Reveja seu post e divulgue!

    • Olá Ivy, tudo bem? Entendo sua preocupação e vamos tentar esclarecer: Aquecer a caixinha de leite condensado pode MATAR? Enviamos e-mails para a Nestlé e TETRA PAK e tanto uma quanto outra responderam que NÃO É ACONSELHÁVEL AQUECER ESSE TIPO DE EMBALAGEM. Mas em nenhum momento disseram que a embalagem libera substâncias tóxicas. Não existe “substâncias tóxicas” em respostas das empresas citadas. Se houver, algum embasamento confiável sobre isso, de fontes seguras, nós aqui do Monta Encanta teremos o maior interesse em divulgar aos nossos leitores. Enquanto isso, enquanto não temos uma resposta segura, retiramos a sugestão aqui no blog de cozinhar na caixinha. Agradecemos sua participação e preocupação com nossa matéria e nosso blog. Obrigada

  23. Exatamente assim…mãe de três filhos, casada a um tempão e nunca fiz doce de leite na pressão. Obrigado pelas dicas…partiu bolo de paçoca com doce de leite pró niver da sogra. Ela merece todo esse trabalho.rs

    • Aline, que legal, muito feliz por te-la encorajado! Sogrinha merece … depois me conta se deu certo, se ela aprovou! Um beijão para você e obrigada por participar aqui conosco

  24. quero usar o.doce em ponto de bico p confeitar…qual tempo ideal de cozimemto?
    obrigada

    • Olá Viviane, tudo bem? Acredito ser ponto firme, 50 minutos de pressão + 10min de descanso. Depois me conta, um beijão para você e obrigada por participar aqui conosco

  25. Você falou sobre a posição da lata, que pode ser em pé ou deitada, mas a nova lata abre fácil, também pode cozinhar deitada, minha panela de pressão é de 4,5litros. Obrigada! Um abraço!

    • Olá Angel, pode sim deitada em pé ou deitada, a nova lata de leite condensado cozinha na panela de pressão sem problema nenhum, exatamente como a antiga. O lacre, nao rompe sob pressão. Pode cozinhar sem medo. Já fiz inúmeras vezes. Só reire o papel antes de cozinha e bom apetite! depois me conta 😉 sua experiência vai ajudar a tirar o receio de outras pessoas também! beijão p vc

  26. Tinha dúvidas se poderia cozinhar com a lata abre fácil.Vc me ajudou.Parabéns pelo site e com cuidado em mostrar passo a passo em fotos e explicações perfeitas todas as receitas.Já fiz algumas e sempre dão certo.,felicidades a vcs todas!

  27. Parabéns Rosi Seligra não só pela receita mas também pelas explicações tão detalhadas (coisa difícil de ver) como já foi dito sempre tem gente sem experiencia nenhuma, este detalhes tão importantes. Bjs.

  28. olá, obrigada pela explicação! Vou fazer agora pela primeira vez e com a abre fácil. O doce de leite, mesmo guardado em um refratário e na geladeira, teria quantos dias de validade? Vou fazer esse recheio para bolo no pote.

    • Andressa, na dúvida, você deixa um tanto na geladeira e congela o restante. No congelador ele dura tranquilo até 3 meses. Obrigada pelo carinho, pela visita e um beijao p vc 😉

  29. Adorei encontrar a Monta Encanta muito chic minha dica para cozinhar a lata de leite condensado na panela de pressão é por um pano de prato no fundo da panela assim ele não fica batendo também para cozinhar pudim na pressão além de um pedaço de limão ou vinagre para facilitar lavar a panela.

    • Obrigada Ben Hur pelas dicas preciosas. Agradecemos sua visita, obrigada por participar aqui conosco e um beijão para você. 😉

  30. Eu adorei estas receitas continue sempre ensinando vossos truques bjs…

  31. Adorei suas dicas, os detalhes, essa receita é perfeita para mim. Como você disse, sempre tem a primeira vez.

    • Que bom Carmem, seja sempre bem vinda, todos precisamos de dicas o tempo todo… rsss… 😉 bjuss… Fabby.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *