Bolo de farinha láctea com iogurte e brigadeiro ninho

Please log in or register to like posts.
News
bolo de farinha láctea
Bolo de farinha láctea com iogurte na massa e cobertura de brigadeiro de leite ninho para fechar com chave de ouro. Bem fofinho porque o bolo leva  iogurte na massa e úmido ao mesmo tempo, não é aquele bolo seco  e com sabor delicioso de farinha láctea para lembrar  da infância. Você tanto pode bater na batedeira, quanto na mão que também dá certo e fica sempre fofo!

bolo de farinha láctea

INGREDIENTES: 

massa:

  • 3 ovos
  • ½  xícara de chá de manteiga
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 e ½ xícara de chá de farinha láctea, 200g
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • um pote de iogurte natural, 170ml
  • 1 xícara de chá de leite integral

brigadeiro de leite ninho:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colheres de sopa de manteiga
  • uma pitada de sal
  • ¼ de  xícara de chá de leite ninho em pó
  • 200ml de creme de leite usei o fresco, mas pode ser tanto o de caixinha quanto o de lata também

∗  xícara medidora de 240ml

∗ forma redonda com furo no meio de 24cm

bolo de farinha láctea

COMO FAZER BOLO DE FARINHA LACTEA COM BRIGADEIRO NINHO:

FORNO e FORMA: Em primeiro lugar pre aqueça o forno na temperatura máxima dele, na hora ‘h’ de entrar o bolo, abaixar  para 190°Celsius. Nessa hora aproveite  untar uma forma redonda de 24cm com óleo e farinha de trigo (usei desmoldante) e reserve.

DICAS: Antes de começar o bolo vale a pena ver as dicas para que ele não cresça e depois afunde, aqui e as dicas para deixar seu bolo bem fofinho, aqui. 

MASSA: Agora direto na tijela da batedeira coloque os 3  ovos inteiros e  1 xícara de chá de açúcar e bata na velocidade máxima da batedeira até dobrar de tamanho e obter um creme claro. Você tanto pode usar a batedeira, quanto um batedor de arame e bater a massa na mão ou na batedeira, como preferir.

Então, sem parar de bater adicione ½  xícara de chá de manteiga e bata por mais 1 minuto, essa aeração na massa é super importante então capricha nessa hora.

Logo depois junte 1 copo de iogurte, 170ml e bata na velocidade minina da batedeira (ou delicadamente se estiver batendo na mão) somente até misturar.

Na sequência coloque 1 e ½ xícara de chá de farinha láctea (200g) e ainda em velocidade minima da batedeira, bata somente até misturar.

Agora coloque 1 xícara de chá de leite e misture delicadamente, não bata muito nessa hora que é para não perder a aeração dos ovos batidos.

Por ultimo junte 2 xícaras de chá de  farinha de trigo e 1 colher de sopa de fermento e misture delicadamente  (velocidade minima da batedeira) somente até incorporar e até obter uma massa homogênea, a massa é pesada, não é uma massa fluida e está tudo certo é assim mesmo.

bolo de farinha láct

bolo de farinha láctea

Por fim verta a massa em uma forma untada (usei desmoldante spray) e redonda (24cm) com furo no meio  e leve ao forno pré aquecido na temperatura máxima dele.  Nesse momento abaixe para 190°Celsius e deixe por 35 minutos ou até espetar o palito ( no centro do bolo, ele saia  limpo. Depois decore com a cobertura de brigadeiro de leite ninho polvilhado por farinha láctea para decorar.

bolo de farinha láctea

BRIGADEIRO DE LEITE NINHO: Em uma panela coloque 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga, ¼ xícaras de chá de leite ninho em pó.  Então misture tudo  e leve ao fogo médio por 6 a 8 minutos. Por fim desligue o fogo e junte 200ml de creme de leite e misture.

Se você gostou,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram em tempo real.   Então vem com a gente AQUI, vem ficar  pertinho.

bolo de farinha láctea

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas bolo   AQUI, um mais gostoso que a outro!

Obrigada e até a próxima, Rosi e Natalia Posses

 

Deixe uma resposta