Geléia de Morangos inteiros, pedaçuda!

Please log in or register to like posts.
News
geléia de morangos

Geléia de Morangos inteiros!

Geléia de Morangos, caseira, além de  mais em conta  é incrivelmente fácil de fazer. Fica mais saborosa, é  mais saudável e sem conservantes.

A geléia reveste o pão, a torrada do café da manhã e do lanche da tarde.  Fica ótima,  acompanhada de iogurte ou como calda de sorvete. Combina como cobertura ou recheio de bolo ou sobre torta ou ainda panqueca e até com prato salgados com queijo, carnes e salada.

Se colocada num  recipiente de vidro com tampa e  decorada com  uma etiqueta impressa por você, na impressora de casa mesmo e com um barbante, vira uma ótima opção  de ‘presente’  ou  ainda dá para ganhar uma graninha extra, vendendo esses vidrinhos, por até 10x mais o valor de custo da produção.

Geleia de Morango

Também pode ser feita, na versão light, isenta de culpa, substituindo o açúcar por adoçante dietético.   Pode-se fazer com as frutas congeladas ou frescas. E com qualquer outra fruta da sua preferência.

Se optar por uma fruta mais  firme  como maçã ou melão por exemplo, a única dica é picar as frutas em pedaços menores, para que se desmanchem mais facilmente e durante o cozimento, amassar com um garfo, os pedacinhos resistentes que por acaso teimarem em ficar inteiros, faça isso enquanto a geleia ainda ganha consistência no fogo.  Se achar necessário acrescente um pouquinho de água, mas vá devagar com a água, só a necessária para ajudar o cozimento das frutas mais durinhas.
Page 16

INGREDIENTES:

  • 3 caixas de morangos
  • 1 xícara de açúcar branco ou açúcar mascavo ou ainda adoçante dietético, neste caso, use 1/2 xícara.
  • raspas de 1/2 limão tahiti, aqui

Page 3

COMO FAZER GELÉIA DE MORANGOS:

limão :Comece  ralando a casca de ½ limão tahiti. Cuidado para não retirar a parte branca, que é amarga, dicas aqui. Reserve.

Em seguida retire  o cabinho verde dos morangos, despreze-os

Page 4

Depois higienize-os bem,  bem lavando-os sob água corrente.  Escorra.

Coloque a fruta lavada e escorrida  em uma panela média.

Page 5Fogo médio, até ferver, depois abaixe.

Para o morango, não é necessário acrescentar água, a fruta libera suco natural suficiente para o preparo da calda ou geleia, formando sozinha  um ‘xarope’ espetacular.

Page 7

Junte 1 xícara de açúcar, raspas de ½ limão tahiti e  misture. Deixe em fogo baixo 15- 25 minutos dependendo da consistência desejada, calda ou geleia.

A geleia deve ser preparada sempre em fogo médio ou baixo, nunca alto.  É importante que o cozimento seja lento, a fim de que a fruta libere a pectina, substância natural que confere textura encorpada e gelatinosa da geleia.

Page 9Frutas como morangos, amoras, peras e laranjas de dissolvem mais facilmente.  Há quem goste de geleias mais pedaçudas, outros preferem as mais homogêneas. Ao gosto do freguês.  Se preferir mais homogênea, ainda dá para passar numa peneira ou utilizar um mixer ou liquidificador – quando já fria – por uns instantes, no pulsar.

Ao passar na peneira, nos livramos também de algum caroço que por ventura a fruta possa conter.

Em geral, fazer geleia, não tem mistério nenhum, em poucos passos você sua   geleia caseira. O que vai dar consistência à elas, é a pectina. Liberada pouco a pouco durante o cozimento, encorpando a mistura e deixando-a, como o nome diz, gelatinosa.

Page 17

GELÉIA DE MORANGOS

Para que as geleias durem 2 meses na geladeira, o ideal é esterilizar o recipiente.

Ferva o vidro e a tampa – se não for de plástico –  em uma panela grande o suficiente para que ele fique submerso por inteiro.   Na hora de retirar o vidro, melhor usar uma pinça, esterilizada. E deixe-o secar naturalmente,  vire-o de cabeça para baixo sobre um pano limpo e seco, assim o ar não contamina o interior.

Se  for de plástico, lave bem e  apenas escalde, não ferva em água para evitar que se deforme ou libere toxina.

No freezer, se bem tampadas duram  até 6 meses.

Page 18

Durante o cozimento, faça o teste, para saber se a fruta atingiu o ponto de calda ou de geleia:

Coloque um pouco de geleia sobre um prato limpo. Passe o dedo no meio, riscando a geleia:

  • se a mistura depois de separada unir-se novamente, este é o ponto ideal para a calda
  • se não unir-se novamente é o ponto de geleia.

geleia-de-morangos

Um  verdadeiro êxtase,  deleite simples e lindo se  servido em taça de vinho sobre um Yogurt Greco, sobremesa fácil,  chique e  saudável!

Experimenta também Geléia de Morango, macerada, receita aqui

Obrigada pela companhia, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 10-15 minutos
  • Tempo de Cozimento: 8-20 minutos
  • Rendimento:  depende da quantidade de fruta

you-tube-monta-encanta1-1024x512

 

Salvar

6 comments on “Geléia de Morangos inteiros, pedaçuda!

  1. Oi Rose pra que serve o limão?
    Estou começando um negócio de iogurte natural cim Caldas mais antes estou testando as receitas se tiver mais sobires de geleia ou calda para me enviar eu agradeço.

  2. Oi Rosi! Procurei tantas receitas, mas amei a sua, a forma de explicar e o conhecimento que me passou.
    Estou fazendo nesse momento a geleia para rechear um bolo. Obrigada pelas explicações e disponibilidade em compartilhar!
    Uma curiosidade: por que em sua receita vão apenas raspas de limão e nas outras vai a calda? Faz diferença?
    Beijo

    • Andreia, acho que com as raspas eu consigo saborizar sem correr o risco de amargar. isso por que as vezes o suco muda de sabor ao ser aquecido, já com as raspas a gente ao corre o risco! Mas já fiz com suco de limão também, já fiz com os 2. Bom experimentar e escolher o seu preferido! Obrigada pelo carinho e por participar aqui conosco, um beijo para você!

  3. Oi Rosi! Você não colocou na receita, mas com os morangos congelados seguimos a mesma instrução? Porque normalmente essas frutas congeladas soltam mais água, né? Beijos, Julyanna!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *