Pão de Ló Fofíssimo

Please log in or register to like posts.
News

Pão de Ló Fofíssimo

Depois de muito insistir com várias tentativas de receitas testadas, esta foi a melhor das melhores descobertas do MUNDO!!!

Chega de bolo “batumado”, de não crescer, de não ficar fofo o suficiente.

Eu  sou apaixonada por um bolinho simples, daquele bem fofinho e saboroso.

E esta receita de pão de ló é tudo isso aí que a gente espera de um bolinho fofo e mais um pouco…

Não se assuste, porque é simples mesmo de fazer.

Quando fiz a primeira vez, achei que podia não ter acertado, tamanho simplicidade, mas o bolo saiu absolutamente PERFEITO! Fofíssimo, muito saboroso e na altura certa!

Pão de Ló Fofíssimo

 

INGREDIENTES:

  • 4 Ovos
  • 3 xícaras de Farinha de Trigo (peneire antes)
  • 2 xícaras de açúcar (peneire antes)
  • -1 xícara de chá (240ml) de leite integral (pode ser substituido por suco de laranja ou outro sabor)
  • 200g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de fermento

COMO FAZER:

  1. Pré aqueça o forno a temperatura de 180 graus.
  2. E antes do preparo vale a pena dar  uma espiada aqui, nas dicas de como preparar um bolo sempre fofo, como usar sempre todos os ingredientes em temperatura ambiente… e outras cositas mas
  3. Separe as gemas das claras e bata as claras  na batedeira até ficarem em ponto de neve, para saber se estão no ponto vire a tigela de cabeça para baixo e se não escorrer, significa que está no ponto. Mas não ultrapasse o ponto de neve, pois as claras em ponto de neve, aqui muito duras podem ressecar o seu bolo.   Reserve
  4. No mesmo bowl da batedeira, não é necessário lavar, bata o açúcar peneirado, a manteiga e as gemas dos ovos  na batedeira, até  que a mistura fique bem macia com aparência de um “creme clarinho”.
  5. Tenha paciência nesta etapa pois essa aeração na massa é a principal responsável pela fofura do nosso bolo. Bata por pelo menos 10 minutos.
  6. Diminua a velocidade da batedeira para 1 ou o mínimo da sua e comece acrescentando a farinha peneirada, depois  o leite e vá assim, aos poucos, intercalando até ter misturado todos os ingredientes e obter uma mistura homogênea.
  7. Acrescente as claras em neve batidas e reservadas  a massa mexendo  levemente ate que tudo fiquei muito bem incorporado.
  8. Acrescente o fermento, mexendo bem levemente, você pode até bater na batedeira para misturar, mas use velocidade baixa e bata somente até incorporar.
  9. Eu prefiro bater tudo na batedeira mesmo uso na velocidade 1, mas se a sua não tiver uma velocidade bem baixinha, melhor misturar  na mão.
  10. Gosto de untar com manteiga e açúcar, mas unte conforme sua  preferência. (forma +ou- 26cm)
  11. Despeje na forma
  12. Distribua uniformemente  a massa, para que um lado não fique mais “cheio”que o outro .
  13. Coloque no forno em temperatura média  por volta de 45 minutos a 1 hora, faça o teste do palito para ver se a massa já esta assada.

Amo variar e para sair do bolo comum faço este na versão bem casado fica, INCRÍVEL!

Aí é só cortar o bolo ao meio, umedecer com calda de água + açúcar, rechear com doce de leite feito na panela de pressão em ponto médio, aqui e cobrir com açúcar de confeiteiro peneirado, mas esta fica para um outro dia, prometo esta  montagem uma próxima vez,  para você ver!

Vale a pena também!

Bolinho  básico, pra comer sozinho, ou para ser usado como base, dá inúmeros montagens, dá para variar um monte!

 

Pão de Ló Fofíssimo

Experimenta e depois me conta o que achou

Tenho certeza que se irá se apaixonar, assim como eu.

 

Beijinhos  :))))   Natalia Posses

 

 

Page 1

  • Tempo de Preparo:20 minutos
    Tempo de cozimento: 45 minutos
  • Nível de dificuldade: Fácil
  • Rendimento: 8 a 10 Porções

Salvar

Salvar

Salvar

19 comments on “Pão de Ló Fofíssimo

  1. Olá Rosi,faço sempre suas receitas e AMO !!!!! Tenho uma dúvida com essa massa: Ela pode ser usada para um naked? E qual a melhor marca de manteiga?

    • Nayara, pode sim! O naked baixo de 2 ou 3 andares no máximo. isso por que ele é fofissimo, não aguenta uma estrutura muito alta e pesada! Mas já fiz e dá certo. A manteiga uso aviação, mas é gosto pessoal. Outras marcas também dão super certo! Obrigada pelo carinho e por participar aqui conosco, 😉 Um beijo!

  2. Posso substituir uma parte da farinha de trigo por maisena?

  3. Não entendi em que momento deve se bater por 10 minutos. Seria na velocidade 1 enquanto adiciona a farinha, o leite… ou em outro momento? Por favor preciso fazer essa receita ainda hoje!!

  4. bom dia. posso substituir a manteiga pelo óleo, se sim e qual a quantidade de óleo
    Obrigado

  5. Fiz essa receita igual pede, Ficou maravilhosa

    • Que alegria Rosineide! feliz que aprovou Obrigada por participar aqui conosco e um beijão para você!

  6. Oi Rosi! Já fiz um bolo com essa massa. Ficou ótimo!
    Uma dúvida: pensei em cortar o bolo em 3 fatias. Estou com receio de ficar muito fino e a massa esfarelar na hora de montar. Qual sua opinião? Quero fazer um bolo com recheio de limão rsrs.
    Ah, se dividir em 3, continuo umedecendo com 50ml de leite ou diminuo a quantidade?

    Obrigada! Beijo

    • Mariana, esta massa é fofissima, teria medo de cortar em 3. e para umedecer melhor diminuir a quantidade também. Já fez? me conta! ❤️ um beijo

  7. Para fazer de chocolate qual a quantidade fica bem?

    • Olá Raquel, eu uso 1/2 xícara de chocolate em pó e uma pitadinha cerca de 1 colher de café rasa de bicarbonato em pó. Obrigada pela visita e um beijão p vc

      • Obrigada pela dica. Essa receita é supermaravilha, só uso ela agora!!!
        Parabéns pelo ótimo site, receitas deliciosas

  8. Bom dia!

    Queria muito fazer essa receita mas a minha batedeira não é desse tipo, é da normal. Funciona direitinho para esta receita?

    Obrigada e parabéns pelas receitas!

    • Olá Sarah, super funciona com qualquer batedeira, dá até para bater na mão! Experimenta e me conta, linda semana para você. beijo grande 😉

  9. OLÁ… VENHO ATRAVÉS DESTA TE PARABENIZAR PELAS RECEITAS MARA QUE VOCÊ POSTA!!! TENHO UMA DÚVIDA NESSA SUA MASSA DE PÃO DE LÓ PEDE MANTEIGA, GOSTARIA DE SABER SE PODE SER SUBSTITUÍDA POR MARGARINA, JÁ QUE É MAIS BARATA. OBRIGADA. NAYARA.

    • Olá Nay, tudo bem? Pode substituir sim a manteiga pela margarina, mas o resultado vai ser diferente. Esta massa de pão de ló é super fofa, bem leve, com margarina ela vai ficar um pouco mais esfarelenta, mais úmida e mais pesada. Se você não for fazer bolo estruturado, com recheio não tem problema nenhum em substituir, já se for cortar ao meio para rechear melhor usar a manteiga que deixa a massa mais compacta idel para estruturar o bolo. Um beijão p vc 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *