Batata Sauté simples de fazer e deliciosa!

Please log in or register to like posts.
News
batata sauté
Batata Sauté é um dos melhores acompanhamentos, para incrementar um almoço ou jantar. Bem simples de fazer, agrada a maioria dos convidados e fica incrivelmente saborosa!

Sauté: Esse termo vem de uma palavra francesa que significa ‘saltar’. Em culinária, sauté é pôr a comida em panela muito quente, com um pouco de manteiga ou óleo, e sacudi-la durante o processo de cozimento.

Nem sei se existe mesmo uma receita tradicional, aprendi esta com a minha mãe que aprendeu com a mãe dela que aprendeu com a minha bisa … e o pessoal aqui em casa adora de paixão.

Preparar uma sauté não tem segredo e com as dicas a seguir,   você conseguirá em poucos passos,  arrancar inúmeros elogios.

Então bora lá conferir  como é fácil fazer, batatinhas sautées:

INGREDIENTES:

  • 50 g de manteiga sem sal
  • 200 g de batatinhas redondas pequenas
  • 20 g de salsinha picada
  • 1 tablete de caldo
  • 1 folha de louro
  • 3 dentes de alho descascados, aqui 3 maneiras de descascar o alho em 1 seg

COMO FAZER BATATA SAUTÉ:

  1. Em primeiro lugar cozinhamos as batatinhas. Para isso, coloque-as em uma panela e cubra com água> Depois  leve ao fogo alto para cozinhar com casca e tudo. Se preferir, retire a casca.  Segundo a minha ‘bisa’  cozinhar com  a casca é importante porque  assim as batatinhas absorvem uma quantidade menor de água. Quanto menor umidade mais crocantes elas ficam.
  2. Gosto de dar uma temperadinha acrescentando ao cozimento 3 dentinhos de alho, 1 caldo de bacon e 1 folha de louro, mas é opcional, se você preferir temperar de outra maneira, ou tiver restrição ao sódio, fica a gosto.
  3. Assim que  levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe as batatas por 10min ou até espetar com o garfo  você observar que elas estão  macias (o  garfo entra com facilidade) porém sem deixar que cozinhe demais.
  4. Logo após cozida, escorra as batatas, despreze o caldo e deixe esfriar um pouco.  Assim você consegue de retirar as cascas sem se queimar. Dá para retire com a mão mesmo, ela solta bem facinho. (veja a foto)
  5. batata sauté
  6. Então em uma frigideira larga, derreta a manteiga, junte as batatinhas sem a casca  e frite/
  7. Agora salteie (movimentando a panela) até elas ficarem crocantes por fora e bem douradinhas, cerca de 3a 4min.
  8. Espia só como ficam lindinhas?  Certamente você está com  água na boca …  pelo menos eu estou 😉
  9. Finalmente desligue o fogo e  por ultimo salpique  salsinha

prontas para servir, hummmmm….

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta pelo INSTA,  AQUI   Então vem a gente!

Neste dia eu servi com molho branco dill, receita aqui  e filé de abadejo, receita aqui

batata-sautee

 

Veja também Abobrinha Gratinada, aqui 

 

  • Rendimento: 4 porções
  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de Cozimento: 10 a 15 min para cozinhar
  • +3min para saltear

Monta Encanta   e  arrasa hein,  depois  me conta!  Obrigada pela visita e até a próxima, Natalia Posses.

 

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

28 comments on “Batata Sauté simples de fazer e deliciosa!

  1. Nossa que delícia parabéns pela receita, eu vou fazer. Bjs sucesso.

  2. Hum… q delícia! Na verdade a batata saité usa apenas um pouco de manteiga e apenas joga dentro da manteiga e tira imediatamente. Ela nem fica muito corada, parecendo frita como essa. Depois se joga um tanto de temperos verdes pir cima ou temperos desidratados. Por isso o nome sauté ou salteadas! Elas são apenas salteadas na manteiga! Mas já comi desse jeitinho e digo q é melhor! Fica com uma casquinha por fora!

  3. Fiquei curiosa com esse molho branco na foto pra servir com as batatas rsrs

  4. Posso aproveitar a água do cozimento. E por no arroz.

    • Pode sim Claudete, excelente sugestão! Depois conta para gente se aprovou e Um beijo para vc

  5. Realmente uma delícia, minha esposa e meu moleque adoraram, agora vou ter que fazer direto rsrsrs
    na minha batata só acrescentei pimenta calabresa, ficou realmente uma delícia 🙂 Parabéns pelo blogue e parabéns pela receita.

    • uhuuu Hermano, que carinho bom! adoro pimenta calabresa vou provar! obrigada por participar aqui conosco e um beijão p vc

  6. Frito no óleo ou no azeite

  7. Oi Rosi, tudo bem? gosto muito de batata sauté, mas meu marido odeia manteiga… será que se eu fizer com azeite fica boa também? ou você tem outra sugestão?

    • com azeite vai ficar incrivel! depois conta se o maridao aprovou! obrigada por participar aqui conosco e um beijao p vc

  8. Muito bom !

  9. Obrigada!!!!
    Deliciosas e práticas receitas!!!

  10. Realmente fica uma delícia, sempre faço estas batas em casa, e todos aprovam. Vou indicar este site no meu Blog de Leitura, se você me permite.
    O que é bom tem que sr mostrado.
    Se quiser visitar o Blog esteja a vontade.
    http://marilise3673.blogspot.com.br/

    Abraços.

    • Mari, visitei e ado rei! Parabéns pela iniciativa e incentivo a leitura 😉

  11. Obrigado Rosi Seligra !! eu fiz e ficou igual e delicioso obrigado por postar , tudo muito bem explicado show !!!

    • Eu é que agradeço Daniel, seu retorno, sua gentileza! obrigada e um beijão p vc 😉

  12. humm !! eu fiz e adorei e ainda dei meu toque kkk coloco orégano; fica uma maravilha !!!! Uma delícia de receita parabéns não só por essa mas por todas as receitas e pelo passo a passo que eu adoro e fica fácil de fazer !!!!!SUCESSO

    • Obrigada Cátia pelo carinho e pela dica! Da prox vez vou experimentar com orégano! Um beijão p vc 😉

  13. receita bem explicada,as fotos bem tiradas,ajudaram muito.

  14. hum, deu água na boca. Vou fazer pra acompanhar seu pernil de ano novo… Amei!!!

    • Delicia Claudia, e aí aprovada? espero que sim! obrigada por participar e um beijão para você 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *