Grão de bico com mandioquinha (batata baroa)

Please log in or register to like posts.
News
grao de bico com mandioquinha
Grão de bico com mandioquinha, linguiça calabresa defumada e bacon, tem um sabor para lá de delicioso! Tanto pode ser servido como acompanhamento do  arroz, substituindo o tradicional feijão, quanto servido como sopa. Ele é cozido com sofrito, com  linguiça e com o bacon, o grão absorve todos os sabores do caldo. No final do preparo ele recebe um dente de alho cru, vinagre e cebolinha fresca que entram com o fogo já desligado e faz toda a diferença de sabor. Experimenta!

grao de bico com mandioquinha

Se você nos acompanha pelo INSTA pode ver esse preparo ao vivo, caso não viu e queira ver, é só clicar AQUI.

INGREDIENTES:

  • 1 fio de azeite
  • 250g de grão de bico
  • 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise. 
  • 1 linguiça calabresa defumada ou paio fatiado e sem a pela
  • 100g de bacon picado
  • 4 dentes de alho descascado e amassado
  • 300g de mandioquinha (batata baroa)  cortada em cubos pequeno/médio
  • ervas de sua preferência (usei alecrim seco, ervas finas seca, páprica defumada e cúrcuma)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • cebolinha fresca a gosto
  • 1 colher de sopa de vinagre (pode qualquer vinagre, tanto o tinto quanto o  branco)
  • quanto basta de água fervente

COMO FAZER GRÃO DE BICO COM MANDIOQUINHA:

Em primeiro lugar coloque o grão de bico de molho,  melhor na noite anterior ao preparo ou por pelo menos 2 horas.  Isso porque todo e qualquer grão é preciso deixar de molho senão ele se torna um anti-nutriente no nosso organismo, veja mais sobre a importância de deixar de molho AQUI. 

Então direto na panela de pressão coloque 1 fio de azeite  e o bacon picado em cubos grandes ou pequenos, como você preferir e deixe por 5 minutos ou até o bacon dourar. Logo depois junte a linguiça calabresa fatiada e sem a pele e doure-a por 2 minutos.

Agora  antes de colocar o alho, retire a panela do fogo, (para não queimar o alho) e junte 3 dentes de alho amassado (reserve 1 dente para o final do preparo).

Com ajuda de uma colher  misture e então volte a panela ao fogo  e deixe por 40 segundos a 1 minuto no máximo ou até o alho alourar (não pode escurecer, senão ele amarga). Em seguida junte a cebola picada e misture novamente. Então deixe a cebola por 1 minuto ou até ficar translúcida.

Depois escorra o grão de bico do molho, lave-o em água corrente e coloque-o escorrido na panela de pressão e tempere com os temperos de sua preferência (usei alecrim seco, páprica defumada, pimenta do reino, ervas finas seca e cúrcuma a gosto).

Deixe para colocar o sal, apenas no final do preparo, isso porque   a linguiça e o bacon contém sal.

grao de bico com mandioquinha

GRÃO DE BICO COM MANDIOQUINHA (BATATA BAROA)

Agora misture tudo, deixe o tempero envolver todos os grãos e complete com água fervente.

Por fim tampe a panela e após ela começar a apitar, deixe cozinhar por 30 minutos.  Esse tempo é apenas uma referência, uma vez que o cozimento vai depender do grão, da sua panela de pressão e também do fogão.

Espere todo o vapor sair da panela e só então abra, se o grão já estiver cozido junte a mandioquinha em cubos e deixe cozinhar com a panela destampada por 10minutos ou até a mandioquinha (batata baroa) cozinhar.

Caso o grão de bico não estiver cozido, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por mais 10minutos antes de colocar a mandioquinha.

Por ultimo, quando a mandioquinha já estiver cozida, desligue o fogo e com ele desligado junte 1 dente de alho amassado, 1 colher de sopa de vinagre e a cebolinha fresca a gosto (usei ½ xícara de chá de cebolinha congelada).

Agora é só misturar tudo e servir com arroz, ou como sopa e bom apetite!

Se você nos acompanha pelo INSTA pode ver esse preparo ao vivo, caso não viu é só clicar AQUI. 

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta, pelo insta, AQUI .  Então vem com a gente!

E se você como eu, é fã de grão de bico, dá uma olhada nestas outras receita,  AQUI. 

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra.