Feijoada Completa

Please log in or register to like posts.
News
Feijoada Completa

Por que hoje é sábado e nada melhor do que uma feijoada completa, para homenagear este dia. Agrada a maioria, o que o torna certeza de sucesso na hora de reunir os amigos.

É uma receita nossa, típica brasileira.   Faz sucesso do Norte ao Sul do país,  uma das receitas mais conhecidas do nosso Brasil.

Tradicional é passada de geração para geração, de mãe para filha.  Cada um tem seu jeitinho, suas manhas e sabe bem como prepara-la com os temperos  característicos da nossa culinária rica e diversificada.

Este prato representa como nenhum outro, a nossa  brasilidade. E é a Recepediabox  quem faz a homenagem e nos dá a receita de hoje, que é MARA e com certeza vale a pena ser compartilhada e refeita!

Ainda não testamos a receita, mas já a compartilhamos  aqui com você!Para que você já a   aproveite.

Espero que goste  das dicas  e compartilhe conosco suas experiências por meio das redes sociais e hashtag #montaencanta e #recepediabox 😉 e bom feriadão prolongado, regado a uma feijuka bem gostosa!

Feijoada Completa

foto: recepedia

 INGREDIENTES:
1 orelha de porco salgada cortada em pedaços pequenos
2 pés de porco salgados, cortados em pedaços pequenos
1/2 k de carne seca cortada em pedaços pequenos
1/2 k de costelinha de porco salgada cortada em pedaços pequenos
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola média picada, brunoise
300g de linguiça calabresa defumada cortada em rodelas grossas
300g de paio cortado em rodelas grossas
400g de lombo defumado porco cortado em cubos
1/2 k de feijão preto
1 laranja sem casca
2 cubos de caldo de BACON #arisco
2 litros de água fervente

11820470_769109506531061_1798522264_nfoto: recepedia

COMO FAZER:
1.Na véspera, em uma tijela coloque a orelha e os pés de porco e cubra-os com água fria. Troque a água 4 vezes durante esse tempo.

2.Em outra tijela, coloque a carne seca e a costelinha de porco e cubra-os com água fria para dessalgar. Troque a água 4 vezes.

3.No dia seguinte, coloque o feijão em uma tijela, cubra com água e reserve por 1 hora.

4.Escorra a orelha e o pé de porco e coloque-os em uma panela de presão cobertos com água fria. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos, contados a partir do inicio da pressão. Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Escorra-a e reserve

5.Escorra a carne seca e a costelinha e coloque-as na panela de pressão cobertas com água fria. Tampe e cozinhe por 15minutos, contados a partir do inicio da pressão. Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Escorra as carnes e reserve.

6. Na mesma panela, aqueça o óleo e doure a cebola. Junte a linguiça o paio, o lombo defumado e refogue por mais 3 minutos. Junte o feijão escorrido, as carnes pré cozidas reservadas e a laranja.

7.Acrescente os cubos de caldo de BACON e a água fervente. Tampe e cozinhe por 15minutos, contados a partir do inicio da pressão.

8. Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Retire a laranja e leve novamente ao fogo. Cozinhe em fogo baixo, com a panela parcialmente tampada- sem a pressão, por mais 30 minutos ou até engrossar o caldo e os ingredientes estarem cozidos.

9. Passe para uma travessa e serva em seguida.

11917833_893297634058189_395357484_nfoto: recepedia

DICAS:
1.Para acompanhar a feijoada, prepare couve refogada em uma frigideira grande, aqueça 2 colheres de sopa de azeite e junte 1 maço grande de couve picada. Tempere com 1 colher de chá de tempero completo arisco sem pimenta e refogue por 3 minutos ou até secar, receita aqui.

2. Farofa de milho temperada fica uma delicia, receita aqui.

2.Todos os ingredientes salgados, devem ser dessalgados por pelo menos 12 horas, trocando-se a água 4 vezes nesse período.

3.Você pode substituir os ingredientes da feijoada. Experimente colocar língua de porco salgada ou defumada, rabo de porco salgado, joelho de porco salgado ou defumado, ou outros cortes de carne suína salgada ou defumada. Se salgada não esqueça de dessalgar, se defumada não é necessário o dessalgue.

4. Experimente preparar um molho com pimenta para acompanhar a feijoada. Retire 2 xícaras de chá do caldo de cozimento e passe por uma peneira. Deixe esfriar e junte o molho de pimenta a gosto e cheiro verve picado. Sirva em seguida.

11850181_1489179631382103_357689985_n

Feijoada Completa

Rendimento 8 porções

Tempo de Molho: 12h

Tempo de preparo: 1h + 30min

Deixe uma resposta