Massa de Crêpe

Please log in or register to like posts.
News
Massa de Crêpe

Um prato antigo, que é reinventado a cada receita, o crêpe é um dos pratos mais versáteis. Pode ser servido salgado ou doce, simples ou recheado, aberto ou fechado, como sobremesa ou prato principal.

Confira as dicas e curiosidades da crêpe que  encanta os mais exigentes paladares.

DICA: a consistência da massa e o controle da temperatura do cozimento dos discos, são os únicos dois pontos essenciais para o sucesso dos  d da massa de crêpe. Que  deve ser fina, lisa porém cremosa. A frigideira deve estar bem quente o bastante para firmar a massa rapidamente sem doura-la antes de estar cozida.

Em geral é raro conseguirmos a temperatura ideal para fritar a primeira crêpe que tende a tostar, antes de ficar firme o suficiente para ser virada sem quebrar. Mas a partir da segunda, já  fica fica fácil fazer a crêpe.

Massa de Crêpe

CURIOSIDADE:Já ouviu falar do Crêpe Suzette?

Claro que sim, uma sobremesa francesa bem  famosa, montada com licor e suco de laranja, casca de tangerina e flambada com conhaque. A receita é do chef Henri Charpentier, que, em janeiro de 1896, serviu-a ao então príncipe de Gales Edward VII, rei da Inglaterra até 1910. Ele adorou a sobremesa e a batizou de Suzette, nome da jovem que o acompanhava. 😉

Ainda não temos a receita aqui, mas prometo para breve. 😉

Page 23A receita da nossa massa de crêpe de hoje, foi inspirada no livro de sobremesas da famosa escola  Le Cordon Bleu, e é bem versátil.

A mesma massa, sem acrescer ou reduzir açúcar, pode  ser tanto usada para receita doces,  como para receitas  salgadas.

Page 2INGREDIENTES:
3 ovos inteiros
175ml de leite
75ml de água
170g de farinha
1 colher de sopa  de óleo ou 1 colher de manteiga derretida
1/2 colher de chá  de sal

COMO FAZER:

Massa:

No copo de medidor coloque 175ml de leite e  leve o leite ao copo do liquidificador

Page 1

Ainda no  copo medidor, meça 75ml de água e leve ao copo de liquidificador junto com o leite.

Page 3Na bancada bata o ovo contra , e coloque-o inteiro, gema e clara dentro  de uma tijelinha, só então leve-o ao copo do liquidificador. Faca isso com os 3 ovos. assim você  não corre o risco,  casa tenha um ovo estragado,  de perder o restante da receita

Page 4Junte 1 colher de café rasa de sal, 1 colher de sopa de óleo ou manteiga derretida e 170g de farinha de trigo, use o copo medidor para medir. 😉

Bata por 1-2 minutos até a mistura ficar homogênea.

Page 5Leve a geladeira por 30 minutos antes de usar. Se usar a massa em seguida irá crescer ou formar bolhas. Se a massa ficar muito espessa depois de descansar,  junte um pouco de leite.

Page 6PANQUEQUEIRA:

Conhece essa panquequeira côncava ? Também conhecida como panquequeira invertida? 

Ela é da linha Dona Chefa. E um daqueles ‘achados’ que facilitam e muito o nosso trabalho  na hora de montar nossas crêpes. Além de reduzir o tempo de preparo, sua forma côncava não permite que os discos fiquem muito grossos.   Eu que não conhecia apaixonei, como um utensílio tão simples, pode facilitar tanto  na cozinha?  Dica Boa que merece ser compartilhada.

Se você conhece sabe, se ainda não,  vale a pena investir em uma dessas . A panela tem ótimo custo benefício, custa R$ 20,00   e esta a  venda aqui na loja virtual  Panela e Cia, que também tem perfil no facebook

Nós ganhamos a nossa e foi o melhor presente dos últimos tempos. Obrigada Panela e Cia 

Page 7

Discos de Crêpe:

Depois de deixar a massa crua descansando na geladeira por 30 minutos. Leve-a a um prato fundo. Se achar que a massa está muito espessa junte um pouquinho de leite.

Então ligue o fogo alto e aqueça a panquequeira por 2 -3 minutos até que ela esteja quente. Unte a panquequeira com fio de azeite espalhando com  um pincel.

Page 9Coloque a panquequeira dentro do prato fundo com a massa, cobrindo toda a extensão da panela.

Page 10Vire a panquequeira com a parte côncava para cima e deixe em fogo médio até a massa cozinhar dourar  e você conseguir desgrudar as laterais.

Page 11Com uma  espátula, você solta as laterais e coloca a panqueca num prato, para poder vira-la e cozinha-la do outro lado.

Page 12O ponto da massa depende do gosto do freguês, há quem prefira os discos bem branquinhos outros mais moreninhos. Particularmente gosto delas bem douradinhas.

Page 13Faça quantos discos a massa permitir. Essa quantidade rendeu cerca de 8 discos. mas vai depender da espessura de cada disco que você fizer e essa quantidade pode variar um pouco.

Page 14Os crepes podem ficar pré prontos na geladeira e  montados só na hora ‘h’    😉

Page 15

Caso você  não tenha uma panquequeira côncava invertida, também é possível fazer os discos em uma  FRIGIDEIRA:

1. Aqueça um pouco de manteiga clarificada ou óleo ou azeite, na frigideira, e retire o excesso. Incline a frigideira e despeje um pouco de massa.
2. Incline e gire a frigideira ao colocar a massa, espalhando-a para formar uma camada fina e regular.
3. Quando o crepe dourar embaixo, solte-a e vire-a com uma espátula. Agite a frigideira para endireita-la.
4. Frite até dourar do outro lado. Intercale as crepes uma sobre as outras conforme forem ficando prontas, formando uma pilha de crepes.

2foto ilustrativa retirada do livro le Cordon Bleu

 

Page 21

Como dobrar os crêpes?

Existe 3 modos:
1.Fans, recheio fica aparente ou
2.Pannequets ou ainda
3.Cigarretes que  envolvem o recheio por completo.

 

Page 2foto ilustrativa retirada do livro le Cordon Bleu

1. Fans – leque
A maneira mais tradicional para dobrar crepes é em formato de leque – dobrada ao meio duas vezes. Essa apresentação mostra o recheio.

2.Pannequets – quadradas
Para dobrar a crepe em quadrados ou pannequets, dobre as bordas laterais até o meio, cobrindo o recheio. Dobre a borda inferior até o centro e sobreponha a superior.

3. Cigaretts – enroladas
Para formar cigarrets, dobre os lados para dentro, sem se tocarem. Enrole a borda inferior para cima. Dica: não aperte demais para não escapar o recheio.

como-dobrar-crepefoto ilustrativa retirada do livro le Cordon Blue

Vale a pena experimentar a receita desta massa de crêpe, do livro Le Cordon Bleu, que é especial.  Aqui em casa foi super aprovada 😉

Experimenta servi-la quente, recheada com creme de chocolate, ao lado uma bola de sorvete gelada e calda de chocolate caseira … Será a receita da nossa próxima quinta-feira, não perca!

Page 36

Espero que goste também!

Obrigada pela companhia, beijo grande Rosi Seligra

Tempo de Preparo: 10 minutos

Tempo total de Cozimento: 30 minutos

Rendimento: aproximadamente 6-8 discos de crepe

 

 

3 últimos dos 4 comentários em “Massa de Crêpe

  1. Hummmm me deixou babando.
    Adoro sua página e seu bom gosto.
    Beijo na alma!

  2. Esta receita serve para fazer aqueles crepes na maquininha de crepe.. q vc coloca a massa, o receio, depois a massa, coloca um palito e fecha..

    • Acredito que sim Gisele, testou? conta para gente! Obrigada por participar e um beijão p vc 😉

  3. Parece ótimo.. Vou experimentar..

Comments are closed.