Conchigliones de bacalhau ao molho sugo

Please log in or register to like posts.
News

Conchigliones de bacalhau ao molho sugo.    Conchinhas de massa al dente de bacalhau com molho ao sugo.   A dica aqui é usar o bacalhau já desfiado, mais em conta que o bacalhau em posta.  O mesmo usado para fazer os bolinhos de bacalhau, costuma ser vendido em bandejinha nos hipermercados.

Para ter uma cozinha prática, é fácil!  Com algumas dicas bastante  simples diminuímos o tempo e facilitamos muito o preparo do prato.

Como a dica de ter sempre à disposição  bacalhau congelado e já dessalgado.   Deixamos as lascas  de molho e já dessalgado levamos ao freezer, congelamos e pronto para o uso.  Sempre a mão a disposição, dicas aqui

  • Descongele o bacalhau
  • Molho congelado, também facilita um monte, Molho ao Sugo, aqui.

Aí fica pá pum, até quando vamos montar com um prato um pouco mais elaborado como este.

INGREDIENTES:

  • Molho béchamel, aqui com cebola e aqui clássico.
  • 1/2k de bacalhau (bandejinha dessalgado e congelado, aqui)
  • 250g de macarrão conchiglione ‘al dente’, aqui
  • 4 dentes de alho picados
  • 1/2 xícara de cebolinha
  • 1 cebola picada, aqui

Corte brunoise – Técnica usada pelos chefs  que além de facilitar  a técnica propicia tamanhos uniformes  o que garante, durante a cocção alimentos cozidos por igual, sem partes cruas nem cozidas demais, além de uma apresentação muito mais bonita.

COMO FAZER:

  1. MOLHO BÈCHAMEL:Faça uma receita de béchamel, dicas aqui, diminuindo a quantidade do leite para 400ml, o béchamel deverá estar mais ‘encorpado’ no  ponto de recheio. (proporção/recheio: 200ml de leite para cada colher  de sopa de farinha de trigo).
  2. REFOGADO DE BACALHAU: primeiro doure o alho no azeite, depois doure cebola e acrescente o bacalhau já descongelado e refogue por uns 10 minutinhos. (Não é preciso ‘aferventar’ antes o bacalhau é direto do freezer para panela do refogado)
  3. Outra super dica bem simples da cozinha prática é ter sempre salsinha cebolinha e outras ervas frescas congeladas, aqui.  Coloque a cebolinha congelada do freezer também direto na panela Pimenta do reino moída na hora a gosto aproveite e experimente, se necessário acrescente sal.
  4. Refogue por 10 minutos, coloque mais um fio de azeite afinal bacalhau e azeite extra virgem  formam uma união perfeita.
  5. Misture  o béchamel ao refogado e reserve Deixe esfriar, enquanto esfria cozinhe os conchigliones.
  6. COZIMENTO DA MASSA: Aqui, os ‘truques’ para preparar uma autêntica pasta ao ponto ‘al dente’.
  7. Escorra o macarrão com alguns minutos antes, a massa   deverá estar semi-cozida, ainda com um fiozinho crú por dentro, assim:
  8. Esta dica é ótima para o preparo no dia anterior ao evento, assim você pode rechear e guardar na geladeira até o dia seguinte  (ou ainda congelar), sem correr o risco da massa passar do ponto ficando mole. No dia seguinte, os conchigliones  irão ao forno e lá finalizará seu cozimento. Sem contar que a massa, por ser recheada continua absorvendo o líquido do recheio.
  9. Macarrão escorrido, disponha-os lado a lado numa forma refratária
  10. MONTAGEM:Recheie com o auxílio de uma colher de chá, um a um.
  11. Coloque os, bem juntinhos, bem lado a lado agarradinhos, assim uma conchinha equilibra a outra, e na hora do forno não tombam esparramando o recheio.
  12. Regue com molho ao sugo
  13. Cubra com papel alumínio e leve à geladeira até a hora antes de servir.
  14. No dia seguinte, pré aqueça o forno temperatura alta.
  15. Antes de levar ao forno, coloque 1/2 xícara de leite no fundo da travessa:  O leite ajudará o macarrão a  não ‘grudar’ no fundo do refratário e terminará por cozer a massa que está somente pré-cozida.
  16. Polvilhe com parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido tampado por aproximadamente 20 a 30 minutos
  17.  Aí é  só destampar e está pronto, não é necessário gratinar, pois ao gratinar o macarrão resseca e não é o que queremos.
  18. Do forno pra mesa, senão esfria. BON APPETIT!

Leve o parmesão em porções individuais, além de ficar um charme quem quiser de serve de mais queijo

Experimenta e me conta!   Fica muito bom!

Versão sem molho: Basta levar  os conchigliones pré-cozidos e já recheados ao forno com leite, parmesão e pedaçinhos de manteiga (como fazemos na lasanha) e uau!

Obrigada por vir, Beijo grande, RosiSeligra.

 

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *