Nhoque de Batata Assada ainda mais gostoso!

Please log in or register to like posts.
News
NHOQUE DE BATATA divino!

Comida italiana é sempre gostosa, mas parece que ela fica ainda melhor no inverno.

Nhoque de Batata Assada, é mais  leve e delicado. Se você sempre faz o  nhoque com a batata cozida  dê nova chance à esta receita, ela surpreende. E o único segredo é assar as batatas ao forno ao invés de cozinha-las na água, o restante do preparo é todo igual. A diferença é que a batata assada fica mais ‘seca’ que a cozida e pede menos farinha, deixando o nhoque com mutio mais sabor de batata que o tradicional .

E é mais fácil de fazer do que parece ser. Vamos experimentar?

Page 7

INGREDIENTES:

  • 1 kilo de batata rosa, asterix
  • 1 colher de manteiga
  • 2 ovos inteiros
  • sal a gosto
  • noz moscada ou 1/2 xícara de queijo ralado
  • menos que 1 xícara de farinha de trigo, dependendo da batata
  • 3 a 4 litros de água fervente com sal

Page 1

COMO FAZER NHOQUE DE BATATA ASSADA:

  1. Enrole as batatas uma a uma no papel alumínio e leve ao forno para assar até as batatas estarem macias. Espete um garfo para sentir.
  2. Retire a casca, amasse com o espremedor de batatas e acrescente 1 colher de manteiga, com elas ainda quente. Espere esfriar. Reserve
  3. Depois das batatas frias, acrescente 2 ovos inteiros, o sal, a noz moscada, o queijo ralado e a farinha aos poucos até dar o ponto, misture primeiro com uma colher. Depois com as mãos.
  4. Adicione a farinha de trigo aos poucos, a quantidade indicada é apenas para você ter um parâmetro, uma vez que cada batata pede  uma quantidade de farinha.  A quantidade exata varia de nhoque para nhoque conforme a batata usada.
  5. Limpe  as mãos, que agora é  a hora mais divertida, a hora de colocar  a mão na massa,  para  dar o ponto da massa que o certo é ainda vai ficar grudando um pouquinho nas mãos.
  6. Acrescente mais farinha somente se necessário for, lembrando que nhoque gostoso é feito com menor quantidade possível de farinha.
  7. Portanto,  não exagere, é nhoque de batata, não de farinha, a farinha entra só para da uma ‘liga’.
  8. A massa  fica grudando nas mãos, parecendo que precisa de mais farinha, mas não precisa é assim mesmo.
  9. Para manipularmos e dar formato sem grudar, só enfarinhar bem as mãos e a bancada, trabalhando com ela untada na farinha de trigo.
  10. Divida uma das metade em três partes.  Com as mãos enrole a massa  até formar “cobrinhas” grandes. Com uma faca corte em cubos (1cm).  Já tá quase pronto!  Só falta cozinhar agora.

COMO COZINHAR A MASSA NHOQUE DE BATATA ASSADA:

  1. A maneira de cozinhar é a mesma da receita tradicional de nhoque:
  2. Uma panela grande,  cheia de água e um pouco de sal, quando estiver fervendo você colocas os nhoques aos poucos, quando eles boiarem estão prontos e cozidos, aí é só retirar.
  3. Deixe a água ferver, coloque os nhoque em porções. levantou tira, não deixa ferver. Retire e coloque-o imediatamente na água gelada para cessar o cozimento.
  4. Page 4
  5. Escorre na peneira ou escorredor de macarrão e leva a um refratário com molho ao sugo, ou outro molho de sua preferência e  bem quente. Sirva com folhas de manjericão fresca.
  6. Se for levar ao forno, leve apenas por 15 minutos, somente  para aquecer.
  7. Page 5
  8. E sim nhoque, rende muiiitttoooo!
  9. Dá para um batalhão ou para congelar já nas porções individuais e consumir sempre que der vontade.

A receita de hoje serve bem 6 pessoas, então se quiser fazer um tanto menos, é só fazer metade da receita!

1Obrigada pela companhia, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo:40minutos
  • Tempo de Cozimento:5 minutos
  • Tempo de Forno: máx 15 minutos
  • Rendimento: 6 porções