Lasanha

Please log in or register to like posts.
News
Lasanha

Tiras largas  de massa de macarrão,  recheios a seu gosto, molhos maravilhosos, bocas salivando em um dia de domingo…

Definitivamente isso é lasanha!  Sucesso garantido, não tem quem não ame!  Surpreenda na próxima reunião familiar ou encontro entre amigos.

Comida de família, servida em travessa grande,  sem segredos na hora de fazer, peço paciência as mais tarimbadas na cozinha mas é que como todo dia tem gente nova chegando  … e se este for o seu caso, se estiver se aventurando pela primeira vez, vai gostar de  conferir, como é fácil montar uma lasanha e encantar a todos!

E eu, é claro, estou aqui para dividir todos os meus segredinhos com você!

Lasanha

E … se você já é uma veterana, compartilhar e trocar dicas é sempre interessante, na soma a gente cresce um monte,  divide com a gente seus truques? Vamos adorar saber!

As dicas são  simples, mas fundamentais, com elas a lasanha  fica ainda mais perfeita do que já é!

A começar pela escolha de uma boa massa, ela é primordial.

Como ela compõe 70% do prato se não for boa,  não acontece! Você pode fazer  tudo perfeito, caprichar nos  molhos,  preparar uma béchamel maravilhosa,  escolher requeijão top, se a massa não ajudar! Não tem milagre! Acaba estragando tudo, eu pessoalmente prefiro a massa fresca, compro e deixo sempre no congelador, sempre a mão e a disposição.

Mas recentemente,   num evento da Barilla, aqui ganhamos  massa de lasanha crua, grano duro, a receita foi reformulada e está melhor ainda que  a anterior.

Fiquei apaixonada,  cozinha rápido, no ponto certo é prática e é boa mesmo!

É só colocar as “placas” (cruas) com molho entre as camadas, e levar para assar.

Neste caso, a única dica extra é ao finalizar a montagem, você deverá acrescentar 1 copo (200ml) de leite,  abrindo com uma colher  as laterais da lasanha. A massa crua ‘precisa’ de mais líquido para cozinhar do que a massa fresca.

lasanha25

INGREDIENTES:

  • Molho Béchamel – preparo aqui
  • 25 g de manteiga (2 colheres de sopa)
  • 25 g de farinha (3 colheres de sopa ou 1/4 de xícara)
  • 300ml de leite
  • Noz moscada a gosto.
  • Sal a gosto
  • 1 copo de requeijão 200ml
  • 500 g Presunto (opcional)
  • 500 g de Muzarela
  • Molho Bolonhesa Tradicional,  preparo aqui
  • 1 receita de 2 kilos de molho base pomodoro, aqui.
  • 500 g de massa fresca

INGREDIENTES PARA O MOLHO A BOLONHESA:

  • 800g de linguiça calabresa sem pele
  • 1k de carne moída de sua preferência
  • 1/2 cabeça de alho bem picadinha ou amassada
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • lascas da casca do queijo parmesão (opcional)
  • 1/2 copo de leite integral
  • 1/2 xícara de cebolinha picada
  1. COMO FAZER:Tudo o que você precisa para sair do mau humor, da TPM, do marasmo… hahhaha.
  2. Massa congelada,  se mantém muito bem por até 3 meses no freezer.
  3. Por ser um prato familiar, a Lasanha  cai com uma luva para um encontro familiar, digna de um almoço para impressionar a turma!
  4. Este molho à bolonhesa faz com que a lasanha deixe de ser gostosa, para se transformar num prato fenomenal! lasanha1
  5. MONTAGEM:Em um refratário grande coloque uma camada generosa de molho bolonhesa, esta base é muito importante para nossa lasanha não queimar.
  6. Dê preferência para um refratário mais alto. Quanto mais alta a lasanha, quanto mais camadas ela tiver, mais bonita fica.
  7. Coloque então uma camada de massa de lasanha em todo o refratário e por cima da massa, outra camada de molho a bolonhesa. lasanha
  8. Cubra o refratário com uma camada de presunto(opcional) tem muita gente que torce o nariz para o presunto, é só não usar.
  9. Mais molho a bolonhesa, é importante a lasanha ser bem molhadinha, suculenta, pois ela ainda vai ao forno, o forno seca e ninguém merece lasanha seca.
  10. Por cima coloque outra bela camada de massa, no sentido ao contrario que colocamos anteriormente, alternando o sentido da massa damos estrutura a lasanha e conseguimos após pronta, corta-la com perfeição, sem que a camada desmonte.
  11. Mais uma camadinha de molho bolonhesa. lasanha2
  12. Coloque a muzarela, a camada de queijo precisa ser “generosinha” pois não podemos nos esquecer que o queijo derrete, se colocamos pouco, não sentimos ele, e uma boa lasanha pede queijo, muito molho e muita massa, muito tudo …  amoooooo!!! rssss…
  13. E por cima coloque uma camada generosa do nosso maravilhoso molho bèchamel.
  14. Continue intercalando, repetindo as camadas, de massa com sentidos inversos, mais molho bolonhesa, mais presunto (opcional)  eu particularmente gosto de lasanha, mais vermelha que branca, então sou generosa no molho vermelho, mas é sempre ao gosto do freguês, se você prefere mais molho branco, se joque! lasanha3
  15. Mais queijo… mais tudo …hummmm, fala verdade, é de dar agua na boca …
  16. Finalizando , coloque por cima do queijo, molho à bolonesa , e massa novamente, molho bechamel.
  17. Requeijão, da um toque incrível!
  18. AMO, mas é opcional, se você, não tiver em casa, super da certo, só com o molho béchamel branco.
  19. Gosto de mesclar, a ultima camada, com os dois molhos o vermelho + o branco, para finalizar, acho interessante a  mistura rosé.
  20. Cubra com muuuuito parmesão a gosto, de preferência ralado na hora, não vale colocar o pronto  de saquinho, por que aí você vai ‘acabar’ com tudo o que montamos e fizemos até agora. lasanha-lasagna-presunto-queijo-molho-bolonhesa-bechamel17
  21. A proposta de  hoje é relembrar e preparar a lasanha nossa, da família, servida aos domingos, quando éramos pequenos.
  22. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido e médio por 20 minutos ou até borbulhar. Então retire o papel alumínio e deixe por mais 10 minutos para gratinar e é só levar a mesa.
  23. Após retirar do forno, espere 10 minutos, antes de servir.  É um  tempo, super  necessário, para a lasanha ‘assentar’,  para os molhos se acomodarem, e assim   conseguirmos cortar fatias estruturadas e mais firmes do que as recém saídas do forno.
  24. VERSÃO LIGHT: Tem a versão light. Esta receita é uma das melhores para ser transformada em prato para quem está de dieta, basta abrir mão do requeijão, substituir o molho à bolonhesa pelo molho ao sugo com manjericão, aqui e trocar as camadas de massa por legumes fatiados finos e grelhados, como abobrinha e berinjela,  uma delicia também. lasanha6

E caso você queira preparar da maneira  bem tradicional, como os italianos gostam, sem queijo e sem presunto, só com tiquinho de béchamel + massa e muito molho à bolonhesa acompanhe a lasagne alla bolognesi,  aqui.

LasanhaBolonhesamontaEncanta13

Lasanha

Bom apetite!   Monta Encanta e Arrasa!

Beijinhos Natty Posses

 

 

you-tube-monta-encanta1-1024x512

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

3 últimos dos 8 comentários em “Lasanha

  1. Dicas. Ótimas ai vai a minha tambem que gosto de resgatar minhas raizes do sertão substitui a massa por polenta gelada fatiada, carne de sol , quejo de coalho, macaxeira amassada
    Manteiga de garrafa…

    …qual a sua nota?…

    • Nota ZERO. É a mesma coisa que fazer uma feijoada só com arroz e cogumelo, que no caso, se chama risoto.

      • Obrigada de qq maneira Marta por participar aqui conosco e um beijão para você! 😉

    • Na minha receita, coloco berinjela cortada em lanimas no lugar da massa presunto cru Italiano) mozzarella de bufala (italiana) intercalado com molho ao sugo e ralo por cima Pecorino Romano ou Grana Pagano.

  2. Olá, pessoal do Monta Encanta!
    Venho aqui parabenizar e agradecê-las pelas excelentes receitas, aqui compartilhadas.
    Desde que comecei a acompanhar o blog, tenho aprendido muito, bem como, recebido elogios pela qualidade dos meus(nossos) pratos.
    Muito obrigado e sigam com o trabalho carinhoso.

    • ahahahha Dionatan que visita mais gostosa … adorei. Nós é que agradecemos pelo carinho e pelas visitas. venha sempre, é um prazer! Beijo grande 😉 para você

  3. Poss. não usar a linguinca

    • Pode sim… fica ótimo só com carne moida 🙂 bjussss… Fabby

Comments are closed.