Penne panceta e pecorino, levemente apimentada

Please log in or register to like posts.
News
Penne panceta e pecorino, bom demais da conta!

Penne panceta e pecorino, uma massa  al dente, levemente apimentada, enriquecida com pancetta, ou bacon,  vinho,  molho de tomate  e  queijo pecorino.  Wow, se só tem ingrediente gostoso, não tem como ficar ruim não é mesmo.

Mas o que é panceta? Não é rara a confusão entre pancetta, o bacon, e o raríssimo guanciale.

A procedência é a mesma: todos vem do  porco. Mas qual a diferença?   Comecemos pelo guanciale que, ao contrário dos outros dois, vem da bochecha do porco, e não da barriga.

1. Guanciale, Vem da palavra italiana guancia, que significa bochecha. É  preparado com as bochechas do porco e também é uma carne não defumada. Devido à sua raridade, não é tão comum asssim ser encontrado, até mesmo na Itália, a pancetta costuma ser utilizada como sua substituta.
2. A Pancetta, que quer dizer “barriguinha” em italiano, é um bacon que não foi defumado, é tipo de carne suína curada e seca. Tipicamente italiana, é feita com a carne da barriga do porco.  Curada em sal e depois temperada com noz-moscada, pimenta, funcho, e alho, entre outros, e seca por cerca de três meses.
A  diferença do bacon é que a pancetta não é defumada tem sabor bem menos salgado.
3. E o nosso queridinho Bacon, que eu adoro, dispensa apresentações, é a carne de porco sem ser especificamente da barriga ou da bochecha, que normalmente é comercializada já defumada.  Também é feito com a carne das costas do porco, que têm menos gordura que a barriga.

Page 21
INGREDIENTES Penne panceta e pecorino:

•    400g Penne Grano Duro
•    100g de pancetta
•    350g de tomate pelado ou molho fresco
•    75g de queijo Pecorino
•    1 copo de vinho branco e seco
•    1 pimenta dedo de moça picadinha e sem as sementes.
•    Azeite extra virgem, sal e pimenta do reino.
•    Mix de Ervas frescas. Sálvia, Tomilho, Manjericão e Alecrim a gosto.

Page 7

PRÉ PREPARO Penne panceta e pecorino:

molho de tomate c/ manjericão:

  • Molho Pomodori com manjericão fresco, feito com Tomate pelado, aqui.
  • Molho ao Sugo com manjericão, aqui.
  • Molho simples ao tomatinho, aqui e acrescente folhas de manjericão, ou ainda
  • Qualquer outro  de sua preferência .  Reserve

Page 6Com ajuda de uma faca, pique a quadradinhos pequenos, 100g de panceta. Reserve.

Corte ao meio 1 pimenta dedo de moça fresca, retire as sementes e pique bem pequenina, quase desmanchando, metade da pimenta. Reserve.

Adapte a quantidade  de pimenta, ao seu paladar, só não deixe de usa-la, ela faz a diferença e  neste prato é ingrediente indispensável!

  • MUITO FRACO: 1/3 de pimenta dedo de moça sem as sementes
  • FRACO: 1/2  pimenta dedo de moça sem as sementes
  • MÉDIO: 1 pimenta dedo de moça inteira sem as sementes
  • FORTE: 1 pimenta  dedo de moça inteira com as sementes

Page 8COMO FAZER Penne panceta e pecorino:

Em uma frigideira,  fogo, médio, 1 fio de azeite, coloque a panceta picada. Doure-a levemente a  por cerca de por 2 minutos apenas, diferentemente do bacon ela não deve ficar crocante.  Acrescente então a pimenta dedo de moça picada e sem as sementes.

Page 8Já se você estiver substituindo a panceta por bacon, aí sim, doure por 5 minutos em fogo médio até os quadradinhos de bacon diminuírem pela metade  até  ficarem crocantes.  Então acrescente  a pimenta dedo de moça picada e sem as sementes.

Page 10Junte 1 copo de vinho branco e seco

Page 9Espere até que o ele reduza quase que completamente.Enquanto isso, enquanto o vinho reduz, cozinhe a massa em água abundante e salgada de acordo com o tempo indicado na embalagem de forma que fique ‘al dente‘.

Page 11al dente: Para ajudar você a saber se o macarrão  está no ponto certo:

aos  4 min de cozimento, se você morder o macarrão,  verá uma linha esbranquiçada bem no centro da massa.  Significa que a massa ainda está crua por isso a linha, quando ela cozinha a linha desaparece.

Page 12Siga cozinhando e provando  de tempo em tempo até perceber que a linha branca é mínima, bem fininha.  Os italianos a chamam de ‘anima’ que significa alma, quando a ‘anima’ aparecer, significa que está quase lá. Em menos de  1 minutos de cozimento a massa estará  totalmente cozida e no ponto, al dente.

Então, quando a ‘anima’, aparecer, desligue o fogo, ela terminará seu cozimento apenas com o calor da frigideira. Com o tempo, você saberá o ponto da massa de cor e salteado, sem nem precisar ver sua ‘anima’. ;)

Page 13

Penne panceta e pecorino

Acrescente mais azeite a gosto, usei cerca de 1/4 de xícara de azeite extra virgem.

Page 14unte o Molho Pomodori reservado.

Page 15misture incorporando bem a massa ao molho. Desligue o fogo.

Page 16

Gran Finale, com o fogo já desligado acrescente o queijo pecorino.

Page 17Sirva  imediatamente e ainda bem quente e buon appetito!

Page 19Penne, panceta e pecorino, simples e delicioso, super cremoso, receita do Chef Paulo Turziani do Espaço  Barilla em SP.

 

  • Tempo de Preparo: 20 mnutos
  • Tempo de Cozimento: 15 minutos
  • Rendimento: 4 porções
Penne panceta e pecorino

Conhece o ESPAÇO BARILLA?

O Espaço Barilla, é aberto ao público e é lindo, vale a pena conhecer.  Fica no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo e ministra cursos gratuitos, com o chef,  só se inscrever e participar.  A intenção é divulgar o uso de macarrão no Brasil. Lá, você é super bem recebido, pela Keysi e pelo Chef, assiste uma aula, janta com eles e ainda ganha presentinho. Uma sacola da Barilla. 🙂   Demais!

Assiste uma breve aula sobre Confort Food. Um  conceito  lindo, a prova de como a natureza é sábia:  Good for You Good for the planet. Se é Bom para você, é bom para o planeta!

Page 3Na natureza, os alimentos mais saudáveis para você, como verduras, frutas e farináceos, são também os mais saudáveis para o planeta, para garantir a sua sustentabilidade .

Page 4Obrigada pela companhia, um beijo grande Rosi Seligra

 

linha

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *