Torta de Maracujá impossível traduzir!

Please log in or register to like posts.
News
Torta de Maracujá, sobremesa prática e simples de fazer.

Torta de Maracujá com massa crocante saborosa, recheio cremoso de maracujá, coberto por um marshmallow  alto macio que desmancha na boca…  equilíbrio perfeito de texturas e sabores na boca. A cada mordida, uma explosão de sensações entre o  azedinho do maracujá,   o  doce do leite condensado e  o crocante da massa . Ainda  fecha com chave de ouro com uma cobertura em neve… que é muito,  mas muuuito gostosa!

Além de boa é uma sobremesa prática e bem  simples de fazer. A massa é  de bolacha triturada,  o recheio leite condensado batido com maracujá, o mesmo preparo da torta de limão só que com maracujá, a cobertura é marshmallow ….

Para tudo e vem comigo fazer a sua por que, por  mais que eu me esforce  é simplesmente impossível traduzir sabor.

Torta de Maracujá impossível traduzir!É verdade! Tenta você, por exemplo,  me contar como é o gosto de uma pera, bom você poderia começar dizendo que pera tem casca fina, clara, tem uma polpa suculenta, é macia,   doce sem ser muito doce … mas não dá! não é mesmo? Para saber como é o gosto da pera é preciso morder a pera. Para saber a delicia que é esta torta é  preciso abocanha-la .

E para isso, você vai ter que montar a massa,  bater o recheio e fazer a cobertura,  para depois saboreá-la.

hummm … Daqui ao céu!

INGREDIENTES TORTA DE MARACUJÁ:

MASSA:

  • 200g de farofa de bolacha
  • 150g de manteiga com  sal  derretida, pode substituir pela manteiga  sem sal  e acrescentar a massa 1 pitada de sal

CREME DE MARACUJÁ

  • 2 latas de leite condensado 395g cada
  • 1/2 de suco de maracujá concentrado
  • 1 maracujá fruta

COBERTURA DE MARSHMALLOW:

  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de água
  • 4 claras de ovos, pode ser tanto a clara in natura quanto a pasteurizada sem risco de salmonela, aqui
  • 1 pitada de sal

Page 5
COMO FAZER TORTA DE MARACUJÁ :

Pré aqueça o forno a 180 graus. Enquanto o forno aquece …

Coloque 200g de bolacha maisena ou maria no copo do liquidificador e bata na função ‘pulsar’ até  tritura-las e  até que virem  uma ‘areia’, aqui.

Page 1Faça a massa, aqui.

Em um bowl pequeno, coloque 150g de manteiga  e leve ao micro ondas, em potência alta,  por 1min até derreter. Junte a manteiga,  a farofa de bolacha  com ajuda de uma colher misture até virar uma ‘farofa úmida e grossa’, ao pressionar ela adquiri uma consistência compacta porém se esfarela com facilidade,  lembrando uma paçoca.

Page 2Espalhe  a massa no fundo da forma e nas laterais e monte amassando e unindo as partes, primeiro com auxílio da colher e  depois com os dedos.

Coloque 1 folha de papel manteiga, sobre a massa e coloque sobre ela 1 k de grãos de cerâmica próprios para assar torta ou use feijão cru.

Asse no forno,  pré aquecido 180°C por 10 minutos pré assando a massa

DICA:

Dê preferência as formas de fundo removível, uma mão na roda,  na hora de desmontar. Se você não tem uma, dá para improvisar forrando a forma com papel manteiga, antes de colocar a massa,  deixando uma borda de papel para o lado de fora da forma de modo que você consiga puxa-lo na hora de desinformar.

Page 3

torta de maracujá

Uma segunda opção de massa  para esta torta é monta-la com a massa podre doce.

Enquanto a massa assa … faça um  calda de caramelo em ponto de fio, método úmido, aqui.  A calda será usada no preparo da cobertura de  marshmallow

marshmallowEnquanto isso … enquanto a massa assa e a calda fica no ponto de fio, prepare o creme de maracujá

No copo do liquidificador, coloque 2 latas de leite condensado, com 1/2 de  xícara de suco concentrado pronto. Bata por 1-2 minutos até que a mistura fique homogênea. Desligue o liquidificador.

Page 4Com o liquidificador desligado, coloque a polpa de 1 maracujá inteiro, com sementes e tudo. Elas vão dar uma crocância deliciosa na torta.   Misture com uma colher, incorporando ao creme, até ficar homogêneo. Se misturar com o liquidificador, as sementes vão quebrar, e queremos elas inteiras. Apenas usamos o copo do liquidificador como recipiente,  para evitar sujar uma vasilha a mais. 😉

Page 6

Retire a massa do forno.  Espere esfriar. Cuidado para não passar do ponto e queimar. Ela é bem sensível. São 10 minutos, 15 no máximo, tempo suficiente apenas para a manteiga derreter. Se observar a  minha massa passou um pouco q quase não consigo aproveitar. Enquanto a massa esfria, coloque o copo do liquidificador com o creme na geladeira e reserve.

Com a massa já fria, distribua  o creme de maracujá sobre ela. Leve a geladeira.

Page 7

TORTA DE MARACUJÁ

Com a calda em ponto de fio, faça a cobertura de marshmallow, aqui.

Marshmallow: Coloque as claras na batedeira + uma pitada de sal, lembrando que o bowl  deve estar sempre limpo e seco e as claras em temperatura ambiente, sem nenhum pontinho de gema. Ligue a batedeira, em velocidade máxima  e bata até o ponto de neve aqui. 

Acrescente aos poucos a calda de caramelo em ponto de fio e bata por mais 10 minutos, até ficar bem firme e bem brilhante.

Ponto de fio: quando você pegar um pouco com na colher e ao despejar não está mais líquida, formando um fio.

Quanto mais encorpada a calda, mais consistência terá o marshamllow. Mas cuidado, é  bom ficar em cima, porque se descuidar pode caramelizar igual calda de pudim. Alguma dúvida? Quanto ao ponto de fio? Dá uma espiadinha no post aqui. 

Guarde as gemas, num recipiente tampado e congele, para ser reaproveitado em outras receitas. Costumo guardar e quando tenho 10 gemas, faço um quindim. As gemas congeladas duram até 3 meses no freezer. 😉

Page 5Coloque a cobertura sobre o creme de maracujá. E faça desenhos com o dedo.

Page 8Doure a superfície com um maçarico. ou leve ao forno função gril por 10 minutinhos até dourar.

Page 9Torta de Maracujá mais fácil e mais gostosa da vida!

Page 15Vale a pena experimentar!

Monta Encanta e conta para gente se aprovou ou não!

Page 23Torta de Maracujá

Page 11Obrigada pela companhia e até a próxima, RosiSeligra.

  • Tempo de Preparo: 20 minutos
  • Tempo de forno: para a massa 10-15 miutos
  • Rendimento: 10-12 porções

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *