Risoto de Mandioquinha para lá de cremoso!

Please log in or register to like posts.
News
risoto de mandioquinha

Risoto de Mandioquinha

Risoto de Mandioquinha, bem amarelinho, para lá de cremoso e muito simples de fazer. Basta cortar a mandioquinha ou batata baroa como também é conhecida, em cubos pequenos, junta-la ao arroz arbóreo refogado no azeite e cebola, temperar com sal e pimenta calabresa seca, juntar água fervendo e cozinhar misturando de vez em quando até o arroz ficar al dente. E é só isso!

A batatinha se desmancha e se transforma num purê de mandioquinha substancioso. Comida de verdade, saborosa,  sem carne  e  pronta em 15minutos

risoto de mandioquinha

INGREDIENTES:

  • 1 xícara de arroz arbóreo ou agulinha
  • 350g de mandioquinha/batata baroa cortada em cubos pequenos  de 1cm mais ou menos
  • 3 xícaras de água fervendo
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola cortada em cubos regulares e uniformes, brunoise.
  • ½ colher de café rasa de pimenta calabresa seca
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 4 colheres de sopa queijos de parmesão ralado

COMO FAZER RISOTO DE MANDIOQUINHA:

  1. Comece colocando um pouco mais de  3 xícaras de água para ferver.
  2. Corte 1 cebola em cubos uniformes e regulares, brunoise.   Com o descascador de legumes retire a casca das abobrinhas/batatabaroa e com uma faca corte-a em cubos pequenos de 1cm.
  3. Enquanto a água ferve. Em uma panela de fundo grosso, fogo médio, coloque  uma colher de azeite  e 1 cebola picada em cubos  por 1-2 minutos ou até  ficar translúcida.
  4. Coloque 1 xícara de arroz arbóreo  misture e  e deixe até que os grãos estejam bem envoltos na gordura,  cerca de 2 minutos. Junte as mandioquinha/batata baroa e tempere com 1 pitada de pimenta calabresa seca, usei ½ colher de café rasa.
  5. Então coloque  3 xícaras de água aos poucos,   mais ou menos 1 xícara por vez, a medida que o arroz for secando, para que o arroz, embora sempre úmido não fique imerso no líquido. Mexa com a colher do centro da panela para fora. Regule a chama do fogo para que o risoto borbulhe lentamente. Esta técnica garante uma textura cremosa e um risoto perfeitamente cozido.
  6. O cozimento do arroz se dá cerca de 12-15 minutos, após colocar a primeira xícara de água .O grão deve estar  no ponto, ou seja cozido porém ainda  oferecer resistência ao dente.  A mandioquinha se desmancha e envolva o arroz aumentando a cremosidade e incorporando o sabor  ao arroz que fica amarelinho, cremoso, bem delicioso!  Experimente o sal e adicione sal e pimenta do reino a gosto, lembrando que o parmesão é salgadinho, então cuidado com o sal nessa hora.
  7. Desligue o fogo e finalize com 1 colher de sopa de manteiga e o  queijo parmesão ralado.

Bom Apetite!

risoto de mandioquinha

Obrigada pela companhia  e até a próxima receita, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 15min
  • Tempo de Cozimento: 15min
  • Rendimento: 2 porções

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *