Pavê Sobremesa

Serradura Portuguesa de Doce de Leite

0
Please log in or register to like posts.

Serradura Portuguesa de Doce de Leite

Serradura, um pavê  em camadas intercaladas de creme  doce de leite com  chantilly + farofa de bolacha triturada bem fininha, lembrando serradura, a serragem da madeira.   Especialidade da minha amiga Luciana,  que  mora lá em Portugal e gentilmente nos cedeu a receita! Um doce muito comum, facilmente encontrado  em cafés e restaurantes de Portugal.

DELICIOSO  e muito  simples de fazer. Sobremesa perfeita  para o verão! Sabor equilibrado  agrada a maioria dos convidados desde  crianças até adultos.

Obrigada Lu, sobremesa  mais que aprovada,  eu já quero bis.

Bora?

INGREDIENTES:

  • 500ml de creme de leite fresco em ponto de Chantilly, aqui
  • 395g ou 1 lata de leite condensado na pressão como doce de leite em ponto firme, aqui
  • 170g ou 1 pacote de bolacha maria ou maisena triturada como farofa de bolacha/biscoito, aqui
  • 6g ou ½ envelope de gelatina incolor hidratada, aqui 

serradura

COMO FAZER SERRADURA PORTUGUESA

    1. DOCE DE LEITE: Para preparar a Serradura comece colocando 1 lata de leite condensado na panela de pressão para cozinhar, por 40minutos + 10min de descanso, depois de começar a apitar.  Até o ponto de doce de leite firme. Veja aqui como fazer. Reserve

    1. FAROFA DE BOLACHA: Em seguida triture no liquidificador, processador ou na mão 170g ou 1 pacote de bolacha maria ou maisena até o ponto de areia fina, quase um pó, pó de serradura ou se preferir mais rústica com pedacinhos de bolacha miudos, ao gosto do freguês.  Reserve.

    1. CREME BATIDO:Bata 500ml de creme de leite bem gelado até o ponto firme de Chantilly, cuidado para não passar do ponto e virar manteiga, veja aqui como fazer.
    2. GELATINA INCOLOR:Hidrate  6g ou ½ envelope de gelatina incolor veja aqui  como hidratar.

  1. CREME DE DOCE DE LEITE: Misture o creme batido ao doce de leite até obter uma mistura homogênea.  Junte a gelatina incolor hidratada e bata novamente até misturar bem.
  2. MONTAGEM DA SERRADURA: Em um recipiente 28x19cm coloque a primeira camada de farofa, a segunda de creme até terminar os ingredientes. Finalize com a ultima camada de farofa de bolacha. Veja o video acima!
  3. Leve a serradura a geladeira por 4 horas melhor de um dia para o outro. Sirva bem geladinho!

Bom Apetite!

Serradura

Obrigada pela companhia e até a próxima receita, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 20min
  • Tempo de Geladeira: 4horas, melhor de um dia para o outro
  • Rendimento: 10 a 12 porções

 

Feijão Vermelho tem categoria de SUPERCOMIDA!
Risoto de Mandioquinha para lá de cremoso!
  1. Olá, sou portuguesa e a receita de doce serradura leva leite condensado sem ser cozido, mas gostei da ideia com doce de leite, vou experimentar