Focaccia de tomate com manjericão, na batedeira!

Please log in or register to like posts.
News
focaccia de tomate

Focaccia de tomate com folhas frescas de manjericão. Apesar da receita ser simples o sucesso depende de alguns cuidados e de um pouco mais de tempo ( duas horas de antecedência, pelo menos), já que é preciso esperar a massa crescer por três vezes, antes de levá-la ao forno. A batedeira facilita o preparo da massa é úmida e grudenta. Com o gancho indicado para bater massa, os ingredientes secos entram primeiro, depois a esponja  e por fim  a água e o azeite até dar o ponto.

O ponto da massa é liso, estruturado e grudento parecendo que deu errado, nem pense em colocar mais farinha que está certo, focaccia é mole mesmo e  bem úmida!

focaccia de tomate

INGREDIENTES FOCACCIA DE TOMATE:

MASSA:

ESPONJA(PRÉ-FERMENTO):

  • 1 xícara de chá de água morna (+/- 35 °C) 250ml
  • 1 colher de sopa de fermento instantâneo seco para pão seco
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 e 1/3 de xícara de farinha de trigo, 160g

PARA A MASSA PRINCIPAL:

  • 3 xícaras de chá de  farinha de trigo
  • 1 colher de chá rasa de sal
  • esponja (pré-fermento)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de água

COBERTURA:

  • 4 tomates cortado em cubos pequenos sem semente
  • ½ xícara de chá de manjericão fresco
  • 1 dente de alho amassado
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • azeite para regar

COMO FAZER A MASSA DA FOCACCIA DE TOMATE:

  1. ESPONJA (PRÉ-FERMENTO): Em um bowl médio, coloque, 1 colher de chá de açúcar, 1 colher de sopa de fermento seco instantâneo para pão,  1 e 1/3 de xícara de farinha de trigo, 160g  e  1 xícara de chá de água morna,  250ml. Aqueça a água no micro ondas por 30 segundos em potência alta. Cuidado para não ferver, água muito quente mata o fermente e  muito fria não consegue ativar.
  2. PRIMEIRO DESCANSO: Misture com uma espátula, tampe com pano e  deixe descansar por 45 minutos.
  3. MASSA PRINCIPAL: Direto no bowl da batedeira coloque  3 xícaras de chá de  farinha de trigo, 1 colher de chá rasa de sal, 1 colher de sopa de azeite de oliva e 1 colher de sopa de água.  Despeje a esponja e bata primeiro em velocidade mínima até incorporar os ingredientes. Então  aumente a velocidade e bata por  10minutos até obter uma massa compacta, lisa e pegajosa. A  textura é  mole mesmo, parecendo que deu errado, resista à tentação de colocar mais farinha para firmar.
  4. SEGUNDO DESCANSO: Tampe o bowl da batedeira  com um pano úmido e deixe num local escuro e quente, sem corrente de ar, até dobrar de volume – aproximadamente 30 minutos. O forno desligado ou dentro do armário são bons lugares para deixar a massa descansar e crescer. Isso por que as leveduras do fermento gostam e trabalham no escuro.focaccia de tomate
  5. FORMA: Unte uma assadeira retangular ou oval  grande (42x28cm)  com azeite de oliva e transfira a massa para a assadeira, virando o bowl delicadamente (para não atrapalhar a fermentação da massa). Vire sobre o centro da assadeira. Com as pontas dos dedos umedecidas, comprima suavemente a massa em direção aos cantos da assadeira, espalhando a massa de modo uniforme.
  6. TERCEIRO DESCANSO:  Deixe descansar (dentro do forno desligado) por  30 minutos a 1hora, até que aparente estar inflada, aerada.  Então unte a ponta dos dedos com azeite e pressione a massa formando com o dedo indicador em vários pontos da superfície, para fazer buraquinhos.

COMO FAZER A COBERTURA DA FOCACCIA DE TOMATE:

  1. TOMATE: Retire a pele e as sementes de 4 tomates e corte-os em cubos pequenos. Tempere com fio de azeite, 1 dente de alho descascado e amassado, sal, pimenta do reino e ½ xícara de folhas de manjericão fresco. Reserve. 
  2. MONTAGEM:Depois de passados 30 minutos com a massa crescida na forma, coloque  sobre ela, a cobertura dos tomatinhos.  Finalize regando azeite sobre tudo. Focaccia leva mesmo bastante azeite.
  3. FORNO: Asse em forno preaquecido à 190 graus, por aproximadamente 15 minutos. Assa super rápido. Cuidado para não ressecar a massa. 
  4. Sirva a seguir e Bom Apetite!

focaccia

Obrigada pela companhia e até a próxima receita, Rosi Seligra

Experimente também a 20 focaccia tradicional de alecrim, aqui. 

 

  • Tempo de Preparo: 30min
  • Tempo de descanso: 1h45
  • Tempo de Forno: 12 a 15min

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *