Pão de Calabresa, servido nas pizzarias famosas!

Please log in or register to like posts.
News
pão

Pão de Calabresa igualzinho ao servido nas pizzarias famosas. E bem fácil fazer, não é rapidinho, é verdade! É preciso esperar o tempo de fermentação, mas é simples. Basicamente consiste em  misturar água com farinha, fermento e sovar. A sova, tanto pode ser na mão quanto na batedeira ou  na máquina de pão. Depois é abrir a massa,  rechear, enrolar como um rocambole e levar para assar.  30 minutos depois a casa inteira está  cheirando a pão caseiro, DELICIOSO!

Vale experimentar,  sucesso garantido!

pão de calabresa

INGREDIENTES:

massa:

  • 3 xícaras de farinha de trigo, 430g
  • 1 xícara de chá de água, 250ml  (aquecida 30 seg no micro ondas)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 envelope de fermento para pão instantâneo
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal

recheio:

  • azeite de oliva (a gosto)
  • 400g de calabresa defumada fatiada fininha

COMO FAZER PÃO DE CALABRESA:

  1. MÃO: Em um bowl, coloque 3 xícaras de farinha de trigo, 430g, 1 colher de sobremesa de açúcar, 1 colher de chá de sal, 1 envelope de fermento para pão instantâneo, 2 colheres de sopa de azeite de oliva e  1 xícara de chá de água, 250ml  (aquecida 20 a 30 seg no micro ondas em potencia  alta).
  2. ÁGUA: Cuidado com a água, ela deve entrar morna.  Se muito quente ela  pode ‘matar’ o fermento.  Se muito fria,  ela não vai ativar o fermento. O ponto certo é morna,  quando você consegue colocar o dedo, sentir o calor e não se queimar, confortável.
  3. Misture tudo com ajuda de uma colher e depois com as mãos até ficar  obter uma  massa compacta.
  4. SOVA TRADICIONAL:  Coloque a massa em uma bancada (não enfarinhada).  Sove com as mãos até obter uma massa lisa e elástica.  (+ou- 10minutos).  Não existe uma técnica correta para sovar, todas funcionam e dão certo.
  5. Segure uma ponta da massa com uma mão e estique-a na bancada com a base da outra mão. Dobre a massa sobre si mesma, de volta ao ponto inicial. Vire a massa em 90º e comece novamente. Repita o processo por 10 a 15 minutos ou até obter uma massa lisa e elástica.
  6. BATEDEIRA:  Você vai precisar de uma batedeira planetária que é um pouco mais cara que a comum. Ela precisa ter aquele gancho próprio para massas. Siga  passo 1 e 2 aqui descrito.  Misture todos os ingredientes por 4 a 5 minutos na velocidade baixa. Bata por mais 8 a 10 minutos na velocidade alta.
  7. MÁQUINA DE PÃO: Coloque todos os ingredientes dentro da cesta da máquina de pão, função pão rápido. Deixe sovar por 15 minutos ou até obter uma massa lisa e compacta.
  8. FERMENTAÇÃO: Coloque a massa de volta no  bowl, cubra a massa com uma pano limpo. de cozinha limpo, para  ficar escurinho, as leveduras do fermento trabalham melhor no escuro. Deixe a massa descansar em um local quente e escuro. Dentro do forno (desligado) ou dentro do armário pode ser um bom local.
COMO MONTAR O PÃO DE CALABRESA:
  1. ABRIR A MASSA: Após uma hora (quando a massa dobrar de tamanho), coloque-a sobre uma bancada enfarinha. Com ajuda de um rolo ( ou garrafa) abra a massa formando um retângulo, o mais fino que você conseguir sem rasgar a massa, mais ou menos 0,5cm de espessura.
  2. RECHEIO:Coloque o recheio de sua preferência, eu recheei com azeite e calabresa defumada fatiada bem fininha.
  3. Regue a superfície com azeite de oliva a gosto. Usei azeite de alho com alecrim.
  4. Distribua a calabresa lado a lado (veja na foto) deixando uma borda de massa.pão
  5. Dobre a ponta da massa sobre si (veja foto) E enrole como um rocambole. pão
  6.  Dobre o rocambole ao meio. Coloque-o em uma forma redonda, (18 a 20cm)  ou forma inglesa para pão. Unte  com óleo e enfarinhe com  trigo.
  7. Cubra com o pano.  Deixe  descansar novamente  por 30 minutos ou até dobrar de tamanho.  Em um local quente e escuro. Novamente dentro do forno (desligado) ou dentro do armário pode ser um bom local.pão
  8. Após 30 minutos, retire o pano e besunte (delicadamente) 1 gema de ovo sobre a superfície.  Leve ao forno pré aquecido a 220° Celsius por 30 minutos ou até dourar.

pão

Experimenta fazer também o pão d’água  receita, aqui.

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 15min
  • Tempo de sova: 10minutos
  • Tempo de Descanso: 1hora + 1hora
  • Rendimento: um pão/12porções

Reactions

1
3
0
0
0
0
Already reacted for this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *