Dia a dia Lado Leve Massa Massa e Risoto Salgado Sem carne (lado leve) Sem carne (só pra mim) Só pra mim Vegetariana Vegetariano

Macarrão ao alho com Queijo Coalho

0
Please log in or register to like posts.

Macarrão ao alho com Queijo Coalho. Massa artesanal, al dente alho, azeite, pimenta  biquinho e queijo coalho compõem esta receita saborossísima e muito rapidinha de preparar.  É quase um macarrão ao ‘alho e óleo’, com pimenta biquinho ao invés da tradicional dedo de moça e queijo coalho, substituindo o clássico parmesão e para acrescentar um frescor e uma cor a mais  ao prato, tomatinhos sweet cortados ao meio.

Page 11

Bora? 15 minutinhos e pronto para servir.

O  alho é  o ‘segredinho’, é a dica número 1, o  responsável pelo sucesso ou o  fracasso do prato.   Sabemos que  ele,  faz a diferença e enriquece o  sabor. Só que ao mesmo tempo,  se mal empregado pode  arruinar a receita. Se você  alguma vez já sentiu um amargor que encobre o sabor da massa ‘ao alho e óleo’,   pode apostar que a culpa é do alho.  O maior problema não  é a quantidade, muito embora,  nós brasileiros gostamos de caprichar na medida. A questão, é  o ponto de cocção.

Para fazer, a  dica é colocar o alho na frigideira com o azeite ainda em temperatura ambiente,  ele deverá ser refogado rapidamente e retirado do fogo – ou misturado aos demais ingredientes, assim que começar a mudar de cor.

O tom ideal é  um amarelo bem clarinho, quase branco ainda,  não pode  amarronzar,  alho escuro amarga e se impõe de modo forte e desagradável !.  Alho no ponto certo, marca presença, de maneira sutil,  agrega sabor e harmoniza.

Page 10

O macarrão é risotado. Já experimentou fazer o macarrão  risotado?  Ela difere e bastante da maneira clássica de cozinhar a massa.

Ao invés de colocarmos o macarrão para cozinhar em água e sal, ele vai cru, direto para uma frigideira grande onde será cozido no próprio molho, como um risoto, daí o nome risotado.

E é aí onde começa a se diferir do tradicional, ao invés da massa absorver apenas água, ela absorve todos os temperos e sucos do molho. O resultado é uma pasta saborosíssima. Como ela é feita exatamente como um risoto, colocando água aos poucos e mexendo sempre,  o macarrão libera amido, deixando o molho  muito mais cremoso.

O processo todo é muito simples, o tempo de preparo o mesmo, mas o resultado … quanta diferença!  Muito mais sabor e muito mais cremosidade

Page 32

INGREDIENTES:

  • 300g de talharim ou qualquer outra massa a sua escolha
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 4 a 5 dentes de alho descascados picados ou amassados
  • 1 xícara de pimenta biquinho picada grosseiramente
  • 10 tomates sweet, cortados ao meio
  • 4 queijos coalho
  • sal e pimenta do reino a gosto

Page 1

 

COMO FAZER:

Em uma panela, coloque 1/2 litro de água para ferver.

enquanto isso … e ao mesmo tempo

Descasque o alho, retire o cabinho da pimenta biquinho e corte-a grosseiramente. Corte os 4 queijos coalho em cubos pequenos e os tomates sweet ao meio. Reserve.

Em uma frigideira grande, coloque 2 colheres de sopa de azeite, 4 a 5 dentes de  alho picado, doure por 1 minuto apenas e então junte 1 xícara de  pimenta biquinho picada grosseiramente. Ah não se preocupe com a quantidade de pimenta, a biquinho não arde.

Vale lembrar do segredinho, o ponto da  cocção.  Alho junto com o azeite e em temperatura ambiente.   Em fogo médio ele deve ser refogado rapidamente então colocamos a pimenta deixamos por mais um minuto e  e  assim que começar a mudar de cor, acrescente 200ml da água,  que a esta altura já deve estar fervendo.

Page 3Acrescente  300g de talharim  ou a massa de sua preferência.

Page 4

Pastifício Primo – massas artesanais

Em fogo médio, vá mexendo o macarrão em movimentos circulares, e se necessário for, acrescente mais água aos poucos, em conchas, uma pouco por vez, conforme o molho for secando e conforme a necessidade de cada massa, até que a mesma esteja al dente.

Ponto al dente: Para ajudar você a saber se o macarrão  está no ponto certo,  o  melhor  é:

aos  3-4 min de cozimento, se você morde-lo,  verá uma linha esbranquiçado bem no centro da massa, isso significa que a massa ainda está crua por isso a linha, quando ela cozinha a linha desaparece.

Siga cozinhando e provando  de tempo em tempo até perceber que a linha branca é mínima, bem fininha, os italianos a chamam de ‘anima’ que significa alma, quando a ‘anima’ aparecer, ou seja uma linha bem fininha e sutil, significa que está quase lá, com menos de  1 minutos de cozimento a massa estará  totalmente cozida e no ponto, al dente.  Então, quando a ‘anima’ aparecer, desligue o fogo, ela terminará seu cozimento apenas com o calor da frigideira. Com o tempo, você saberá o ponto da massa de cor e salteado, sem nem precisar ver sua ‘anima’. ;)

Com a massa al dente, junte 4 queijos coalho cortados em cubos pequenos,  amasse entre os dedos um dos quatro queijo coalho, , antes de junta-lo a panela.

Page 6Misture o queijo coalho. Desligue o fogo e com ele desligado coloque os tomates sweet cortados ao meio.

Page 7

Sirva a seguir

Page 8Monta em 10 minutos e Encanta o almoço ou jantar 😉

Untitled

  • Tempo de Preparo: 10 miutos
  • Tempo de Cozimento: 10 a 15 minutos
  • Rendimento: 2 porções

New Page

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Arroz Integral com cenourinha
Torta de Liquidificador sem glúten
  1. Fiz com pimenta fresca Vivian, mas já usei em conserva também! Espero que goste e conta para gente se aprovou! Obrigada por participar aqui conosco e um beijão para você 😉

  2. Olá! Que bela receita! A pimenta é fresca e não em conserva, certo?

    Obrigada!

  3. Que delicia Tutti, obrigada pelo carinho. Depois me conta! Aproveito para desejar um Feliz Natal e um 2017 repleto de realizações 😉 Beijao p vc

  4. Nossa,!!!! Que maravilha, vou fazer com certeza.
    Adoro este cantinho aqui, viu…
    Bjo pra vc, Rosi.
    Tutti 🙂