Macarrão ao alho com Queijo Coalho

Please log in or register to like posts.
News

Macarrão ao alho com Queijo Coalho. Massa artesanal, al dente alho, azeite, pimenta  biquinho e queijo coalho compõem esta receita saborossísima e muito rapidinha de preparar.  É quase um macarrão ao ‘alho e óleo’, com pimenta biquinho ao invés da tradicional dedo de moça e queijo coalho, substituindo o clássico parmesão e para acrescentar um frescor e uma cor a mais  ao prato, tomatinhos sweet cortados ao meio.

Page 11

Bora? 15 minutinhos e pronto para servir.

O  alho é  o ‘segredinho’, é a dica número 1, o  responsável pelo sucesso ou o  fracasso do prato.   Sabemos que  ele,  faz a diferença e enriquece o  sabor. Só que ao mesmo tempo,  se mal empregado pode  arruinar a receita. Se você  alguma vez já sentiu um amargor que encobre o sabor da massa ‘ao alho e óleo’,   pode apostar que a culpa é do alho.  O maior problema não  é a quantidade, muito embora,  nós brasileiros gostamos de caprichar na medida. A questão, é  o ponto de cocção.

Para fazer, a  dica é colocar o alho na frigideira com o azeite ainda em temperatura ambiente,  ele deverá ser refogado rapidamente e retirado do fogo – ou misturado aos demais ingredientes, assim que começar a mudar de cor.

O tom ideal é  um amarelo bem clarinho, quase branco ainda,  não pode  amarronzar,  alho escuro amarga e se impõe de modo forte e desagradável !.  Alho no ponto certo, marca presença, de maneira sutil,  agrega sabor e harmoniza.

Page 10

O macarrão é risotado. Já experimentou fazer o macarrão  risotado?  Ela difere e bastante da maneira clássica de cozinhar a massa.

Ao invés de colocarmos o macarrão para cozinhar em água e sal, ele vai cru, direto para uma frigideira grande onde será cozido no próprio molho, como um risoto, daí o nome risotado.

E é aí onde começa a se diferir do tradicional, ao invés da massa absorver apenas água, ela absorve todos os temperos e sucos do molho. O resultado é uma pasta saborosíssima. Como ela é feita exatamente como um risoto, colocando água aos poucos e mexendo sempre,  o macarrão libera amido, deixando o molho  muito mais cremoso.

O processo todo é muito simples, o tempo de preparo o mesmo, mas o resultado … quanta diferença!  Muito mais sabor e muito mais cremosidade

Page 32

INGREDIENTES:

  • 300g de talharim ou qualquer outra massa a sua escolha
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 4 a 5 dentes de alho descascados picados ou amassados
  • 1 xícara de pimenta biquinho picada grosseiramente
  • 10 tomates sweet, cortados ao meio
  • 4 queijos coalho
  • sal e pimenta do reino a gosto

Page 1

 

COMO FAZER:

Em uma panela, coloque 1/2 litro de água para ferver.

enquanto isso … e ao mesmo tempo

Descasque o alho, retire o cabinho da pimenta biquinho e corte-a grosseiramente. Corte os 4 queijos coalho em cubos pequenos e os tomates sweet ao meio. Reserve.

Em uma frigideira grande, coloque 2 colheres de sopa de azeite, 4 a 5 dentes de  alho picado, doure por 1 minuto apenas e então junte 1 xícara de  pimenta biquinho picada grosseiramente. Ah não se preocupe com a quantidade de pimenta, a biquinho não arde.

Vale lembrar do segredinho, o ponto da  cocção.  Alho junto com o azeite e em temperatura ambiente.   Em fogo médio ele deve ser refogado rapidamente então colocamos a pimenta deixamos por mais um minuto e  e  assim que começar a mudar de cor, acrescente 200ml da água,  que a esta altura já deve estar fervendo.

Page 3Acrescente  300g de talharim  ou a massa de sua preferência.

Page 4

Pastifício Primo – massas artesanais

Em fogo médio, vá mexendo o macarrão em movimentos circulares, e se necessário for, acrescente mais água aos poucos, em conchas, uma pouco por vez, conforme o molho for secando e conforme a necessidade de cada massa, até que a mesma esteja al dente.

Ponto al dente: Para ajudar você a saber se o macarrão  está no ponto certo,  o  melhor  é:

aos  3-4 min de cozimento, se você morde-lo,  verá uma linha esbranquiçado bem no centro da massa, isso significa que a massa ainda está crua por isso a linha, quando ela cozinha a linha desaparece.

Siga cozinhando e provando  de tempo em tempo até perceber que a linha branca é mínima, bem fininha, os italianos a chamam de ‘anima’ que significa alma, quando a ‘anima’ aparecer, ou seja uma linha bem fininha e sutil, significa que está quase lá, com menos de  1 minutos de cozimento a massa estará  totalmente cozida e no ponto, al dente.  Então, quando a ‘anima’ aparecer, desligue o fogo, ela terminará seu cozimento apenas com o calor da frigideira. Com o tempo, você saberá o ponto da massa de cor e salteado, sem nem precisar ver sua ‘anima’. ;)

Com a massa al dente, junte 4 queijos coalho cortados em cubos pequenos,  amasse entre os dedos um dos quatro queijo coalho, , antes de junta-lo a panela.

Page 6Misture o queijo coalho. Desligue o fogo e com ele desligado coloque os tomates sweet cortados ao meio.

Page 7

Sirva a seguir

Page 8Monta em 10 minutos e Encanta o almoço ou jantar 😉

Untitled

  • Tempo de Preparo: 10 miutos
  • Tempo de Cozimento: 10 a 15 minutos
  • Rendimento: 2 porções

New Page

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

5 comments on “Macarrão ao alho com Queijo Coalho

  1. Olá! Que bela receita! A pimenta é fresca e não em conserva, certo?

    Obrigada!

    • Fiz com pimenta fresca Vivian, mas já usei em conserva também! Espero que goste e conta para gente se aprovou! Obrigada por participar aqui conosco e um beijão para você 😉

  2. Nossa,!!!! Que maravilha, vou fazer com certeza.
    Adoro este cantinho aqui, viu…
    Bjo pra vc, Rosi.
    Tutti 🙂

    • Que delicia Tutti, obrigada pelo carinho. Depois me conta! Aproveito para desejar um Feliz Natal e um 2017 repleto de realizações 😉 Beijao p vc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *