Ovos Mollet Empanado

Please log in or register to like posts.
News
Ovos Mollet Empanado. Ovos. Nutritivo, barato rápido e fácil de preparar.   Uma verdadeira obra prima da natureza! Tem perfeita forma aerodinâmica, cor discreta.  Saboroso, versátil e de fácil digestão!

Ovos Mollet, uma receita francesa que consiste no empanamento e fritura de um ovo cozido, porém mantendo sua gema: parcialmente cozida (como na foto) ou crua (mole) que escorra ao cortar.

Receita sofisticada, original, despretenciosa e deliciosa.  Com uma casquinha temperada crocante, gema ao ponto bem macia ou derretendo no prato…  Quer coisa melhor?

INGREDIENTES:

  • 5 ovos caipira ou se o preparo for individual,  ‘só pra mim …’ -2 ovos caipiras
  • farinha de trigo (cerca de 50g)
  • farinha de rosca (cerca de 50g)
  • pimenta do reino  à gosto
  • ervas frescas ( sálvia, alecrim e tomilho)
  • óleo para fritar
  • sal a gosto

COMO FAZER:

  1. Coloque os ovos, à temperatura ambiente, na panela com água fria (para evitar choque térmico e a casca não quebrar) e acrescente uma colher de sopa de vinagre isso também ajuda que eles ‘trinquem’ durante o cozimento. Veja aqui como preparar ovos cozidos perfeitos.
  2. escolha ovos frescos eles  tem a gema mais no centro isso vai deixar seu Mollet muito mais bonito.
  3. Você sabe dizer se seus ovos na geladeira, estão frescos? Faça aqui o teste antes do preparo
  4. COZINHE OS OVOS:Leve ao fogo e conte os minutos a partir do momento que a água ferver e abaixe a chama do fogão, o cozimento do ovo deve ser lento.
  5. Cozinhe o tempo, conforme a sua preferência no ponto da gema: 4 minutos para ovos moles (a gema fica quente, mas ainda líquida)  6 minutos para os meio cozidos (a gema está macia e parcialmente coagulada) e  12 minutos para os ovos duros
  6. Para evitar a coloração escura esverdeada que as vezes se forma em volta da gema (reação entre o enxofre e o ferro presentes no ovo), fique atento ao tempo e não deixe cozinhar além de 12 minutos.
  7. Escorra-os. E imediatamente mergulhe-os em água fria para cessar o cozimento.
  8. DESCASQUE: Tire a casca dos  ovos, com cuidado, para não romper e reserve. Se fizer na torneira sob a água fria,  fica mais fácil! Se rolar apertando com as mãos a casca desprende rapidinho, no filme dá para ver
      Lave e seque as ervas, sálvia, alecrim e tomilho  (prefira as frescas pois tem sim muita diferença de sabor e aroma)  Veja aqui dica para ter sempre em casa e à disposição ervas congeladas sempre frescas
  9. Misture com a farinha de rosca, uma pitada de sal
  10. Bata 1 ovo e tempere o,  com 1 pitada de sal + pimenta do reino
  11. EMPANE:Tudo pronto para empanar, ovo batido e temperado, farinha de trigo, farinha de rosca e ovos cozidos
  12. Passe o ovo sucessivamente na: farinha de trigo, ovo batido e farinha de rosca temperada, bem empanadinhos
  13. Repita o processo mais uma vez, passe novamente no ovo batido e na farinha de rosca
  14. FRITE:Aqueça o óleo em uma panela
  15. Quando estiver fervendo, mergulhe os ovos no óleo e frite-os por 2 minutos. Fique atento ao tempo de fritura, são 2 minutinhos mesmo!
  16. Bobiei com os meus e e passou um pouco do ponto (ficaram meio escuros)

Você sabia que o ovo está de volta ao cardápio dos mais requintados restaurantes e pratos clássicos? Os chefs estão em busca de criações exclusivas para o preparo do ovo perfeito.  Em São Paulo, o o chef Renato Carioni, no restaurante Così,  serve Ovo Mollet Empanado com gema mole, purê de pupunha e molho de cogumelos e é um dos pratos mais pedidos da casa.

Sirva acompanhado do molho de shimeji:

  • 250 gr de shimeji
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de shoyu
  • 4 colheres (sopa) de saquê
  • 2 colheres (sopa) cebolinha picada
  • 1/2 colher (chá) de glutamato monossódico (Aji-no-moto)

1. Lave o shimeji e divida os tufos. 2. Numa panela, derreta a manteiga e acrescente o shimeji mexendo sempre, por aproximadamente 8 minutos em fogo baixo, ou até o shimeji soltar um pouco de água. 3. Acrescente o shoyu, sempre mexendo por mais uns 2 minutos e logo após o sakê e deixe por mais uns 2 minutos. É importante que o shimeji mantenha um pouco da sua textura, não deixe cozinhar demasiadamente. 4. Misture a cebolinha e o Aji-no-moto e pronto. + purê de batatas, aqui ou de mandioquinha, aqui.

Experimenta e me conta!

Obrigada pela visita, Beijo grande RosiSeligra

 

Curiosidade: Por que o vinagre na água, durante o cozimento dos ovos impede que a casca quebre?

  • “É uma simples questão de química, embora as vovós provavelmente nem desconfiassem disso ao passar essa dica às netas. Ao acrescentar uma colher (de sopa) de vinagre á água em que se vai ferver um ovo acontece uma reação entre o sal presente na casca do ovo (o carbonato de cálcio, CaCO3) e o ácido acético (H3CCOOH) do vinagre, tornando a casca menos rígida.
  • “Ela é parcialmente diluída e fica mais fina, o que aumenta sua elasticidade e impede que o ovo se quebre”, diz o químico Edgard Salvador, professor do Curso Anglo.
  • Quando você fizer essa experiência em casa, vai ver também pequenas bolhinhas de gás formando-se na superfície do ovo: é o gás carbônico, CO2, o outro produto da reação.
  • Ao cozinhar o ovo sem vinagre, as chances de a casca se romper são maiores.
  • “Durante a fervura, o aquecimento da superfície não é uniforme.
  • Uma parte se dilata mais que a outra, por isso a casca acaba se quebrando”, afirma o farmacêutico João Usberco, também do Anglo.”  (dados da SuperInteressante)

 

  • Ovo Mollet Empanado
  • Tempo de preparo: 15 min
  • Tempo de Cozimento: 4 a 12min +2min
  • Nível de Dificuldade: baixo
  • Rendimento: só pra mim ou 4 pessoas

 

 

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

One comment on “Ovos Mollet Empanado

  1. Achaaaaaaaa que eu nunca “pensei” nisso antes!!!!!!!!!!!
    É nesse final de semana mesmo que eu vou testar essa receita……
    Gostamos mto de ovos em casa, e esse eu nunca vi ……

    Obrigadinha!!!

    Bjs Vivi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *