Torta de Morangos, linda e ainda mais gostosa!

Please log in or register to like posts.
News

Torta de Morangos com creme belga, ainda mais gostosa!

Sabe aquela deliciosa Torta de Morangos que é vendida em todas as docerias?

Ela fica ainda mais gostosa quando feita em casa. E o melhor de tudo: é super fácil de fazer!

Além de fácil ela é eclética, pode ser montada de diversas maneira, ao gosto do freguês:

  • Normalmente o recheio da  torta de morangos, é  o crème pâtissière, mas esta foi montada com  Creme Belga de baunilha. São duas opções maravilhosas para você alternar os sabores do recheio. Uma terceira opção é rechear com  Chantilly fresco.
  • A massa desta, é a Massa Podre – Patê Sucrèe, mas você também poderá monta-la com uma base de massa de bolachas, aqui.  São duas alternativas deliciosas de massa para você montar e encantar como preferir.
  • A fruta usada  foi o morango, mas fica a glória também, se você substituir por kiwi fatiado,  uva  verde ou rosa, figo, pêssegos, manga, ou ainda fazer um MIX com várias frutas.

Torta de MorangosEspia só que gostosura mais linda!

Page 1INGREDIENTES:

MASSA PODRE

  • 200g de farinha de trigo ou 1  e 1/4 de xícara de chá
  • 100g de manteiga sem sal
  • 45g de açúcar ou 1/4 de xícara de chá
  • 2-
3 gemas
  • 1 colher de café de essência de baunilha

RECHEIO, CREME BELGA:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de maisena
  • 1 copo de  leite integral – 200ml
  • 3 gemas
  • 1 caixinha de creme de leite – 200ml
  • 1/2 fava de baunilha ou 1 colher de sobremesa de essência de baunilha

FRUTA:

  • 2 caixas de morangos frescos, higienizados e cortados ao meio. Reserve 3-4 morangos inteiros com o cabinho verde.
  • 1/2 tablete de chocolate branco, derretido no micro ondas, aqui.

BRILHO:

Gel de Brilho Incolor Caseiro:

  • 125 ml de água
  • 50 g de açúcar ou 1/4 de xícara de chá
  • ½ colher de sopa de maisena

ou

Page 2COMO FAZER TORTA DE MORANGOS:

MASSA PODRE: Pré aqueça o forno a 200 graus

1.Em um bowl médio, coloque 200g de farinha de trigo ou 1  e 1/4 de xícara de chá

2.Então junte a  manteiga, que deve estar bem gelada. 100g de manteiga é exatamente 1/2 tablete. Corte o tablete de manteiga ao meio e novamente em pedaços menores.

Page 63.Com a ponta dos dedos, misture a manteiga com a farinha de trigo, até ficar uniforme e esfarelada, lembrando uma farofa grossa.

4.Peneire 45g de açúcar ou 1/4 de xícara de chá

5.Com uma colher misture o açúcar,  nessa ‘farofa’ de farinha com manteiga

Page 126.Acrescente 1 colher de café de essência de baunilha e as 3 gemas

7.Misture, primeiro com a colher, depois com as mãos até formar uma bola de massa. Não se deve sovar esta massa, quanto menos manuseia-la melhor. Manipule com as mãos, o menos possível, do contrário ficará pesada e dura. Somente o necessário até  incorporar os ingredientes e quando a massa começar a ligar, forme uma bola com as mãos.

Page 148. Não é preciso estica-la com o rolo de macarrão. A pedacinhos, distribua a massa por toda a extensão da forma, unindo-os e forrando o fundo e as laterais. Forma de 25cm

Asse a massa sem recheio – BAKE BLIND, veja aqui .  O peso dos feijões de cerâmica, impedem a massa de estufar enquanto assa sem recheio. Caso você não tenha os feijões de cerâmica, poderá substitui-lo por feijão, ervilhas ou lentilhas cruas.

9.Fure o fundo uniformemente com o garfo. Forre a massa com papel manteiga  ou papel alumínio com o lado brilhante para a massa e encha com os feijões secos ou outros.

10.Antes de assar, deixe a massa já na forma, na geladeira por  30 minutos.

11. Então leve ao forno, pré aquecido a 200 graus por 20-25minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e Reserve.

Torta de Morangos

Enquanto isso, … enquanto a massa assa no forno … faça o recheio

CREME BELGA – aperta o play:

  1. Comece separando as claras das gemas e  Congele as claras, assim você poderá reaproveita-las em outra ocasião preparando  deliciosas sobremesas como um Pudim de Claras ou  uma deliciosa Pavlova.

2. PENEIRE AS GEMAS: aperta o play:

enquanto isso … enquanto a gema escorre …

3. Em uma panela,  fogo médio, coloque 1 lata de leite condensado e leve ao fogo baixo.

4. Aproveite a lata ou a caixinha do  leite condensado e use-a como medidor para 1 medida de leite integral. Dissolva nesse leite  e 1 colher de sopa de maisena.

5. Leve essa mistura a panela com o leite condensado e o creme de leite. Misture.

6. Acrescente as gemas já peneiras e misture-as com ajuda de um fouet. Junte as sementinhas da fava de 1 baunilha  e misture. Acrescente também a fava na baunilha na infusão. O fouet no preparo deste creme  é uma mão na roda, ele junto com o fogo baixo são nossos aliados para evitar aquelas ‘bolinhas duras” e indesejadas que podem se formar quando preparamos creme que a base leva maisena. ;)

7. Fogo baixo e paciência, siga mexendo até que o creme incorpore. Após engrossar siga mexendo sempre e deixe cozinhar por 1-2 minutos até que o gosto do amido fique bem suave.

8 .Leve a geladeira para acelerar o resfriamento. Reserve

Page 11
MONTAGEM TORTA DE MORANGOS:

Com ajuda de um pincel, aplique uma fina camada de chocolate branco derretido sobre a superfície da torta para que ela não amoleça. Deixe endurecer.Coloque o recheio de creme sobre a massa já assada e com chocolate derretido já endurecido e decore com os morangos já higienizados e  fatiados ao meio ou  outra fruta de sua preferência. Para fazer um charme distribua os 4-4 morangos inteiros com o cabinho.

Para dar aquele brilho das tortas de padaria, pincele  Gel de Brilho Incolor comprado pronto – 80g – no lojabarradoce R$3,90, aqui.
Ou faça você o Gel de Brilho Caseiro:

  •     125 ml de água
  •     50 g de açúcar ou 1/4 de xícara de chá
  •     ½ colher de sopa de maisena

Leve ao fogo Dissolva  ½ colher de sopa de maisena em 125 ml de água,  acrescente 50g de açúcar, mexa e leve ao fogo médio até ferver. Continue mexendo; essa mistura engrossará e formará uma geleia transparente. Quando engrossar, desligue o fogo e pincele  delicadamente  sobre a superfície da torta.

Coloque o recheio de creme sobre a massa já assada e com chocolate derretido já endurecido e decore com os morangos já higienizados e  fatiados ao meio ou  outra fruta de sua preferência. Para fazer um charme distribua os 4-4 morangos inteiros com o cabinho.

 

Não falei que era fácil. Pá pum. Fiz para minha mama. Monta Encanta sua mãe também e conta para gente se ela aprovou o mimo. A minha adorou!torta de morangos

 

Torta de MorangosObrigada pela companhia, até a próxima receitinha Rosi Seligra
  • Tempo de Preparo: 30minutos
  • Tempo de Forno:20-25minutos
  • Tempo de Geladeira: 1 h
  • Rendimento: 10-15 porções

 

 

6 comments on “Torta de Morangos, linda e ainda mais gostosa!

  1. Assei a massa como sugerido , cobrindo com papel manteiga e feijao mas a massa ficou crua no centro e com as bordas muito assadas, quase tostadas. Alguma dica?

    • diminui a potencia do forno, para assar por igual … obrigada por participar e um beijao para você!

  2. Ola… realmente amo suas receitas e essa tortinha em especial, porem acredito que ha alguma contradição no preparo do creme pois nos ingredientes diz 1 lata de leite condensado, 1 c.s. maisena e 200 ml de leite e …. porem no preparo diz: item 3) 2 latas de leite condensado; item 4) 2 medidas da lata de leite integral dão mais de 200 ml, e 2 colheres de maisena.
    Como sou um pouco leiga na cozinha… fiquei na duvida.
    Desde ja agradeço pela atenção.

    • Obrigada Mariza, por nos alertar. Texto corrigido e o correto é 1 de cada apenas! Obrigada por participar e um beijao p vc

  3. Como não amaaarrr esse site maravilhoso? Como com os olhos 😀
    Uma dúvida (e sugestão): qual foi o gasto médio total nessa receita? Seria bom quanto gastou para termos uma média antes de ir aí mercado rsrs beijo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *