Massa Podre doce, base para diversos recheios

Please log in or register to like posts.
News
massa podre doce
massa podre doce

Massa Podre doce, também conhecida como Pâte Sucrée, é levemente adoçada, enriquecida com gemas e aromatizada com baunilha.  Apesar do nome difícil é básica e  bem versátil. Tem uma textura esfarelada e levemente crocante.

Serve como base para diversos recheios,  para fazer biscoitos e até somente quebrá-la depois de assada e fria, para uma farofa de sorvete ou cobertura de outros doces,  uma delicia!

massa podreSimples e fácil de fazer tem a vantagem de não desafiar os dotes culinários nem mesmo de um principiante, além de ser leve e muito saborosa.

massa podre
INGREDIENTES:

  • 200g de farinha de trigo ou 1  e 1/4 de xícara de chá
  • 100g de manteiga sem sal
  • 45g de açúcar ou 1/4 de xícara de chá
  • 3 gemas
  • 1 colher de café de essência de baunilha

massa podreEsta receita de  Pâte Sucrée,  foi  retirada do Livro de Sobremesas Le Cordon Bleu.

Pode se misturar a massa com as mão ou a batedeira, seguindo o mesmo passo a passo descrito aqui.  O processador de alimentos é ótimo para misturar a farinha com a manteiga. Neste caso misture a massa ligando e desligando para não batê-la demais, pois corre o risco de ficar muito mole e quebradiça.

massa podreCOMO FAZER massa podre doce:

Trabalhe em um ambiente fresco e use os ingredientes frios.

Em um bowl médio, coloque 200g de farinha de trigo ou 1  e 1/4 de xícara de chá

Então junte a  manteiga, que deve estar bem gelada. 100g de manteiga é exatamente 1/2 tablete. Corte o tablete de manteiga ao meio e novamente em pedaços menores.

massa podreCom a ponta dos dedos, misture a manteiga com a farinha de trigo, até ficar uniforme e esfarelada, lembrando uma farofa grossa.

massa podrePeneire 45g de açúcar ou 1/4 de xícara de chá

massa podreCom uma colher misture o açúcar,  nessa ‘farofa’ de farinha com manteiga

massa podreAcrescente 1 colher de café de essência de baunilha e as 3 gemas

massa podreMisture, primeiro com a colher, depois com as mãos até formar uma bola de massa. Não se deve sovar esta massa, quanto menos manuseia-la melhor. Manipule com as mãos, o menos possível, do contrário ficará pesada e dura. Somente o necessário até  incorporar os ingredientes e quando a massa começar a ligar, forme uma bola com as mãos.

massa podreNão é preciso estica-la com o rolo de macarrão. A pedacinhos, distribua a massa por toda a extensão da forma, unindo-os e forrando o fundo.

massa podreE as laterais. Forma de 25cm

massa podreVocê pode montar a torta em tamanho  familiar, como na foto acima,   ou em forminhas individuais, de 8-10 cm.  Com fundo falso que facilitam o desenforme, quando prontas.

massa podre

massa podre doce

Podem ser assadas com ou sem recheio.

Quando é com recheio, basta colocar o recheio sobre e leva-la ao forno.

massa podreAssando a massa sem recheio – BAKE BLIND

Alguns recheios exigem um tempo curto de cozimento, de modo que a massa é parcialmente assada antes de ser recheada e voltar ao forno. Asse a massa,  cerca de 10 a 15minuto com forno a 200 graus.

Se o recheio não precisar de cozimento, a massa deverá estar totalmente assada. Neste caso asse a massa, a 200 graus,  por 20 a 25 minutos ou até começar a dourar.

O peso dos feijões de cerâmica, impedem a massa de estufar enquanto assa sem recheio. Caso você não tenha os feijões de cerâmica, poderá substitui-lo por feijão, ervilhas ou lentilhas cruas.

Fure o fundo uniformemente com o garfo. Forre a massa com papel manteiga  ou papel alumínio com o lado brilhante para a massa e encha com os feijões secos ou outros.

massa podreAntes de assar, deixe a massa já na forma, na geladeira por pelo menos 30 minutos.

massa podreE aí está, Massa Podre doce, pré assada por 10 minutinhos

massa podreE em tamanho individual, prontinha para receber recheio que ainda necessite de um tempo de forno.

massa podreObrigada pela companhia, até a próxima receita, beijo Rosi Seligra

Tempo de Preparo: 15minutos

Tempo de descanso na geladeira: 30min

Tempo de forno: 20 minutos

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *