Bolo Mágico de Chocolate, é pura magia!

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video

Bolo Mágico de Chocolate em três camadas!

Bolo Mágico de Chocolate. A massa que se dividi em 3 camadas com 3 texturas diferentes:  a parte superior lembra um bolo esponja fofinho, o centro cremoso como um pudim e a última camada um pouco mais sólida.  Ficou curioso, então aperta o play para ver  esta gostosura!

Como a mágica acontece? É uma questão de peso. O composto mais pesado termina na parte inferior da forma enquanto o mais leve se eleva. Se você agitar um copo cheio de água e suspensões, a suspensão gira, se você deixar ainda por 10 minutos, as partículas mais pesadas terminarão na parte inferior do copo, é isso!

Agora, chega de papo e mãos a obra para preparar esta italianíssima torta mágica de chocolate, porque a magia não acontece apenas na Itália, mas também na minha e na sua casa também!

Bolo Mágico de Chocolate

INGREDIENTES:

  • 4 ovos inteiros, claras separadas das gemas
  • 1 colher de sopa de  água fria
  • 1 e ¼ xícara de chá de açúcar comum, 200g
  • 2/3 xícara de manteiga ou margarina, 125g
  • ½ xícara de farinha de trigo, 65g
  • ½ xícara de chocolate em pó, 50g
  • 2 xícaras de chá de  leite morno, 500ml
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
  • uma pitada de sal
  • gotinhas de Vinagre ( pode ser qq vinagre) ou gotinhas de limão

Bolo Mágico de Chocolate

Segredinhos Bolo  Mágico de Chocolate:

Agora, eu te conto quais são as dicas, ou melhor as regras a serem respeitadas para magia acontecer:

  • O tamanho da forma não é opcional, é obrigatório. Para fazer esta sobremesa, você precisará de uma forma quadrada de 20x20cm
  • Manteiga derretida, mas não quente, no ponto!
  • Delicadeza, a massa deve ser misturada devagar com a batedeira em velocidade mínima, para não perder a aeração das gemas e das  claras batidas. É preciso deixar o máximo possível as bolhas de ar dentro na massa.
  • Leite entra na massa morno, ele deve ser aquecido antes de ser incorporado.
  • Depois de assada deixe o bolo esfriar dentro do forno, com a porta semi aberta. Uma vez frio cubra com plástico  filme e deixe na geladeira por 2 horas antes de servir.   Quanto mais geladinho, mais gostoso!

Bolo Mágico de Chocolate

COMO FAZER BOLO MÁGICO DE CHOCOLATE:

  1. FORNO:Pré aqueça o forno a 160Celsius.
  2. FORMA: Unte com manteiga, e 2 tiras de papel manteiga, uma forma quadrada 20×20.
  3. SECOS: Em um bowl a parte, peneire ½ xícara de chocolate em pó com ½ xícara de farinha de trigo. Reserve.
  4. GEMAS: Bata bem as 4 gemas com ¾ de xícara de chá de açúcar,  1 colher de água  e  1 colher de sobremesa de essência de baunilha até obter um creme claro.
  5. MANTEIGA: Derreta 2/3 xícara de manteiga no micro ondas por 10 segundos em potência alta para não aquecer de mais.
    Agregue a manteiga derretida,  ela não pode estar quente, se aquecer demais no micro espere amornar antes de adiciona-la  e continue batendo.
  6. FARINHA: Junte a farinha + chocolate peneirados juntos e reservados as gemas batidas. Não bata demais para não desenvolver excesso de glúten, somente o suficiente para incorporar totalmente.Bolo Mágico de Chocolate
    BOLO MÁGICO DE CHOCOLATE EM 3 CAMADAS
  7. LEITE:Aqueça o leite no micro ondas por 2 minutos em potencia alta, até ficar morno. Coloque  o leite aos poucos, batendo com o batedor em velocidade mínima, até que todo o leite esteja integrado e a mistura homogênea.  É importante que o leite esteja morno- não fervendo –  para não endurecer a manteiga, assim a massa que é bem líquida, fica bem lisinha.
  8. CLARAS: Em um bowl coloque  as claras com uma pitada de sal e gotinhas de vinagre e bata até o ponto de neve. O sal entra nas claras para ajudar a manter a estrutura e o vinagre ajuda na elasticidade da massa. É importante que tanto o bowl, quanto os batedores estejam limpos e secos, assim garantimos o ponto de neve, veja aqui como bater suas claras em neve com perfeição. As claras bem batidas vão formar a terceira camada do bolo.
  9. Agregue as claras batidas a massa aos poucos. As claras em neve entram em 3 partes.  Com a batedeira na velocidade mínima até ficar uma massa homogênea. Com delicadeza para não perder a aeração das claras batidas.
  10. FORMA: Leve a massa a forma untada e ao forno pré aquecido a 160ºC por 1 hora.
  11. FORNO: O bolo cresce e é normal que abaixe depois de frio. Porém para que  abaixe menos, existe  um  truquezinho bobo mas que faz toda a diferença.  Uma vez o bolo assado, apague o forno e deixe-o  dentro, com a porta semi aberta, assim ele esfria devagar sem tomar um golpe de ar brusco. É como toda magia, precisa de delicadeza para acontecer.
  12. DECORAR: Espere a massa esfriar antes de desenforma-la.  Assim ela encorpa.  Corte em quadrados de 4×4 cm e decore com chocolate em pó ou açúcar de confeiteiro.
  13. Bom Apetite!

Bolo Mágico de Chocolate

Experimenta 😉

 

  • Tempo de Preparo: 20min
  • Tempo de forno: 1h
  • Rendimento: 20 pedaços

Reactions

1
0
2
0
0
1
Already reacted for this post.

Reactions

1
2
1

4 comments on “Bolo Mágico de Chocolate, é pura magia!

  1. Posso assar em refratário, ou a forma tem que ser metálica?

    • Pode assar em refratário de vidro de silicone, desde que próximas as medidas, dá certo sim! depois me conta se aprovou? Beijao p vc 😉

  2. As receitas e so delicia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *