Bolinho de Bacalhau com Batatas

Bolinho de Bacalhau com Batatas

Bolinho de Bacalhau com Batatas, crocante e dourado!

Quem é fã de bacalhau, não costuma negar um bolinho de bacalhau com batatas. Crocante e dourado por fora e macio e saboroso por dentro, vai super bem servido como entradinha.

A receita é tradicional, veio de Portugal junto com a  Dona Aida. Dona Aida é  mãe do meu cunhado Sérgio que foi quem fez estes bolinhos e sem exagero nenhum, um dos melhores bolinhos de bacalhau que eu já comi na vida.

Fácil e simples de tudo, leva bacalhau desfiado, batatas cozida espremida,  1 gema e salsinha. A massa não fica nem dura, nem mole e firme o bastante para manter a estrutura durante a fritura.

Vale conferir as  dicas para prepara-lo com perfeição!

Vamos lá?

INGREDIENTES BOLINHO DE BACALHAU COM BATATAS:

  • 1 gema
  • ½k de batata tipo asterix
  • ½k de bacalhau em lascas
  • ½ xícara de salsinha picada
  • ½ l de óleo para fritar
  • pimenta do reino moída a gosto e sal a gosto se necessário for


COMO FAZER BOLINHO DE BACALHAU COM BATATAS:

  1. BACALHAU: Comece dessalgando o bacalhau comprado já em lascas fica mais  em conta. Lave as lascas em água corrente, para tirar o excesso de sal e depois leve-as para dessalgar em 3 litros de água gelada.
  2. Deixe de molho, por 6 horas, trocando a água pelo menos mais uma vez. Experimente um pedacinho, ele deve estar ‘levemente salgado’ se ainda estiver muito salgado, você poderá, trocar a água mais uma vez. Veja aqui, como dessalgar o bacalhau com antecedência e congela-lo para ter sempre a mão e à disposição.
  3. Escorra o bacalhau, despreze a água e em uma panela com 1 litro de água fervente e cozinhe o bacalhau por 10min só na água e depois desfie. Usei um processador para desfiar o bacalhau e deixar o preparo mais prático. Mas a receita original, desfia o bacalhau com um pano de prato.
  4. BATATAS: Na mesma água que foi usada para cozinhar o bacalhau, cozinhe as batatas até que elas fiquem macias e depois amasse bem enquanto quente. Pique a salsinha.  Reserve.
  5. BOLINHO: Espere até a batata amassada esfriar , junte uma gema, a salsinha picada, pimenta do reino moída  e sal se necessário for. Misture tudo até obter uma massa homogênea.  Leve a geladeira por 30minutos para firmar.
  6. PARA MOLDAR: COM AS MÃOS: Para moldar os bolinhos, unte um pouco a palma das mãos com um pouco de óleo, pegue uma porção da massa com uma colher de sopa ou sobremesa e enrole como um croquete ou bolinha.
  7. COM A COLHER: Com uma colher de sopa ou sobremesa, pegue uma porção da massa, passe a massa de uma colher para a outra raspando a borda para marcar o primeiro canto, então passe de volta o bolinho para primeira  colher para conseguir marcar o outro canto. Moldado assim, na colher,  o bolinho fica alongado e com os cantos bem marcados.

DURABILIDADE BOLINHO DE BACALHAU COM BATATAS:

  • Prepare os bolinhos com até 24h de antecedência, espalhe em uma assadeira, cubra com filme plástico e guarde na geladeira, ou congele por até 1 semana e frite ou asse ainda congelados.

COMO FRITAR: Para o bolinho não encharcar, aqueça o óleo em uma frigideira grande, frite  de 6 em 6 unidades de cada vez, banhando sempre com uma escumadeira até dourar, sem adicionar farinha ou empanar.

DICA: A batata asterix,  é uma batata mais seca, mas que as vezes, dependendo da safra, pode estar mais úmida que o habitual, então  a Dona Ainda conta que nessa hora é preciso ajudar a estrutura da massa a ficar mais firme e evitar que os bolinhos se  desmanchem ao fritar,  acrescentando  um pouco de farinha de rosca as batatas amassadas no preparo da massa. Cerca de 1 a 2 colheres de farinha de rosca costuma ser suficiente.  Vale ressaltar que a farinha de rosca  entra só se necessário for. 😉

COMO ASSAR: Em forno pré aquecido a 200°C e em uma assadeira grande, untada com azeite, distribua os bolinhos, deixando espaço para que o ar circule entre eles. Asse por uns 20minutos, virando-os na metade do tempo ou até que os bolinhos estejam crocantes e dourados.

Experimenta!

Obrigada pela companhia, até a próxima Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 2 horas
  • Tempo de Dessalga: pelo menos 6h
  • Rendimento: 40 unidades

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*