Arroz branco com azeite, ainda mais gostoso!

Please log in or register to like posts.
News
arroz branco com azeite
Arroz branco com azeite, o bom e velho arroz branco!

Arroz branco com azeite é um bom acompanhamento  para pratos mais elaborados. Com toque de azeite e bem soltinho ele fica ainda mais gostoso!

Tenho recebido muitos pedidos de como preparar um arroz soltinho, saboroso e irresistível, sendo assim juntei aqui meus segredinhos para compartilhar especialmente com você, que está dando os ‘primeiros passos’ na cozinha.  Vamos lá?

INGREDIENTES:

  • 1 copo (200ml) de arroz branco
  • 2 Copos (200ml) de agua fervente
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 cebola  julienne
  • 5 dentes de alho descascados
  • sal a gosto
  • 1/2 saquinho meu arroz extra alho/extra cebola (opcional)

COMO FAZER ARROZ BRANCO COM AZEITE:

  1. Antes de tudo coloque água na chaleira e leve-a ao fogo para ferver.
  2. Em seguida separe 1 copo de arroz.
  3. Não lave o arroz, compre desses que já vem lavado, mas se você usar outro que necessite lavar, não se esqueça de deixa-lo no escorredor ‘secando’, o arroz seco refoga melhor e bem refogado dá toda a diferença  de sabor.
  4. Hora do sofrito!  Em fogo médio, para não queimar, coloque o azeite e os dentes de  alhos descascados picado ou amassado
  5. O alho vem sempre antes da cebola, pois a mesma solta água e aqui queremos o gosto do alho bem fritinho e não cozido, isto muda TUDO!
  6. Você vai reparar que nas minhas receitas a cebola é cortada a la julienne, sou viciada nessa forma e acho que fica mais bonito no prato, mas caso não goste e prefira elas cortadas menorzinhas sem problemas, isso não altera o sabor.
  7. Após levemente dourado o alho, (alho amarelo escuro, escurece e amarga o arroz, o ponto do alho é um amarelo bem clarinho), coloque a cebola e assim que ela, estiver translúcida acrescente o arroz.
  8. Uma dica muito importante é dar uma fritadinha, refogar bem o arroz junto com o sofrito, por 2 minutinhos pelo menos, sempre tomando cuidado para não queimar o fundo da panela, pois se queimar o arroz pode escurecer e nós queremos um arroz bem branquinho.
  9. arroz branco com azeite
  10. Agora é a hora do “truquezinho psiiiu, mas é segredo, não conta pra ninguém rsss, acrescente meio saquinho de ‘meu arroz extra alho’, porque alho e cebola são fundamentais e aqui ele entra no lugar do sal!
  11. Pode confiar, não fica forte, fica PERFEITO!!!  Mas se você tem restrição ao sódio, melhor evitar!
  12. Quando não tenho o ‘meu arroz’, coloco um pouquinho de caldo de galinha líquido, acho o líquido muito mais gostoso que o de quadradinho.
  13. Acrescente a água fervente da chaleira, a medida será sempre na seguinte proproção:
  14. 1 de arroz e  para 2 (da mesma medida) de água.
  15. Espia só  esse caldo… dos deuses!!!!
  16. Abaixe o fogo e semi tampe… até que esteja cozido

Dicas  Importantes:

  1. Para saber se a água do arroz que esta cozinhando já secou, basta apagar o fogo molhar o seu polegar  e bater na lateral da panela, do lado de fora, igualzinho como se faz com o ferro de passar roupa.
  2. Se a panela “estalar” significa que a água já secou, e se não estalar, significa  que o arroz ainda tem água, aí é so aguardar mais um pouquinho.
  3. Para esquentar o arroz já cozido, basta coloca-lo em um escorredor de macarrão e leva-lo ao fogo dentro de uma panela com três ou quatro dedos de água.
  4. Espere até a água ferver e aguarde alguns minutinhos para que o arroz fique quente e soltinho novamente 🙂 parecendo que foi feito na hora.
  5. Para o arroz amanhecido, coloque-o  numa panela com um pouquinho de água, mexa, tampe e leve ao fogo bem baixinho.
  6. Você verá que depois de alguns minutinhos ele fica soltinho e saboroso parecendo que foi feito no dia.

Bom apetite!!!

🙂 Natalia Posses

  • Tempo de Preparo: 10 a 15 minutos
    Tempo de cozimento: 20 minutos
  • Nível de dificuldade: Fácil
  • Rendimento: 4 a 5 porções

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *