Bolo de Palha Italiana com massa amanteigada e brigadeiros

Please log in or register to like posts.
News
bolo de palha italiana
Bolo de palha italiana tem  massa amanteigada e por isso só já dispensa maiores apresentações.  As  claras batidas em ponto de neve garantem  a fofura enquanto a manteiga traz o sabor todo especial para massa. Para finalizar essa maravilha ainda tem cobertura de brigadeiro branco e preto e farofa de bolacha maria … imagina um bolo incrível?

bolo de palha italiana

INGREDIENTES:

  • 4 Ovos
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
  • 2 xícaras de chá de açúcar peneirado
  • 1 xícara de chá (240ml) de leite integral
  • 200g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

 

COBERTURA BRIGADEIRO BRANCO E BRIGADEIRO PRETO: 

  • 2 latas de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • uma pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó da sua preferência
  • ½  pacote de bolacha maisena ou maria triturado como farofa

 

COMO FAZER BOLO DE PALHA ITALIANA:

Antes de tudo pré aqueça o forno na temperatura máxima e somente na hora ‘h’ de entrar com o bolo abaixe para 190ºCelsius.

Em seguida  separe as 4 gemas das 4 claras  (reserve as gemas) .

Agora  bata as claras na batedeira até ficarem em ponto de neve. Para isso,  para saber se estão no ponto de neve vire a tigela de cabeça para baixo e se não escorrer, significa que está no ponto veja AQUI como fazer. Depois  reserve as claras em ponto de neve.

Logo depois e na mesma tijela da batedeira (não é necessário lavar)  bata as 4  gemas reservadas, 2 xícaras de chá de  açúcar peneirado com 200g de  manteiga (na temperatura ambiente e em ponto de pomada).

Agora na velocidade máxima da batedeira, bata bastante (5minutos) para aerar a massa e garantir que o bolo fique bem fofinho, Então bata até que a mistura  dobre de tamanho e atinja um creme cor amarelo  clarinho.

Logo após abaixe  a velocidade da batedeira para a velocidade  1 (ou o mínimo). Depois   comece acrescentando aos poucos e alternadamente 3 xícaras   de chá de farinha de trigo peneirada com  1 xícara de chá de  leite.

Em primeiro lugar  alterne primeiro a farinha depois o leite e termine com a farinha e   siga  assim (em 3 adições) intercalando  até   obter uma mistura  homogênea.

Agora desligue a batedeira e acrescente as claras em neve (reservada)  e mexa delicadamente. Sempre misture com delicadeza   até que as claras em neve incorporem a massa.

Por ultimo acrescente  1 colher de sopa de  fermento e misture delicadamente também.  Caso prefira  você pode bater na batedeira para misturar as claras e o fermento à massa mas use velocidade mínima. E bata somente até incorporar, vapt vupt mesmo.

bolo de palha italiana

bolo de palha italiana

Por fim unte uma forma redonda de 26cm. Eu gosto de untar com  desmoldante spray,  mas você também pode usar manteiga e açúcar ou manteiga e farinha de trigo.
Agora verta a massa  na forma, distribua uniformemente  para que um lado não fique mais “cheio”que o outro .
Então leve ao forno pré aquecido na temperatura máxima  e nesse momento abaixe para 190°Celsius e deixe por cerca de  45 minutos a 1 hora.  Sempre faça o teste do palito para ver se a massa já esta assada.

FAROFA:  Para isso basta colocar meio pacote de bolacha maisena no liquidificador e bater até o ponto de farofa. Agora respeite a quantidade indicada para esta receita e veja AQUI como escolher o ponto  da farofa  mais fina ou mais rústica conforme sua preferência.

BRIGADEIROS:  Agora faça a sua receita preferida de Brigadeiro Branco e Preto. Ou então  acesse  AQUI  para fazer o Brigadeiro Branco no microondas e AQUI para fazer o Brigadeiro  Preto

Se você gostou desta receita com certeza vai gostar de  nos  acompanhar  pelo instagram.   Então vem com a gente, ver as receitas no  STORY em tempo real, AQUI,  vem  vai? vem ficar juntinho da gente!

bolo de palha italiana

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas de  bolos   AQUI.

Obrigada e até a próxima receita,   Natalia Posses.

Deixe uma resposta