Bolo Bolo de festa Bolo simples Instagram Pavê Sobremesa

Pão de ló gelado com brigadeiro, bem fofinho!

0
Please log in or register to like posts.

Pão de ló gelado com calda de brigadeiro mole, massa fofinha como só um pão de ló consegue ser e bem molhadinho pela calda de brigadeiro. Delicioso e fácil de fazer, a receita está bem explicada, com vídeo repleto de dica, para não ter erro na hora ‘h’de fazer o seu, vamos lá?

INGREDIENTES:

massa pão de ló:

  • 3 ovos
  • 1 colher de café (medidora) de sal (usei sal rosa)
  • ½ xícara de chá de açúcar
  • ½ xícara de chá de farinha de trigo

calda de brigadeiro:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • ¼ xícara de chá de chocolate em pó (usei 100% cacau)
  • 1 colher de café (medidora) de sal (usei sal rosa)
  • 1 lata de creme de leite com soro

*xícara medidora de 240ml

*forma retangular 27x19cm

COMO FAZER PÃO DE LÓ GELADO COM BRIGADEIRO:

CALDA DE BRIGADEIRO:Em primeiro lugar faça a calda de brigadeiro. Então  em uma panela coloque 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga , ¼ xícara de chá de chocolate em pó (usei 100% cacau) e 1 colher de café (medidora) de sal (usei sal rosa).

Agora misture e em fogo baixo siga mexendo o fundo de vez em quando para não grudar e queimar. Assim que levantar fervura, mexa vigorosamente até começar a desgrudar do fundo da panela (veja video) e desligue o fogo.

Por ultimo e com o fogo desligado coloque 1 lata de creme de leite com soro, misture até incorporar e reserve.

PÃO DE LÓ:  Pré aqueça o forno na temperatura máxima e aproveite para untar uma forma retangular de 27x19cm.

Em  primeiro lugar  separe as claras das gemas de 3 ovos. Depois coloque as claras em uma tijela grande com uma pitada de sal e bata com a batedeira (ou batedor de arame) até as claras ficarem em ponto de neve, aqui.  Em seguida junte as 3 gemas, uma gema por vez  e bata novamente por um ou dois  minuto. Logo depois acrescente   ½ de  xícara de chá de açúcar peneirado e bata por mais 1 ou 2 minutos.

Por fim junte  ½ de  xícara de chá de farinha de trigo peneirada e misture delicadamente que é para não perder a aeração. (veja video)

pão de ló gelado

pão de ló gelado com brigadeiro

Usei uma forma retangular de (27cmx19cm) mas sinta-se a vontade para usar uma quadrada ou redonda de 24 ou 25cm. Verta a massa na forma untada com óleo e farinha de trigo (usei spray desmoldante).

Depois  leve ao forno pré aquecido, nesse momento abaixe a temperatura para  190°Celsius e deixe assar por 20 a 25 minutos ou até o bolo crescer e firmar ou até que ao espetar o palito no centro do bolo, o mesmo saia limpo e seco.

DICA: Agora tome cuidado para não assar demais, após 20minutos  fique atento e assim que a massa firmar, faça o teste do palito.  Isso porque,  a  massa quando assada além do necessário,  resseca e endurece o pão de ló.  Dúvida? Veja   AQUI  como fazer o pão de ló clássico.

Assim que a massa estiver assada retire-a do forno e faça furos com o garfo em toda a massa, depois verta sobre o bolo a calda de brigadeiro quente e com ajuda de um garfo abra espaço para que a calda de brigadeiro penetre no bolo (veja video)

Por ultimo leve a geladeira por 2 horas e após gelar polvilhe chocolate granulado e é só servir o melhor e mais gostoso pão de ló gelado, molhadinho e bem fofinho !

Se você nos acompanha pelo INSTAGRAM pode ver nossas receitas em tempo real pelo STORY . Senão talvez você queira acompanhar os próximas receitas  AQUI . Então vem a gente, vem ficar pertinho.

pão de ló gelado

E se você,  gosta de bolo de bolo gelado, não pode deixar de ver estes outros  , AQUI.  

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

 

 

 

 

 

 

Linguiça com batata ao forno assada
Salada com limão e um toque alho cru!