Pão de ló gelado com brigadeiro, bem fofinho!

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Pão de ló gelado com calda de brigadeiro mole, massa fofinha como só um pão de ló consegue ser e bem molhadinho pela calda de brigadeiro. Delicioso e fácil de fazer, a receita está bem explicada, com vídeo repleto de dica, para não ter erro na hora ‘h’de fazer o seu, vamos lá?

INGREDIENTES:

massa pão de ló:

  • 3 ovos
  • 1 colher de café (medidora) de sal (usei sal rosa)
  • ½ xícara de chá de açúcar
  • ½ xícara de chá de farinha de trigo

calda de brigadeiro:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • ¼ xícara de chá de chocolate em pó (usei 100% cacau)
  • 1 colher de café (medidora) de sal (usei sal rosa)
  • 1 lata de creme de leite com soro

*xícara medidora de 240ml

*forma retangular 27x19cm

COMO FAZER PÃO DE LÓ GELADO COM BRIGADEIRO:

CALDA DE BRIGADEIRO:Em primeiro lugar faça a calda de brigadeiro. Então  em uma panela coloque 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga , ¼ xícara de chá de chocolate em pó (usei 100% cacau) e 1 colher de café (medidora) de sal (usei sal rosa).

Agora misture e em fogo baixo siga mexendo o fundo de vez em quando para não grudar e queimar. Assim que levantar fervura, mexa vigorosamente até começar a desgrudar do fundo da panela (veja video) e desligue o fogo.

Por ultimo e com o fogo desligado coloque 1 lata de creme de leite com soro, misture até incorporar e reserve.

PÃO DE LÓ:  Pré aqueça o forno na temperatura máxima e aproveite para untar uma forma retangular de 27x19cm.

Em  primeiro lugar  separe as claras das gemas de 3 ovos. Depois coloque as claras em uma tijela grande com uma pitada de sal e bata com a batedeira (ou batedor de arame) até as claras ficarem em ponto de neve, aqui.  Em seguida junte as 3 gemas, uma gema por vez  e bata novamente por um ou dois  minuto. Logo depois acrescente   ½ de  xícara de chá de açúcar peneirado e bata por mais 1 ou 2 minutos.

Por fim junte  ½ de  xícara de chá de farinha de trigo peneirada e misture delicadamente que é para não perder a aeração. (veja video)

pão de ló gelado

pão de ló gelado com brigadeiro

Usei uma forma retangular de (27cmx19cm) mas sinta-se a vontade para usar uma quadrada ou redonda de 24 ou 25cm. Verta a massa na forma untada com óleo e farinha de trigo (usei spray desmoldante).

Depois  leve ao forno pré aquecido, nesse momento abaixe a temperatura para  190°Celsius e deixe assar por 20 a 25 minutos ou até o bolo crescer e firmar ou até que ao espetar o palito no centro do bolo, o mesmo saia limpo e seco.

DICA: Agora tome cuidado para não assar demais, após 20minutos  fique atento e assim que a massa firmar, faça o teste do palito.  Isso porque,  a  massa quando assada além do necessário,  resseca e endurece o pão de ló.  Dúvida? Veja   AQUI  como fazer o pão de ló clássico.

Assim que a massa estiver assada retire-a do forno e faça furos com o garfo em toda a massa, depois verta sobre o bolo a calda de brigadeiro quente e com ajuda de um garfo abra espaço para que a calda de brigadeiro penetre no bolo (veja video)

Por ultimo leve a geladeira por 2 horas e após gelar polvilhe chocolate granulado e é só servir o melhor e mais gostoso pão de ló gelado, molhadinho e bem fofinho !

Se você nos acompanha pelo INSTAGRAM pode ver nossas receitas em tempo real pelo STORY . Senão talvez você queira acompanhar os próximas receitas  AQUI . Então vem a gente, vem ficar pertinho.

pão de ló gelado

E se você,  gosta de bolo de bolo gelado, não pode deixar de ver estes outros  , AQUI.  

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta