Feijão Caprichado

Please log in or register to like posts.
News

Que tal um feijão caprichado? Bem gostoso?  Com linguiçinhas e bacon?  Feijão é  o prato mais presente na casa do brasileiro.   Na companhia do arroz branco  aqui   ou do arroz com azeite, aqui forma uma dupla imbatível!

E o que é melhor:   o consumo em quantidades de média a alta de feijão está sendo associado a diminuição no desenvolvimento de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias.

Para preparar um bom feijão, comece pela compra, a escolha do feijão.

É melhor que ele seja novo.  Feijão novo tem cor clara, conforme ele vai envelhecendo vai escurecendo ficando mais escuro, mais para o marrom. Na prateleira do supermercado, procure sempre pelo mais claro, o mais rosinha, independente da marca, assim você terá sempre um  feijão  mais gostoso!

INGREDIENTES:

  • 500g de feijão
  • 1,5l de água
  • Sal a gosto
  • Lingüiça calabresa a gosto
  • Bacon a gosto
  • 1 cebola média
  • 5 dentes de alho ou a gosto
  • Sal a gosto
  • 1 colher de de café de colorau
  • 1 a 2 folhas de louro

Feijão Caprichado

     COMO FAZER:

  1. Tire os grãos que estão feios e amassados e saiba que não precisa lavar, mas eu gosto de dar pelo menos uma enxaguada.
  2. Se você tiver com tempo é bom deixar um pouco de molho com água filtrada, pois acelera o processo do cozimento.
  3. Quando fiz este feijão  eu estava com pressa e só consegui deixar 5 minutinhos de molho, mas você pode deixar o quanto quiser, entre  5 minutos a 12 horas.
  4. O Feijão de hoje é um feijão  caprichado! Tem bacon e linguiça, mas tem dia que a gente põe só o bacon, outros só a linguiça e outros ainda somente o bom e velho feijão bem temperadinho com alho e cebola.
  5. Sabe a pele do bacon? Nós vamos usá-la aqui para dar realce ao caldo, cozinhando o feijãozinho assim ele vai ficar super saboroso, depois a gente retira a pele.
  6. Quanto de água?   Se o feijão ficou de molho, calcule 1 litro para cada quilo de feijão. Caso contrário, dobre a quantidade de líquido.
  7. A medida da água, no olhometro também é simples: cinco dedos de água acima do nível dos grãos.   Se precisar de mais, complete sempre água fervente.   Mas isso é só para ter uma ideia, uma indicação pois depende do grão do feijão. Tem grãos mais duros, grãos menos duros.
  8. Preciso deixar o feijão de molho?    Quando deixamos o feijão fica de molho, ele cozinha mais depressa, por ficar de molho (desprezando a água da demolha), temos menos chance de sofrer com gases depois da refeição.     60 minutos já são suficiente para a receita ficar mais leve.   Só não esqueça de dispensar a água da demolha.
  9. Despreze a água da demolha e coloque o feijão mais a quantidade de água indicada, na panela de pressão, tampe,  após “chiar” deixe cozinhar por + 30 minutos.
  10. Enquanto o feijão cozinha …
  11. Numa panela coloque um fio de azeite, mas é um fio mesmo porque o bacon e a lingüiça soltam bastante gordura, então e não é necessário acrescentar mais gordura. Doure o bacon primeiro e depois acrescente a lingüiça.
  12. A linguiça será apenas frita, ela não é cozida junto com o feijão,  isso muda TUDO!  Viu quanto óleo o bacon e a lingüiça solta?
  13. Por isso que não precisa de muito azeite é um pingo mesmo.
  14. Depois de  bem douradinhos, acrescente 1 colher de café de colorau, este truque eu aprendi com a minha vó (espanhola) e quem come meu feijão AMA e sempre pergunta nossa Que cor linda! E que delícia o que você põe? Colorau ele dá cor e sabor
  15. Ou,  no lugar do colorau, também dá para por, aquele tempero de carne, em pozinho, eu não posso dizer a marca aqui, mas é aquele sabe feito com o amor? Pozinho vermelinho, psiiiuuu rsss  Ele nada mais é que o colorau com temperos!
  16. Ah e o colorau não pode fritar muito senão ele amarga ok? apenas uma douradinha de 1 a 2 minutos
  17. Separe a gordura do bacon e da lingüiça, nós vamos utiliza-la para fazer o sofrito.
  18. Numa outra panela coloque entre 3 a 4 colheres de sopa da gordura do feijão
  19. Acrescente o alho e doure-o primeiro, antes da cebola, depois acrescente as cebolas até que elas fiquem translúcidas e reserve.
  20. Eu amo o cortar as cebolar assim julienne, mas se você não gosta de comer pedaços tão grandes no feijão, é só cortar a quadradinhos menores cote brunoise, aqui ou ainda ralar,  faça como preferir .
  21. Passados 15 minutos do feijão cozinhando na pressão (após começar a “chiar”), desligue o fogo  e deixe-o  descansando por 10 minutos ou até sair toda a pressão, só então abra a panela e confira se está cozido a seu gosto.
  22. Ele não pode estar com os grãos desmanchando, pois o processo de cozimento ainda continuará com a redução após acrescentar os temperos. O ideal é que esteja com os grãos inteiros e ‘al dente’.
  23. Lembre-se que varia muito de panela para panela de fogão para fogão e de grão para grão, os tempos indicados aqui são aproximados para se ter uma idéia.
  24. Como faço para engrossar o caldo?   O que torna o caldo grosso é a redução.   Assim, depois de temperado, deixe o feijão apurando em fogo lento. Um jeito de fazer isso mais rápido é tirar uma porção com a concha e jogar no sofrito de alho e cebola e amassar alguns grão com ajuda da colher.
  25. Depois de ‘amassar’ alguns grãos acrescente as carnes!
  26. Se você gosta de cheiro verde também fica uma delícia.  Eu costumo variar,  as vezes coloco,  outras vezes não.
  27. Posso congelar? Sim, mas o ideal é congelar sem nenhum tempero, nem mesmo sal, apenas cozido. Depois de pronto, o feijão dura até três meses no congelador.
  28. ah não esqueça de desprezar aquela ‘capa’ do bacon, a não ser que você goste.
  29. Agora é só  deixar apurar, cozinhando em fogo baixo na panela de pressão mesmo só que  sem tampa.  O ponto de sal fica ao seu critério.  Uma ou duas folhinhas de louro também dão um toque especial.
  30. Se faltar água, basta acrescentar mais um pouco de fervente e deixar apurando, dependendo do grão ele vai apurar por mais 20 minutos.

Como a correria da semana é grande eu já cozinho uma quantidade grande de feijão sem tempero e congelo em vários potes na quantidade que eu uso no dia a dia.  Após descongelar, é só fazer o sofrito na hora que for servir e ele vai ficar parecendo feijão fresquinho do dia.   Delicia né?

Arroz, feijão bife, batata frita e OVO, Alegria do Povo!  e do meu maridão pois é um dos seus pratos FAVORITO!

Experimenta feijão caprichado e conta pra gente se gostou!

Feijão Caprichado

um beijo Natalia Posses.

Tempo de Preparo: 50 minutos
Tempo de cozimento: 20 a 30  minutos
Nível de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *