Arroz com grão de bico, tomate e linguiça calabresa

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Arroz com grão de bico, açafrão, bacon, linguiça calabresa defumada e bacon é um arroz inspirado no arroz al horno que minha abuelita (espanhola) fazia. Fácil de fazer e com um sabor intenso por conta da linguiça e do bacon e delicado ao mesmo, equilibrado pela acidez do limão, é  surreal de bom! É quase uma paella só que sem os  frutos do mar, uma paella sem mar. Aliás é  uma ótima sugestão para você que não come paella por conta dos frutos do mar. Meu marido Jefferson, por exemplo, costuma dizer que este arroz com grão de bico é ainda mais gostoso que o arroz da paella. Então bora lá!

Arroz com grão de bico, tomate e linguiça calabresa

INGREDIENTES: 

  • 1 xícara de chá de grão de bico
  • 3 xícara de chá de água
  • fio de azeite
  • 100g a 150g de bacon picado em cubos pequenos ( ao gosto do freguês com mais ou menos bacon)
  • 1 linguiça calabresa fatiada em rodelas
  • ½ cebola picada em cubos regulares, brunoise
  • 3 dentes de alho descascado e amassado (ou picado)
  • 2 tomates picados sem pele e sem semente
  • 1 xícara de chá de arroz agulinha
  • páprica doce a gosto (1colher de sobremesa)
  • açafrão da terra a gosto (1colher de sobremesa)
  • 1 batata cortada em cubinhos
  • 1 cenoura cortada em cubinhos menores que os da batata
  • um tomate italiano em fatias para decorar ou alguns tomatinhos sweet ( cerca de 15 unidades)
  • uma pitada de pimenta calabresa seca (cerca de ¼ de colher de café rasa )
  • suco de um limão tahiti na hora ‘h’ de servir
  • cebolinha fresca picada para finalizar o prato

COMO FAZER ARROZ COM GRÃO DE BICO:

GRÃO DE BICO: Em primeiro lugar coloque o grão de bico de molho na água quente por duas horas. Depois despreze a água do demolho. Então  lave os grãos em água corrente e coloque  para cozinhar em panela de pressão com 3 xícaras de chá de água por 50min.  Eu não tirei a pele do grão de bico, a pele do grão de bico é fibra e acho importante manter, mas sinta-se a vontade para retirar.

DICA1: Sempre que possível, deixe o grão de molho isso porque se não deixamos de molho além dos gazes eles se tornam um antinutrienteo e ao invés de nutrir eles roubam nutrientes: como cálcio, ferro e zinco, veja mais sobre AQUI. 

DICA 2: Você também pode usar o grão de bico comprado pronto ao invés de cozinhar o seu. A única diferença é que você não vai aproveitar o caldo do cozimento, o resto é tudo igual.

Enquanto isso, enquanto o grão de bico cozinha você aproveita para cortar 100g de  bacon, fatiar 1 linguiça calabresa defumada, descascar 3 dentes de alho e amassar no amassador (ou picar). Depois  picar ½ cebola brunoise, 2 tomates em cubos sem semente e sem pele,  ½ cenoura e 1 batata.

DICA3: Como a batata e a cenoura vão entrar juntas e tem cozimentos diferentes, a gente corta a batata em cubinhos um pouco maior que a cenoura e assim elas cozinham juntas e ao mesmo tempo (veja o video) e reserve.

DICA 4: Os cubinhos tanto da batata, quanto da cenoura devem ser pequenos. Isso porque eles vão entrar junto com o arroz, assim dá tempo de cozinhar ao mesmo tempo que o arroz.

arroz com grão de bico

arroz com grão de bico

Agora em uma frigideira larga ( a minha tem 30cm) coloque um fio de azeite e 100g a 150g de bacon picadinho até dourar, até reduzir o tamanho pela metade. Depois junte a linguiça calabresa defumada e fatiada e deixe por 2 minutos até a linguiça dourar também.

Logo depois coloque os 3 dentes de alho amassado, deixe por 1 minuto apenas (cuidado para o alho não queimar)  e em seguida entre com ½ cebola picada em cubos e a páprica doce a gosto (1colher de sobremesa) e o  açafrão da terra a gosto (1colher de sobremesa), misture e deixe refogar por 1 minuto também.

DICA5: É importante refogar a páprica e o açafrão pois assim eles intensificam cor e sabor.

Então, logo em seguida junte os 2 tomates sem pele e sem semente e misture tudo muito bem e deixe refogar por 30 segundos.

Agora junte uma batata e ½ cenoura picadas e 1 xícara de chá de arroz agulinha,  e o grão de bico já cozido. Então misture e deixe o arroz refogar por 2 minutos até que todos os grãos de arroz estejam envoltos na gordura.

Por fim junte 2 xícaras de chá do caldo do grão de bico misture, tempere com pimenta do reino a gosto, uma pitada de pimenta calabresa (cerca de ¼ de colher de café rasa).

DICA6: Cuidado com pimenta calabresa isso porque ela intensifica o sabor no caldo e pode ficar muito apimentado, é só um toque de pimenta, mas não deixe de colocar pois ele faz a diferença no sabor final.

Então experimente o sal e se necessário for acrescente sal.

arroz de grão de bico

DICA7: Agora  cuidado pois tanto o bacon, quanto a linguiça são salgados e se você exagerar no sal, pode estragar o prato,  tampe e deixe cozinhar por 15 minutos.

Por ultimo, quando faltar 5 minutos de cozimento do arroz coloque os tomatinhos ( usei sweet) mas poderia ser também o tomate italiano fatiado, tampe e deixe cozinhar até o arroz, a cenoura e  batatinha ficarem macias.

DICA8: O tomate entra no final para não desmanchar no arroz, a idéia é servir um tomate quente, levemente amolecido e não desmanchado como molho.

Agora é só servir regado com suco de limão, o limão traz uma acidez complementar nesse prato, não deixe de colocar.

Nesse dia fiz para acompanhar   bolinho de carne moída com shoyosalada de rúcula com limão e toque de alho crú.

Já salva a receita e experimenta, depois conta para gente!

arroz com grão de bico

E se você gostou,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram em tempo real.   Então vem com a gente AQUI, vem ficar  pertinho.

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras variações  de arroz     AQUI, uma mais gostosa que a outra!

Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra

Deixe uma resposta