Bolo manjar gelado do pic nic

Please log in or register to like posts.
News
bolo manjar gelado
Bolo manjar gelado tem duas camadas finas e fofas de massa pão de ló, recheio e cobertura de   manjar cremoso com coco ralado para decorar.  Fácil de fazer o recheio não vai nem ao fogo e muito, muito  gostoso. Receita do picnic,  que fizemos em família,  quem nos acompanhou pelo STORY pediu bis, pediu a receita e ficou com água na boca.

Receita Bolo manjar gelado

INGREDIENTES:

massa de pão de ló:

  • 3 claras em ponto de neve, batida com uma pitada de sal 
  • 3 gemas 
  • ½ xícara de chá de açúcar 
  • ½ xícara de chá de farinha de trigo 

*não vai fermento e nem gordura  na massa 

*usei xicara medidora de 240ml 

*usei uma forma retangular de 27x19cm

manjar cremoso sem forno:

  • 2 latas de leite condensado 
  • 2 latas de creme de leite 
  • 500ml de leite de coco
  • 12g de gelatina incolor hidratada e depois temperada (veja o vídeo)

Bolo Manjar

COMO FAZER BOLO MANJAR DE COCO:

FORNO e FORMA: Em primeiro lugar pre aqueça o forno na temperatura máxima dele, na hora ‘h’de entrar o bolo, abaixar  para 190°Celsius. Nessa hora aproveite  untar uma forma retangular  de 27x19cm com óleo e farinha de trigo (usei desmoldante) e reserve.

PÃO DE LÓ: Depois direto na tijela da batedeira coloque as 3 claras com uma pitada de sal e bata até o ponto de claras em neve, AQUI. 

Assim que as claras atingirem o ponto de neve, adicione as 3 gemas uma por vez.

Agora junte ½ xícara de chá de açúcar e bata por mais 1 ou 2 minuto ou até aerar bem e a mistura dobrar de tamanho.

Por ultimo, abaixe a velocidade da batedeira para o mínimo e acrescente 1 xícara de chá de farinha de trigo e bata somente até misturar.

Por fim verta a massa na forma 27x19cm untada e leve ao fono pré aquecido, nesse momento abaixe a temperatura para 190ºCelsius e deixe a massa assar por 20 a 25 minutos ou até firmar e ao espetar o palito ele saia limpo e seco e reserve. Apenas tome cuidado para o bolo não passar do ponto, pão de ló é um bolo leve e assa super rápido. Se ele passa do ponto ele resseca e não fica tão fofinho como deve ser. Caso haja úvidas no preparo do pão de ló acesse o post da receita AQUI

bolo manjar gelado

 

bolo manjar gelado

MANJAR CREMOSO:  Enquanto isso, enquanto a massa assa no forno aproveite para fazer o recheio que não vai ao fogo. Então hidrate 1 envelope (12g) de gelatina incolor, coloque a gelatina em uma tijelinha com 6 colheres de sopa de água gelada misture e deixe-a hidratar por 2 minutos.

Enquanto isso, enquanto a gelatina hidrata em uma tijela grande coloque  2 latas de leite condensado,  2 latas de creme de leite (com soro), 500ml de leite de coco e misture bem com ajuda de uma batedor de arame.

Então leve a gelatina ao micro ondas por 15 segundos e tempere a gelatina com um pouco do creme. Isso porque a gelatina ao sair do micro ondas está quente e a mistura gelada, ao adicionar um pouco de creme esfriamos a gelatina, igualando-a a temperatura do creme e evitando que forme bolinhas de gelatina com o choque térmico. (veja o video)

Por fim junte a gelatina temperada ao creme misture e reserve na geladeira para encorpar até o bolo terminar de assar, não deixe por muito tempo na geladeira, não deixar firmar e endurecer, apenas ganhar um pouco de corpo (não tão líquido)

MONTAGEM: Assim que o bolo estiver assado retire-o do forno, espere amornar e então desenforme. Agora com ajuda de uma faca de serra, corte o bolo ao meio e devolva uma parte do bolo na travessa onde ele foi assado. Depois coloque metade do recheio e sobre ele a outra parte do bolo e sobre o bolo coloque o restante do recheio e leve a geladeira por 4 horas ou até firmar, lembrando que ele fica ainda mais gostoso de um dia para o outro.

DECORAÇÃO: Na hora ‘h’ de servir, decore com coco ralado e bom apetite!

Se você gostou,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram em tempo real.   Então vem com a gente AQUI, vem ficar  pertinho.

bolo manjar gelado

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas bolo   AQUI, um mais gostoso que a outro!

Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra e Natalia Posses.

Deixe uma resposta