Massa de Bolacha – Base para Tortas

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Massa de Bolacha,  base para tortas é montada  com manteiga e farofa de bolacha, aqui, é uma massaassa versátil  e ideal para preparar tortas doces e cheesecakes.

A bolacha pode ser qualquer uma da sua preferência,  tanto maisena, quanto maria, chocolate ou  champagne,  bolacha ao leite e até bolacha salgada como cream cracker ou folhata. Só que aí a indicação é para torta salgada substituindo a tradicional massa podre,  aqui.

A maneira mais prática de preparar a farofa é levar as bolachas ao liquidificador bater na função ‘pulsar’ e tritura-las até que vire uma ‘areia’, aqui.  Pode ser feita em ponto de: ‘areia fina’ ou   ‘areia grossa’,  conforme a utilidade que vamos dar a ela, ou do gosto do freguês

Page 1

Outra maneira de tritura-las é envolver as bolachas num pano de prato limpo ou saco plástico. Depois esmaga-las ou com o auxílio do rolo da massa ou martelo de carne ou até mesmo dando socos com o próprio punho, até ficarem reduzidas a areia.

Para obter o ‘ponto de uma farofa ‘areia fina’, devemos triturar por um pouco mais tempo no liquidificador e se quiser garantir pó bem fino basta passar na peneira.

Para o ponto de ‘areia grossa’, liquidificamos um pouco menos, eu particularmente prefiro a farofa ponto ‘areia grossa’, com mini pedacinhos, acho que confere uma crocância e uma textura muito mais interessante a massa.

INGREDIENTES: 

São 2 ingredientes, na seguinte proporção:

  • 200g de bolacha para 150g de manteiga sem sal  derretida

Para dar uma crocância e um sabor inusitados você ainda poderá acrescentar:

  • 3 colheres sopa noz pecã levemente triturada,  grosseiramente amassadas
  • 2 colheres (sopa) amêndoa levemente triturada, grosseiramente amassadas

lembrando que a bolacha, pode ser: MAISENA, OREO, NEGRESCO, AO LEITE, CHAMPAGNE, PASSATEMPO, CREAM-CRACKER, FOLHATA …

MODO DE FAZER Massa de Bolacha – Base para Tortas :

Em primeiro lugar derreta  a manteiga no micro ondas em potência alta por 1 minuto e junte a manteiga derretida com  a farofa de bolacha. Depois misture  primeiro com uma colher, depois com as mãos.  Misture sempre rapidamente até a massa lembrar uma ‘farofa grossa’, ao pressionar ela adquiri uma consistência compacta porém se esfarela com facilidade,  lembrando uma paçoca. Page 2

Caso você for acrescentar as castanhas, junte-as agora na massa, antes dá uma espiadinha no vídeo para ver bem o ponto da massa.

Sempre dê preferência as formas de fundo removível, uma mão na roda,  na hora de desmontar.

Agora se você não tem uma, dá para improvisar forrando a forma com papel manteiga, antes de colocar a massa,  deixando uma borda de papel para o lado de fora da forma de modo que você consiga puxa-lo na hora de desinformar.

Então espalhe  a massa no fundo da forma e monte amassando e unindo as partes, primeiro com auxílio da colher e  depois com os dedos.

Ao montar a base, você poderá monta-la com borda ou sem borda e se optar por borda ela deverá  ser um pouco mais grossa que o fundo, para suportar o recheio.  Se quiser, para variar e aromatizar a massa, dá para acrescentar  uma pitadinha de canela ou raspas de 1/2 limão.

Para a torta base de chocolate, ou usamos a bolacha de chocolate ou acrescentamos a massa ½ xícara de chocolate em pó.

Massa de Bolacha - Base para Tortas

massa de bolacha

A maioria das tortas doces são feitas com a massa crua, outras quando parcialmente pré assada Mas podemos utilizar esta massa sem leva-la ao forno. Como por exemplo, para montar mini tortinhas de limão em copinhos de plástico transparente que não podem ir ao forno, aqui

COMO ASSAR? Sempre asse no forno,  pré aquecido 180°C por 5 a 10 minutos pré assando a massa ou já asse junto com o recheio por 30 a 35 minutos ou até que a torta esteja dourada e o recheio firme.

  • massa crua: Se for usar a massa crua é só  monta-la sobre a forma e depois acrescentar o recheio. Caso o recheio precise de forno é só levar ao forno pré- aquecido a 180g graus pelo tempo indicado na receita.  Esta massa crua dura na geladeira até 2 dias.
  • massa pré assada (5-10min):
    Você também poderá pré assar a massa, antes de colocar o recheio. Leve ao forno, pré assado a 180g por 5-10minutos até que a manteiga derreta, neste ponto a torta está parcialmente assada.

Instruções para ‘pré assar a massa’: 

Após colocar a massa na forma, coloque uma folha dupla de papel alumínio ou papel manteiga, pressionando delicadamente sobre a massa.  Então preencha a forma com cerca de 1 k de cerâmica próprios para assar torta ou use feijão cru, os feijões usados não podem ser reaproveitados para uso comum, a não ser para este uso específico.

Sempre guarde em um pote fechado e na próxima vez que for assar uma torta você já tem seus feijões próprios para isso.  Por fim retire os pesos e o papel alumínio ou papel manteiga.

Page 4

massa de bolacha

CONGELAMENTO Massa de Bolacha – Base para Tortas

  • Massas assadas e pré assadas são boas para congelamento e se bem embaladas, duram por até 3 meses.

Quanto qual usar , se ‘massa crua’ ou pré assada?  Só seguir as indicações de cada receita e aqui no Monta Encanta, nós, sempre indicaremos, qual maneira ideal a ser preparada , se crua ou se pré assada

Massa de Bolacha

Obrigada e até a próxima, um beijão Rosi Seligra

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

3 últimos dos 35 comentários em “Massa de Bolacha – Base para Tortas

  1. Adorei as dicas!!!!!

  2. Obrigada Eliana, que bom que gostou… volte sempre… bjusss… Fabby.

  3. Gostei muito dessa receita. Parabéns!!!

Deixe uma resposta