Massa de Bolacha - Base para Tortas - Monta Encanta

Massa de Bolacha – Base para Tortas

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video

Massa de Bolacha – Base para Tortas, fácil de fazer!

Massa de Bolacha – base para tortas é Montada  com manteiga e farofa de bolacha, aqui. Massa versátil  e ideal para preparar tortas doces e cheesecakes.

A bolacha pode ser qualquer uma da sua preferência,  maisena, maria, chocolate, champagne,  ao leite e até bolacha salgada como cream cracker ou folhata, só que aí a indicação é para torta salgada substituindo a tradicional massa podre,  aqui.

A maneira mais prática de preparar a farofa é levar as bolachas ao liquidificador bater na função ‘pulsar’ e tritura-las até que vire uma ‘areia’, aqui.  Pode ser feita em ponto de: ‘areia fina’ ou   ‘areia grossa’,  conforme a utilidade que vamos dar a ela, ou do gosto do freguês

Page 1

Outra maneira de tritura-las é envolver as bolachas num pano de prato limpo ou saco plástico. Esmaga-las ou com o auxílio do rolo da massa ou martelo de carne ou até mesmo dando socos com o próprio punho, até ficarem reduzidas a areia.

Para obter o ‘ponto de uma farofa ‘areia fina’. Devemos triturar por um pouco mais tempo no liquidificador e se quiser garantir pó bem fino, passar na peneira. Para o ponto de ‘areia grossa’, liquidificamos um pouco menos.  Eu particularmente prefiro a farofa ponto ‘areia grossa’, com mini pedacinhos, acho que confere uma crocância e uma textura muito mais interessante a massa.

INGREDIENTES Massa de Bolacha – Base para Tortas:

São só 2 ingredientes, na seguinte proporção:

  • 200g de bolacha para 150g de manteiga sem sal  derretida

Dica extra:

Para dar uma crocância e um sabor inusitados você ainda poderá acrescentar:

  • 3 colheres sopa Noz Pecã levemente triturada,  grosseiramente amassadas
  • 2 colheres (sopa) Amêndoa levemente triturada, grosseiramente amassadas

lembrando que a bolacha, pode ser: MAISENA, OREO, NEGRESCO, AO LEITE, CHAMPAGNE, PASSATEMPO, CREAM-CRACKER, FOLHATA …

MODO DE FAZER Massa de Bolacha – Base para Tortas :

  1. Derreta  a manteiga no micro-ondas em potência alta por 1 minuto e junte a manteiga e a farofa de bolacha, misture  primeiro com uma colher, depois com as mãos.  Misture rapidamente até a massa lembrar uma ‘farofa grossa’, ao pressionar ela adquiri uma consistência compacta porém se esfarela com facilidade,  lembrando uma paçoca.Page 2
  2. Se você for acrescentar as castanhas, junte-as agora na massa. Dá uma espiadinha no vídeo, dá para ver bem o ponto da massa.
  3. Dê preferência as formas de fundo removível, uma mão na roda,  na hora de desmontar.
  4. Se você não tem uma, dá para improvisar forrando a forma com papel manteiga, antes de colocar a massa,  deixando uma borda de papel para o lado de fora da forma de modo que você consiga puxa-lo na hora de desinformar.
  5. Espalhe  a massa no fundo da forma e monte amassando e unindo as partes, primeiro com auxílio da colher e  depois com os dedos.
  6. Ao montar a base, poderá monta-la com borda ou sem borda. Se optar por borda ela deverá  ser um pouco mais grossa que o fundo, para suportar o recheio Se quiser, para variar e aromatizar a massa, dá para acrescentar  uma pitadinha de canela ou raspas de 1/2 limão.

Page 3

Massa de Bolacha – Base para Tortas

Para a torta base de chocolate, ou usamos a bolacha de chocolate ou acrescentamos a massa 1/2 xícara de chocolate em pó.

COMO ASSAR? Asse no forno,  pré aquecido 180°C por 5 a 10 minutos pré assando a massa ou já asse junto com o recheio por 30 a 35 minutos ou até que a torta esteja dourada e o recheio firme.

  • massa crua: Se for usar a massa crua é só  adicionar o recheio sobre e leva-la ao forno pré- aquecido a 180g graus por 30 minutos.  DICA: Massa crua dura na geladeira até 2 dias.
  • massa pré assada(5-10min):
    Você também poderá pré assar a massa, antes de colocar o recheio. Leve ao forno, pré assado a 180g por 5-10minutos até que a manteiga derreta, neste ponto a torta está parcialmente assada.

Instruções para ‘pré assar a massa’: Massa enquanto assa, deixa um aroma gostoso pela cozinha… de bolachinha doce assando …  hummm

  1. Após, colocar a massa na forma, coloque uma folha dupla de papel alumínio ou papel manteiga, pressionando delicadamente sobre a massa
    e preencha a forma com cerca de 1 k de cerâmica próprios para assar torta ou use feijão cru. Os feijões usados não podem ser reaproveitados para uso comum, a não ser para este uso específico.
  2. Guarde num pote fechado e na próxima vez que for assar uma torta você já tem seus feijões próprios para isso.  Retire os pesos e o papel alumínio/manteiga.

Page 4

CONGELAMENTO Massa de Bolacha – Base para Tortas

  • Massas assadas e pré assadas são boas para congelamento e se bem embaladas, duram por até 3 meses.

A maioria das tortas doces são feitas com a massa crua, outras quando parcialmente pré assada Mas podemos utilizar esta massa sem leva-la ao forno. Como por exemplo, para montar mini tortinhas de limão em copinhos de plástico transparente que não podem ir ao forno, aqui

Quanto qual usar , se ‘massa crua’ ou pré assada?  Só seguir as indicações de cada receita. Aqui no Monta Encanta, nós, sempre indicaremos, qual maneira ideal a ser preparada , se crua ou se pré assada

massa-base-para-torta-doce-bolacha-biscoito

Obrigada pela visita, um beijão Rosi Seligra

 

  • Tempo de Preparo: 10minutos
  • 11-12  forminhas de mini-torta (c/ 8cm de diâmetro)  ou
  • fôrma com de 23cm com borda ou até 28cm sem borda

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

31 comments on “Massa de Bolacha – Base para Tortas

  1. Olá, gostaria de comprar essa massa pronta. Alguém me indica um site? Moro em Palmas_TO e aqui não encontro em lugar nenhum. Desde já agradeço a ajuda.

    • Patrícia, poxa nao conheço ninguém que venda! Ms é tão tão fácil de fazer, que nem vale a pena comprar! 😉

  2. Olá! Pela 1 vez vi essa sugestão sem necessariamente ser biscoito de maizena. Levei direto para geladeira. Corre o risco de não dar certo já que mesmo crua teria que assar 5 minutos? Rs

  3. Olá! Já fiz essa sua receita diversas vezes, vi algumas dúvidas das leitoras , e só pra dar uma dica a mais… A massa fica um pouco quebradiça se fizer muito fina, pra quem vende, como eu, depois da massa assada vale passar uma leve camada de chocolate derretido e deixar secar, depois coloque o recheio/cobertura ,o chocolate “veda” e não deixa a umidade passar pra massa, e ela continua crocante.
    Bjs espero ter ajudado.

    • Dica ótima Iara, muito obrigada por compartilha la aqui conosco! Com certeza ela será de grande valia para todos nós. Obrigada por participar aqui conosco e um beijão para você!

  4. Oi Rosi tudo bem? Uma dúvida ,posso colocar a mini tortinha de limão no forno para dourar um pouco a cobertura ? No caso vou usar somente a função grill do forno tradicional a gás

  5. parabens,amei a receita.

    • Que bom kelly, fico feliz! Obrigada por participar e um beijão para você! 😉

  6. Ola, estou fazendo as tortinhas para vender, mas percebi que a massa tem ficado mole, meio que murcha depois que ponho o recheio e consequentemente quebrado com facilidade, o que posso fazer pra melhorar?!
    Desde já, obrigada
    Beijos

    • Olá Daniela, ao colocar o recheio é natural ‘perder’ um pouco da crocância da massa mesmo. Para evitar isso você deverá rechear o mais próximo do evento possível. Máximo 24h, antes dá hora de servir. Essa massa de bolacha fica bem firme se mantida na geladeira. Isso por que a base dela é a manteiga, fora da geladeira ela vai quebrar com mais facilidade. você deve mantê-la na geladeira. Depois me conta, se aprovou. Obrigada por participar e um beijão para você 😉

  7. Oi linda. Adorei esse post. Vou tentar fazer com toda certeza!! Uma pergunta… Essa massa não precisa furar com garfo?
    E porque o peso do feijão?
    Se não colocar acontece algo ruim na massa?
    E se for manteiga com sal tem problema?

    Qeria fazer pra vender… E amei… Com minha bebe pequena gostaria de ajudar meu marido rsrs.. Beijos e parabéns!

    • Olá Caroline, faz sim, voc6e vai adorar! Já fez? Me conta! Não furei com o garfo não. Mas pode furar. O feijão entra para não correr o risco da lateral da massa ‘escorregar’. Se não colocar a massa corre o risco de ficar sem laterais. Já fiz com manteiga com sal e fica deliciosa também. O sal acentua o sabor do doce. delicia pura. Boa sorte para você nas vendas e que tenha um montão de sucesso! Bjao

  8. Rosi, posso assar? e como congelar? Parabéns pelo site, Feliz 2017.

    • Olá Josenice, desculpe o atraso na resposta e que 2017 seja maravilhoso para você. Pode assar sim 5 a 10 minutinhos é suficiente. só embalar bem com plástico filme e congelar, por até 3 meses. Testei e fica igualzinha. Depois me conta o que achou. Obrigada por participar e um beijão para você 😉

  9. Oi meninas! Super didático, vou tentar cheescake de goiabada com a massa crua. Bater sólidos não danifica o liquidificador?

    • Josenice, Não danifica não! a bolacha é macia, vai com fé. Depois me conta o que achou. Obrigada por participar e um beijão para você 😉

  10. Obrigada ! Muito bom.

  11. Olá! Muito boa as suas dicas, adorei!!!
    Faço doces para vender e gostaria de tentar fazer tortas doces para vender, só que tenho medo de retirar o fundo removivel da forma e quebrar a massa. Como posso retirar o fundo sem quebrar a massa?
    Para vender você indicaria a massa crua ou a assada?

    • Olá! Muito boa as suas dicas, adorei!!!
      Faço doces para vender e gostaria de tentar fazer tortas doces para vender, só que tenho medo de retirar o fundo removivel da forma e quebrar a massa. Como posso retirar o fundo sem quebrar a massa?
      Para vender você indicaria a massa crua ou a assada?

  12. ROSI . Eu posso montar nas forminhas de papel impermeavel de cupcake e assar ?

    • Olá Ruty, tudo bem? Vai ficar lindo nas forminhas de cupcake, dá super certo sim. Espero que goste e um beijão enorme para você 😉

  13. Que site incrível!!! Adorei as receitas! Estão de parabéns! 😉

  14. Adorei as dicas!!!!!

    • Que legal que gostou Ana, Obrigada pela visita e pela participação aqui conosco. Um beijão p vc 😉

  15. Gostei muito dessa receita. Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *