Salada de Maionese com Batata

Salada de Maionese com Batata

Salada de Maionese com Batata.

Eu não sei você, mas eu não dispenso uma boa salada de maionese com  batata. Cai  bem  em qualquer tempo. A diferença é que no calor  servirmos bem  geladinha, e no inverno em temperatura ambiente.  Mas qualquer que seja a temperatura de servir, o segredo é temperar as batatas ainda quente,  antes de acrescentar a  maionese. Faz toda diferença de sabor.

A maionese pode ser comprada pronta ou caseira, feita por você. Depende do seu tempo no dia. Gosto de usar batatas holandesa, por ser mais úmida, mas a receita fica boa com   qualquer tipo de batata.

Com o mesmo preparo é possível agregar diferentes ingredientes, como frango, milho, maça e variar o sabor. E antes que você torça o nariz para a uva passa, ela  é totalmente opcional, se não gostar é só ignora-la.

O importante é experimentar, esta salada de batata com maionese,  que pode até parecer sem graça, mas você vai mudar de ideia depois de prová-la. Garanto!

Combina bem com tudo, com carne, no churrasco, peixe, bife suculento, linguiça na brasa, hambúrguer bem feito, arroz e feijão. Vai bem sempre. Bora?

INGREDIENTES:

  • 1k de batata
  • 1xícara de chá de uvas passas pretas sem caroço – opcional
  • ¼ de xícara de azeite
  • 1colher de sopa de vinagre balsâmico
  • sal e pimenta do reino
  • 1 xícara de cebolinha fresca picada
  • batata palha para decorar
  • 1 xícara de chá de maionese

COMO FAZER SALADA DE MAIONESE COM BATATA :

  1. Em uma panela grande, coloque água e sal e deixe levantar fervura.
  2. Descasque e corte em cubos pequenos as batatas e cozinhe-as até ficarem macias mas ainda firmes, por cerca de 15. Separe 1 concha desse caldo de batatas e aproveite para hidratar as uvas passas.
  3. Escorra e coloque em um refratário e antes de  esfriar tempere com azeite, vinagre sal e pimenta do reino. Temperar com as batatas ainda quente faz com que elas absorvam melhor os temperos. E faz toda a diferença de sabor. É o diferencial, o segredinho desta receita.
  4. Espere esfriar e só então acrescente a cebolinha picada. Isso evita que elas murchem.
  5. Escorra bem  o excedente de água das uvas passas, que ficaram hidratando e junte-as as batatas. Hidratar as uvas passa, também é outra dica importante. Evita que elas fiquem duras e secas na maionese. E são totalmente opcionais, se você não gosta de uva passa é só ignorar este ingrediente.
  6. Coloque a maionese e misture tudo.
  7. Experimente o sal e se necessário for acrescente mais sal.
  8. Leve a geladeira por 2 horas ou até a hora de servir.

Como variar esta  Salada de Maionese com Batata:

  1. Com o mesmo preparo é possível fazer com frango: para isso cozinhe junto com as batatas 1 filé de frango picado.  Desfie e incorpore a maionese.
  2. Você também poderá  juntar 1 lata de milho  em conserva escorrido e azeitonas picadas, também 1 maçã média descascada e cortada em cubos pequenos ou ralada no ralo grosso.
  3. Se preferir, também dá para colocar 1 tomate médio, sem pele e sem sementes, picado.
  4. Se desejar ainda pode, acrescentar 2 palmitos em conserva picados.
  5. Maionese comprada pronta é sempre mais prática, mas nem sempre mais gostosa em 10 minutos podemos preparar uma maionese caseira deliciosa, igualzinha das lancheterias famosas. Se tiver um pouquinho mais de tempo, vale a pena investir no preparo da maionese caseira. Veja no vídeo como fazer a sua:

Prepare a sua, ao seu modo, do seu jeitinho e conta para gente como ficou. Aqui por mensagens, ou nas redes sociais através da hashtag #montaencanta!

Obrigada pela companhia e até a próxima,  Rosi Seligra.

 

  • Tempo de Preparo: 15 min
  • Tempo de Cozimento: 15min
  • Tempo de Geladeira: 2horas
  • Rendimento: 6 porções

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*