Brigadeiro de Caramelo

Please log in or register to like posts.
News
Brigadeiro de Caramelo

Quem é que não gosta de brigadeiro?  Paixão e Orgulho nacional.

O doce tem nacionalidade brasileira, cor verde e amarela! Tem memória gustativa, presente desde as nossas primeiras impressões sensoriais da infância. Quem é que desde criança não se lembra dele? Sempre presente nas festinhas de aniversário,  ao lado dos companheiros cajuzinho e  beijinho.

É o doce preferido dos brasileiros,  seguido do pudim de leite segundo os entrevistados para uma pesquisa do Senac.

Page 6

INGREDIENTES:

  • 2 xícaras rasas de chá de açúcar    ou 240g de açúcar
  • 1 pitada de sal , cerca de 1/2 colher rasa de café ou sal de flor
  • 3 colheres de sopa ou 50g de manteiga
  • 2 latas  ou 790g de leite condensado
  • 1 colher de sopa de glucose de milho (opcional)

COMO FAZER:

  1. Fogo médio, em uma panela, leve 240g  de açúcar, use um copo medidor ou o equivalente que são 2 xícaras de chá rasas de açúcar.
  2. Coloque as 50g de manteiga e misture.
  3. Até incorporar toda a manteiga com o açúcar
    Page 5
  4. Mexa regularmente o açúcar queima com muita facilidade bobiou queimou, e se queimar, você vai ter que recomeçar e jogar tudo  fora, não dá para aproveitar queimado  amarga o brigadeiro.Se necessário for, abaixe para o mínimo, demora um pouco mais, mas vale a pena não correr  o risco.
  5. Continue mexendo de vez em quando, levemente para não açucarar e  após +ou – 2-3 minutos você vai perceber que o açúcar começa a mudar de cor, começa a caramelizar. Page 1
  6. Muita calma nessa hora e não desgrude a barriga do fogão, nem tire os olhos da panela, mexa de vez em quando, falta só mais um pouquinho.
  7. Quando atingir a cor caramelo, está no ponto.
  8. Acrescente então, as 2 latas de leite condensad Page 3
  9. Coloque uma pitadinha de sal, o sal entra para dar um  realce no sabor.
  10. Junte  1 colher de sopa de glucose de milho, se você não tiver em casa, não se preocupe, a glucose é opcional ela contribui  apenas para  dar um  ‘brilho’.
  11. Mexa até o ‘ponto de enrolar’ de brigadeiro, mais ou menos por 10-12min ou até quando a massa começa a ‘desgrudar do fundo da panela. Page 9
  12. Está pronto.  Não falei que faltava pouco?  Fácil não?
  13. Espere esfriar, para não se queimar e poder devorá-lo de colher
  14. ou, unte as mãos com 1 fio de azeite e faça bolinhas, empane ligeiramente em flor de sal. Brigadeiro de Caramelo

O contraste do doce do caramelo com o salgadinho da flor de sal dá um toque de sabor que só provando para entender,  na próxima festinha experimenta arrasa e me conta!

ou use-o  como recheio de bolo twix, incrível!

brigadeiro-de-caramelo

Brigadeiro de Caramelo

obrigada por vir,   Rosi Seligra

  • Tempo de preparo: 5minutos
  • Tempo de fogão: 12 minutos
  • Rendimento:  Cerca de 60 brigadeiros -depende do tamanho das bolinhas

 

Page 1

CURIOSIDADE:

  • Segundo o dito popular, ganhou o nome de Brigadeiro por causa do ‘Brigadeiro Eduardo Gomes’, que se candidatou à presidência do Brasil 1945.
  • O cara gostava tanto do doce de leite condensado feito por sua cozinheira, que mandava servir nas festas e campanhas eleitorais e o slogan da campanha,  não deixava por menos:
  • “Vote no brigadeiro, que é bonito e é solteiro”.
  • Bom, Gomes perdeu a candidatura para o ‘General Eurico Gaspar’, mas a receita, que até então não tinha nome, foi batizada de “brigadeiro”. – fonte: wikipedia

Salvar

Salvar

3 últimos dos 47 comentários em “Brigadeiro de Caramelo

  1. Eu fiz, ficou mt bom. Mudei um pouco o modo de preparo, primeiro derreti o açúcar e depois acrescentei a manteiga. Beijinhos, querida.

    • Grazi, fica bom não? Obrigada pela participação e um beijao p vc 😉

  2. Oi! Um dia desses fiz essa receita e achei que deu muito trabalho, mas acho que pq não acertei o ponto!

    Quando coloca o leite condensado o caramelo quente endurece virando pedra, dai então vai derretendo conforme o leite condensado vai esquentando? Talvez meu problema tenha sido ai.

    Também quando achei que já havia dado o ponto de brigadeiro, tirei e começando a esfriar já ficou duro como pedra, então voltei a panela com leite para derreter. Meu deus! hehehe

    Ah! Outra coisa que achei estranho é que por vezes a gordura da manteiga subia!

    Tem alguma dica pra minha receita dar mais certo?

    Obrigada

    • Olá Nal, a receita é fácil, rápida, não é para dar trabalho! Se deu alguma coisa saiu errada, é bem pá pum! tente colocar o leite condensado aos poucos, nao deixe o caramelo esfriar, vamos tentar assim tentar que ele nao endureça. Aí é só seguir a indicação do tempo e não deixar passar, pois é como o brigadeiro tradicional se passar endurece e vira bala de brigadeiro, aqui vai virar bala de brigadeiro de caramelo, uma delicia, mas nao a nossa intenção. Dificil para mim, sem ver sua execução dizer o que pode ter dado errado! Mas espero ter ajudado e espero que na prox vez de tudo certo, pois este brigadeiro é dos Deuses, super vale a pena insitir na receita.Um bjao p vc 😉

  3. Não podia deixar de comentar a beleza de receita, a explicação passo a passo, que deixou-me encantada . Parabéns Rosi Seligra pelo teu trabalho ! bjs.

    • Que delicia de carinho bom Marilu, muito obrigada pela visita pelo carinho e pela participação, um beijão para você 😉

Comments are closed.