Como fazer empadão em 15 minutos

Please log in or register to like posts.
News
Como fazer empadão em 15 minutos?

A massa podre  ou Pâte Brisée é composta por farinha de trigo, manteiga,  água e sal. É uma massa salgada, bem sequinha, esfarelenta e levemente crocante ao mesmo tempo. Preparada das mais variadas maneiras, coberta ou aberta, com recheio seco ou bem cremoso

O principal segredo, para uma massa crocante e  bem quebradiça,  é importante retardar o desenvolvimento do glúten,  resultando assim, em uma massa sequinha, que esfarela a cada mordida. Manter os ingredientes como a  manteiga e a água  bem gelados,  vão diminuir o glúten e deixar sua massa crocante.

Um pouco de ácido, como vinagre ou suco de limão, é indicado e também  ajuda a retardar o glúten.

Ao contrário do pães, a massa podre, não  deve ser sovada. Sovando a massa, também  desenvolverá mais  glúten, perdendo  crocância e correndo  o risco de ficar dura,  borrachuda, além de encolher  ao ser assada.   Quanto menos você mexer na massa, melhor. Isso  deixa seu preparo fácílimo  de fazer, 15 minutinhos no máximo e está pronta para ir ao forno.

Acompanha o passo a passo bem detalhado para  não ter erro!

Como fazer empadão em 15 minutos

INGREDIENTES:

  • 360g de farinha de trigo
  • 200g ou 1 tablete inteiro de manteiga
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • 6 colheres de sopa de água gelada
  • 1 gema para pincelar
  • 1 forma de 28cm

Para medir a farinha de trigo, sem balança   use um copo graduado ou faça a conversão.  1 xícara de chá  farinha de trigo contém 120g,  logo  3 xícaras de chá contém 360g gramas de farinha de trigo.

Page 1COMO FAZER:

Em um bowl médio, coloque 200g de manteiga cortada em cubos e bem gelada. Junte 360g de farinha de trigo

Page 2Rapidamente, para que a manteiga não derreta , comece a esfregar a farinha e a manteiga entre os dedos e a palma da mão, a fim de quebrar a manteiga em pedaços menores e os envolver na  farinha.
Não precisa misturar toda a manteiga na farinha, ela ficará em pedaços menores encapsulada na farinha e derreterá apenas no forno, formando espaços entre a massa de farinha e depois ao juntar a água e  o vinagre ela fica mais  compacta como uma massa.
A mistura começará a parecer uma farofa.
Deixe  que os grumos  de manteiga até que a farofa fique mais fina, lembrando  trigo para quibe ou couscous.
Procure não manusear muito a massa, para não aquece-la e não deixar a manteiga se dissolver completamente. Assim, a massa fica mais  crocante.

Page 3

LIGA DA MASSA:

Em um copo, junte 1 colher de sopa de vinagre e 6 colheres de sopa de água gelada.  Junte a farofa e misture.

Lembre-se que  a manteiga e a água devem estar bem geladas para  retardar o desenvolvimento de glúten na farinha e resultar em uma massa que esfarela.

A massa ganha estrutura quando a farinha e a água se encontram, o que forma uma rede de proteínas do glúten. Mas em excesso, o glúten deixa a massa dura. Ao acrescentarmos vinagre, evitamos  que ela endureça.

Page 4

Dá para ver os pedacinhos de manteiga?  eles serão os responsáveis  por deixar a massa crocante e no ponto de esfarelar.

Não se esqueça de trabalhar rápido a massa. quanto menos você manuseia-la mais esfarelada ela ficará e de acrescentar um ácido como  vinagre  ou suco de limão que também  retardará o desenvolvimento do glúten.

Page 5Misture delicadamente até obter uma massa compacta.

Page 6MONTAGEM:

Divida a massa em duas partes, uma parte com 1/3 da massa e a outra com 2/3 do volume dela.

Page 7A parte maior com 2/3 é  para fazer o fundo e laterais do empadão

Dá para ver a textura da massa?

Page 8Tem duas maneira de abrir, com as mãos abrindo pequenos pedaços e unindo eles na própria forma ou com ajuda de um rolo. Antes de começar a abrir a massa pré-aqueça o forno a 180ºC temperatura média.

Não precisa untá-la, pois a massa é suficientemente gordurosa para não grudar.

1.Modo com as  mãos:

Basta pegar pequenas porções da massa e abrir na palma da mão, colocar na assadeira e unir os pedaços até forrar toda a forma.

O mesmo modo, pode ser usado também para  a parte de cima do empadão, para fechar a torta.

Page 102.com rolo:

Unte uma bancada com farinha de trigo, abra a massa com o ajuda do rolo

Page 11No tamanho um pouco maior que a forma de 28cm, use a própria forma para medir

Page 12A espessura da massa é ao gosto do freguês, mas fica mais delicada se aberta  fininha.  Com ajuda do rolo, você leva a massa até a assadeira.

Page 13Fica uma massa bem firme, e é bem fácil manuseá-la  Mas, se por acaso a massa se partir, não se preocupe, só pressionar com a ponta dos dedos e ela gruda facilmente.

Page 14Com ajuda da faca, apare as laterais.

Page 15E as rebarbinhas são reaproveitadas, unidas a outra parte da massa com 1/3 do volume, usada a parte de cima do empadão.

Escolha o recheio de sua preferência e aqui  nós deixamos 3 opções:

No caso de recheios cozidos, como Refogado  de Palmito e o  Ragú de Sobrecoxas, espere o recheio esfriar antes de rechear para não aquecer  a massa. Lembre-se  que  quanto mais gelada a massa estiver, antes de   ir ao forno, mais crocante e mais esfarelenta ela fica na boca

Page 16 ACABAMENTO
Abra rapidamente o pedaço menor de massa num tamanho bastante para cobrir a torta e coloque-a delicadamente sobre o recheio.

Page 18Grude as pontas da “tampa” nas sobrinhas da primeira massa que estão saindo da forma.
Sele as 2 partes, amassando as laterais com o garfo, garantindo que  recheio não escape, quando a torta for ao forno.

Page 19Com as rebarbas da cobertura da massa, corte em tiras pequenas e enrole formando mini rosas.

Page 20Decore o centro com as mini rosas.

Para deixar a crosta dourada e com sabor tostadinho, asse a torta em fogo alto,  200°C. A reação de Maillard – que dá a cor douradinha e sabor tostado pela interação entre proteínas e carboidratos –  é mais rápida em altas temperaturas. Antes de assar, pincele a torta com gema

Page 21AO SERVIR

Sirva morna ou em temperatura ambiente.

A temperatura é essencial na hora de servir o empadão. Quando ele acaba de sair do forno, o recheio ainda está meio  líquido. Espere um pouco antes de servir . Assim a fatia vai manter uma forma  mais bonita, sem escorrer o recheio quando cortada e servida no prato

Page 26É bem fácil e muito divertido montar um empadão.

Escolha o seu recheio e mãos à obra.

A massa se mantém perfeitamente conservada em um recipiente de tampa hermética e no refrigerador, por uma semana, ou até 3 meses no freezer.

Como fazer empadão em 15 minutos

Obrigada pela companhia e até a próxima receita Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 20 minutos
  • Tempo de Forno: 40 minutos
  • Rendimento: Torta de 28cm

 

 

35 comments on “Como fazer empadão em 15 minutos

  1. vou fazer essa massa e depois conto o resultado

  2. Receita muito bem explicada. Vou experimentar.

  3. Olá! Pode ser qualquer vinagre?

    • QQ vinagre serve sim! obrigada por participar aqui conosco e um beijão p vc

  4. Oii! Te achei agora no Google procurando uma receita de empadão. Gosto assim esfarelenta porém saborosa. Depois de montada posso levar para a geladeira por uns 15m antes de ir ao forno? Aumenta a crocância? Tb sou lentinha e tenho medo de manusear demais. Obrigada

    • Ritinha, vc vai amar a massa, esperimenta e depois conta para gente! um beijão para vc 😉

  5. Olá! Linda essa receita!
    Você sabe se é possível congelar essa já assada e depois descongelar no forno?
    Se for possível, quanto tempo de validade teria?

    Obrigado!

    • Oi Daniel, é possivel sim. Congelada e bem armazenada até 3 meses no freezer! Obrigada por participar aqui conosco e um beijão para você!

  6. Fiz e amei essa receita, fez o maior sucesso!

  7. Rosi sua linda, muito obrigada por me proporcionar um momento de felicidade plena ao comer meu empadão hahaha. Sempre namorei a receita de massa podre e nunca tinha feito, por não sentir confiança em nenhum receita, até que vi a sua.. Hoje mesmo pela manhã e já tratei de organizar tudo! Ficou perfeitoooo! Massa maravilhosa! gratidão <3

  8. Olá! Amei a sua explicação a respeito da massa e modo de preparo! Parabéns pela dedicação!

    • Obrigada Faby, pelo carinho e esperamos vê-la sempre por aqui! Um beijao p vc

  9. Oi Rosi! Tem alguma dica pra abrir a massa com o rolo? Eu nunca consigo passar a massa depois de aberta pra assadeira, quebra na metade do caminho!! Ainda que pra fazer o fundo tudo bem q pode ser com a mão e até dá certo, mas na hora de fechar que o “bicho” pega! Obrigada!

    • Oi Viviane, fecho em cima também juntando os pedacinhos, depois decoro com sobras de massa e gema de ovo para unir tudo, dá super certo porém não fica tão bonita, com aquela textura lisinha do rolo. Para rolo, abra a massa polvilhando farinha sobre a bancada. E para leva-la a forma eu salpico um pouco de farinha no rolo e na massa já aberta dos dois lados. Coloco o rolo sobre uma das bordas da massa já aberta e sem apertá-la gire-a trazendo a massa sobre ele, enrolando. A farinha ajudará a não grudar e essa técnica funciona bem. Depois levanto o rolo com a massa e gire-o no sentido contrário para soltar a massa sobre a forma. Forro a forma gentilmente e, o que sobrar, corto com o próprio rolo. Não tem erro. Deu para entender, será? Melhor fazer um filme, mas fácil vendo! Obrigada por participar, sua dúvida pode ser a dúvida de outras pessoas e nessa troca a gente cresce um monte! um beijao p vc 😉

    • oi Rosi!
      Muito obrigada pela sua explicação! Vou tentar!!
      Adoro suas receitas! Práticas e deliciosas!!

  10. Oi essa massa não vai ovos na massa?

    • Olá Marli, esta não vai ovos. O ovo tira um pouco da crocância do empadão, sem ovos ela fica mais esfarelenta, muito mais gostosa! Experimenta, depois você me conta! Se não gostar não repete nunca mais na vida. Obrigada por participar aqui conosco, beijão p vc 😉

  11. Oi, Rosi! Só ontem é q vi a receita da torta de côco no fb e hoje vim xeretar sua pag. Parabéns, receitas ótimas e mto bem explicadas, principalmente o pastelão. Mto obrigada e sucesso.

  12. Rosi faz um vídeo!

    • Boa idéia Débora, vamos providenciar! Obrigada pela sugestão e por participar aqui conosco, beijão para você 😉

  13. Rosi, recheio de calabresa Moura com requeijão combina? Ou somente os tradicionais frango e palmito?

    • Oi Adriana, calabresa com catupiry combina super, uma delicia! Depois me conta, se aprovou. Obrigada por participar e um beijão para você 😉

  14. eu fiz e amei❤!

  15. Pode substituir a manteiga por margarina??

  16. Vocês tem receita de massa para tortas tipo empadão que não seja massa podre?

    • Mariana,mas empada é massa podre! qual você gostaria? Obrigada por participar aqui conosco. Beijão p vc 😉

  17. Hummm….parece deliciosa! Quando congelada ela mantém a textura? Como descongela?

    • Sim MOnica, a mesmissima textura, parece recem feita! Dá super certo congelar. Obrigada pelo carinho, por participar aqui conosco. Beijão p vc 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *