Tábua de frios e queijos, tábua de pão, patê e salada!

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Tábua de frios e queijos, tábua de pão, patê e salada. Natalia Posses  e eu Rosi Seligra, fomos juntas  para cozinha montar e encantar. Uma tábua de frios valoriza  sempre qualquer jantar. Depois você tanto pode servir as tábuas como o  jantar, quanto como apetitivo antes dele. No caso dela ser o  jantar ela se torna um ótimo jeito de receber os amigos sem que você precise passar o tempo todo na cozinha. vamos lá, então vem com a gente!

tábua de frios

INGREDIENTES tábua de frios: 

frios:  100g de presunto cru italiano ou espanhol fatiado (usei espanhol), 200g de salame  fatiado (usei tipo hamburguês) e 150g de copa fatiada

queijos:  125g de queijo brie em pedaço, 125g de queijo gouda em pedaço, 130g de queijo parmesão em pedaço  e 125g de queijo ementhal  em pedaço

pães: 

  • 2 mini australiano
  • pedaço de tortano  fatiado
  • 2 mini multigrãos com passas
  • 2 mini ciabatta
  • torradinhas baixas e altas
  • 2 mini italiano

Lembrando que tanto pode ser mini pão,  quanto pão grande fatiado como:   pão australiano, pão italiano (dez dobras caseiro), pão ciabatta, pão de forma, pão de chia, pão de multigrãos, pão petrópolis, sem glúten, chapati, pão árabe, não tem régra.

ingredientes para o patê de chancliche

  • 1 queijo chancliche, 135g
  • 1 tomate sem semente picado em cubos
  • quanto baste de azeite
  • ¼ de cebola picada em cubos pequenos ou ralada
  • sal e pimenta do reino
  • 2 colheres de sopa de cebolinha fresca picada
  • tempero árabe zaatar (estava sem em casa e não usei)

Já o patê pode ser um  homus, ou uma  coalhada seca, ou ainda babaganuchi, um creme de gorgonzola,  quanto uma  geleia de sua preferência.

bolota de cream cheese: 

  • uma colher de sopa (bem cheia) de cream cheese
  • ¼ de xícara de nuts picado (usei avela e amêndoas caramelizadas)

salada caprese: 

  • 150g de tomate sweet cortado em 4 partes
  • 250g de muzarela de bufala
  • folhas de manjericão
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto

frutas da sua preferência: 

  • 200g de uva sem caroço
  • 1 caixa de figos frescos
  • 10 morangos

decoração:

  • raminhos frescos de alecrim, manjericão, orégano ….
  • nuts: nozes, castanha de caju, amêndoas, avelã, castanha do pará…
  • frutas secas (da sua preferência) para preencher os espaços vazios: figo seco, uva passa, tâmaras, damasco …

Neste dia, nós  montamos com:  amêndoas caramelizadas e milho torrado.

tábua de frios

COMO MONTAR UMA TÁBUA DE FRIOS E QUEIJOS:

Em primeiro lugar  escolha as tábuas, que tanto pode ser quadrada ou redonda, de madeira ou de  vidro ou ainda de prata ou inox, qualquer material e tamanho serve.

Depois escolha um patê de sua preferência, faça o seu patê e reserve. Nesse dia eu   escolhi fazer um  chancliche.

sugestões: homus, ou coalhada seca, ou ainda babaganuchi, creme de gorgonzola,  , geleias ...

Chancliche é um queijo árabe feito do leite de ovelha, (sem glúten e sem lactose) e sua textura  lembra uma  ricota.  Você tanto pode servir  a chancliche  apenas com azeite,  zaatar (tempero árabe), sal e pimenta do reino ou como eu fiz  incluindo  tomate,  cebola e cebolinha.  (veja o video).

Então  com a ajuda de um garfo amasse o  chancliche.  Depois  tempere-o com azeite (bastante azeite) sal e pimenta do reino. Agora   junte 1 tomate sem sementes (para não formar água) e em cubos pequenos, ¼ de cebola picada em cubos pequenos ou ralada e 2 colheres de sopa de cebolinha fresca picada. Por ultimo misture tudo muito bem e leve ao recipiente onde será servido como patê.

chancliche

 

Tábua de pães:   Agora coloque o seu patê (chancliche) no centro da tábua e ao redor  (na parte atrás do patê) distribua os pães inteiros, lembrando que tanto pode ser mini pães,  quanto um pão grande fatiado.  Escolha sempre aquele que você gosta: pão australiano, pão italiano (dez dobras caseiro), pão ciabatta, pão de forma , pão de chia, de multigrãos, pão petrópolis, sem glúten, não tem régra.

tábua de frios

Agora na frente e ao redor do patê coloque os pães fatiados, fatiei  tortano e a torrada  (biscoitinhos) que é para incentivar os convidados a se servirem.

Por fim decore com raminhos de alecrim e tomilho para trazer frescor para tábua e alterne alturas entre os pães para não ficar tudo muito chapado na tábua. (veja o video)

Tábua de frios e queijos:  Primeiro escolha os elementos maiores como os pedaços de queijo e distribua-os sobre e nas laterais dessa tábua. Para incentivar os convidados a se servir, fatie metade de cada  queijo (veja o video). Desse modo a sua tábua vai ficar muito mais convidativa.

Depois   entre os pedaços de queijo coloque os frios, dobre a copa e o salame ao meio formando uma barquinha e coloque essas barquinhas, uma ao lado da outra e entre os pedaços de queijo. (veja o video)

Agora entre  os pedaços de queijo coloque frutas também, usei figos cortado em 4 partes, morangos inteiros e uva verde sem semente.

Finalize preenchendo com os nuts ou frutas secas e decore com raminhos de alecrim.

Salada: Sempre junto com a tábua de frios, gosto sempre de servir uma salada fresca de folhas e eu escolhi uma caprese, mas poderia ser qualquer outra da sua preferência, como salada de grão de bico, salada de pimentões assado,  antepasto de berinjela assada,  ou ainda uma guirlanda de caprese , guirlanda salada de burrata com manjericão

Também poderia ser salada de ovo com batata, salada  toscana , salada caprese, salada ceazer,  salada de pepino japonês

salada caprese

tábua de frios

Então para fazer a caprese corte os tomatinhos sweet em 4 partes, tempere-os com folhas de manjericão fresco azeite sal e pimenta do reino. Depois corte as bolotas de muzarela de bufala ao meio (ou em 4 partes) e tempere-as com sal, pimenta do reino e azeite. Por fim coloque de um lado os tomates e do outro a muzarela de búfala. Você também pode montar a caprese em formato de guirlanda ou intercalar entre um tomate italiano inteiro.

bolota de queijo cremoso

Por ultimo monte a bolota de cream cheese, unte com azeite as mãos coloque uma porcão de cream cheese nas mãos com nuts picados (pode ser damasco, amendoas em lâminas…) e vá dando o formato de bolinha com se fosse um brigadeiro grandão.

Por fim  sirva a caprese ao lado ao lado da bolota de cream cheese com torradas e frutas, próximo aos  pratos pequenos e talheres para os convidados se servirem junto com a tábua de frios e queijos, patês e pães e bom apetite!

Se você gostou,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram em tempo real.   Então vem com a gente AQUI, vem ficar  pertinho.

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra de Natalia Posses.

Deixe uma resposta